top of page

TA13 Naohui


Naohui - Triplo Aquecedor 13

Reunião de Braço Superior


Ponto de encontro do canal do Triplo Aquecedor e do vaso Yang de conexão


Localização

Na parte superior do braço, onde a linha traçada entre Tianjing TA10 e Jianliao TA14 encontra a borda posterior do músculo deltóide, aproximadamente dois terços da distância entre esses dois pontos.

I. Localize na depressão dentro do músculo tríceps, posterior ao eixo do úmero (entre os ventres musculares das cabeças longa e lateral do tríceps);

II. Embora a maioria das fontes especifique uma distância de 3 cun de Jianliao TA14 e uma localização na borda posterior do músculo deltóide, eles geralmente não correspondem. Na prática, palpe a região desse ponto para encontrar o local mais doloroso.


Agulhamento

Inserção perpendicular ou oblíqua 1 a 2 cun.


Ações

Regula o Qi e transforma a fleuma

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Bócio, escrófula, calafrios e febre, doenças oculares, epilepsia, loucura.

Fraqueza e dor no ombro e braço, inchaço do ombro que leva a dor na escápula, incapacidade de levantar o braço.


Comentários

Como vários de seus pontos vizinhos (por exemplo, Tianfu P3, Shouwuli IG13, Binao IG14, Jianyu IG15, Tianjing TA10 e Naohui TA13), Naohui TA13 é indicado para escrófula e bócio. Esses dois distúrbios, embora diferentes em etiologia, sempre envolvem fleuma combinada com Qi estagnado ou com calor. No caso de Naohui TA13, sua capacidade de tratar esses distúrbios deriva em parte das vias do canal do Triplo Aquecedor e do vaso Yang de conexão, que passam pelo pescoço, e em parte da relação inerente do Triplo Aquecedor com a transformação de fluidos e a circulação do Qi. Em última análise, porém, não há uma explicação teórica clara de por que os pontos da parte superior do braço, em vez de pontos mais distais, têm uma ação especial sobre esses distúrbios, e isso é fruto principalmente da observação empírica e da prática clínica. Assim como o Binao IG14, o Naohui TA13 também é indicado para distúrbios oculares.

A aplicação clínica mais comum de Naohui TA13 é para dor na parte superior do braço ou para dor no ombro que irradia para a parte superior do braço.


Combinações

Bócio: Naohui TA13 e Tianchuang ID16 (Clássico Sistemático).

Bócio, tumores do pescoço e garganta inchada: Naohui TA13, Tianfu P3 e Qishe E11 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Obstrução dolorosa com dificuldade em dobrar e estender a articulação do cotovelo, dor e sensação de peso no braço com dor aguda na axila: Naohui TA13, Tianfu P3 e Qishe E11 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page