top of page

TA1 Guanchong


Guanchong - Triplo Aquecedor 1

Passagem Rápida


Ponto jing-poço do canal do Triplo Aquecedor

Ponto Metal do canal do Triplo Aquecedor


Localização

No aspecto dorsal do dedo anular, na junção das linhas traçadas ao longo da borda ulnar da unha e da base da unha, aproximadamente 0,1 cun do canto da unha.


Agulhamento

Inserção perpendicular ou oblíqua direcionada proximalmente 0,1 a 0,2 cun, ou picada para sangrar.


Ações

Limpa o calor Jiao superior

Beneficia os ouvidos e a língua

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Zumbido, surdez, dor de ouvido, língua dura, língua enrolada, dor na raiz da língua, língua rachada, secura da boca, lábios secos, gosto amargo na boca, dor de cabeça, vento, tontura e dor de cabeça, vermelhidão dos olhos, superficial obstrução visual, obstrução dolorosa da garganta, dor na região submandibular, tez escura.

Doença febril, calor congestionado do Triplo Aquecedor, calor congestionado do jiao superior, calor no corpo como fogo, febre, febre com ausência de suor, calafrios e febre, febre com agitação, opressão do Coração com ausência de suor, dor no coração .

Distúrbio súbito de turbulência, vômito de líquido azedo, sem prazer em comer.

Dor no cotovelo e ombro, dor no ombro e nas costas com incapacidade de virar e olhar para trás.


Comentários

Como o ponto jing-poço, Guanchong TA1 é o ponto terminal do canal do Triplo Aquecedor e, em comum com os outros pontos jing-poço, tem sua influência mais poderosa na extremidade oposta do canal. A ação primária do Guanchong TA1 é eliminar o calor que afeta o Jiao superior e, como ponto jing-poço, é usado principalmente para sintomas agudos.

Esta ação se reflete de duas formas principais:

I. limpar o calor do canal, e ii. tratamento de doenças febris de origem externa.

O Ode do Dragão de Jade recomenda Guanchong TA1 para 'calor do Triplo aquecedor congestionado no Jiao superior' e diz que "sangrar este ponto removerá o sangue tóxico". A porção superior do canal do Triplo Aquecedor se origina no peito e sobe pelo pescoço até a orelha, têmpora, face inferior do olho e canto externo. Se o calor externo (principalmente o calor do vento) ou o calor interno (principalmente o calor do Fígado que transmite para o canal shaoyang do pé [Vesícula Biliar] e daí para o canal shaoyang da mão [Triplo Aquecedor]) obstruir o canal do Triplo Aquecedor, pode haver zumbido, surdez, dor de ouvido, dor de cabeça, tontura , vermelhidão dos olhos, obstrução dolorosa da garganta, etc. O canal musculotendinoso sobe até a raiz da língua e o Guanchong TA1 tem uma afinidade especial por esta área. É indicado para língua rígida (geralmente devido ao calor ferindo os fluidos corporais), língua enrolada (geralmente devido ao excesso ou deficiência de fogo do Coração) e língua rachada (geralmente devido ao calor abrasador dos fluidos corporais), bem como dor na raiz da língua.

Existem três sistemas principais para diferenciar febres no corpus da medicina chinesa:

I. de acordo com os seis canais,

II. de acordo com os quatro níveis, e

III. de acordo com os três Jiao.

A teoria sanjiao divide o corpo em três partes, o Jiao superior, médio e inferior. De acordo com este método de diferenciação de febres (desenvolvido por Wu Ju-tong na Diferenciação Sistemática das Doenças do Calor), o Jiao superior corresponde ao Pulmão e ao Pericárdio. A Trama e o Tecido das Doenças Febris com Calor explica "Quando um patógeno quente ataca a parte superior do corpo, primeiro ele invade o Pulmão; é então transmitido ao Pericárdio". No que diz respeito ao calor patogênico exterior atacando o Pulmão, este corresponde ao estágio do canal taiyang e ao nível defensivo nas diferenciações segundo os seis canais e os quatro níveis respectivamente, e é o estágio mais exterior e superficial da febre, manifestando-se com calafrios e febre, dor de cabeça, dor de garganta e vermelhidão dos olhos. Se o calor patogênico exterior penetrar mais fundo para atacar o Pericárdio, o calor condensa os fluidos corporais para formar fleuma. O calor da fleuma então obstrui o pericárdio e perturba o espírito, dando origem a sintomas como febre alta com agitação, dor no coração, boca seca com gosto amargo e língua dura ou enrolada". Uma vez que o Guanchong TA1 é capaz de dissipar calor patogênico e vento-calor do jiao superior como um todo e de seu canal Pericárdio acoplado interior-exteriormente em particular, ele é, portanto, capaz de tratar ambos os padrões.

É interessante notar que, em geral, os pontos do canal Sanjiao tratam as febres nos níveis defensivo e de qi e o padrão do Pulmão, enquanto os pontos do canal do Pericárdio tratam os níveis nutritivos e sanguíneos e o padrão do Pericárdio. Como o nível defensivo, o nível de Qi e os padrões do Pulmão são relativamente mais superficiais e Yang, isso reflete a relação interior-exterior desse par de canais Yin-Yang. No entanto, como o ponto jing-poço do canal do Triplo Aquecedor, onde o Qi do Pericárdio entra no Triplo Aquecedor, o Guanchong TA1 é ideal para tratar os padrões do Pulmão e do Pericárdio.

Guanchong TA1 é indicado em duas outras condições.

Em primeiro lugar, desarmonia aguda do estômago e intestinos manifestando-se como distúrbio súbito de turbulência, vômito de líquido azedo e perda de apetite, refletindo o caminho interno do canal primário do Triplo Aquecedor para o Jiao médio e inferior.

Em segundo lugar, aparece em várias combinações clássicas para o tratamento de distúrbios de emagrecimento e sede, refletindo sua capacidade de eliminar o calor e umedecer a secura da boca e dos lábios.


Combinações

Surdez: Guanchong TA1 e Zuqiaoyin VB44 (Pivot Espiritual).

Zumbido e surdez: Guanchong TA1, Xiaguan E7, Yangxi IG5, Yemen TA2 e Yanggu ID5 (Clássico Sistemático).

Dor de ouvido, surdez e zumbido: Guanchong TA1, Yemen TA2, Zhongzhu TA3, Tianchuang ID16 e Yangxi IG5, (Fórmulas dos Mil Ducados).

Tontura de vento e dor de cabeça: Guanchong TA1, Kunlun B60, Tianyou TA16, Fengmen B12 e Guanyuan VC4 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Garganta com obstrução dolorosa, língua enrolada e boca seca: Guanchong TA1, Zuqiaoyin VB44 e Shaoze ID1 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Língua flácida com incapacidade de falar: Guanchong TA1 e Yamen VG15 (Cem Sintomas).

Perturbação e sede com grande desejo de beber: Guanchong TA1, Chengjiang VC24, Rangu R2 e Yishe B49 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Sensação de calor no ombro com incapacidade de virar a cabeça: Guanchong TA1, Jianzhen ID9 e Jianyu IG15 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

229 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page