Relacionamento Baço-Pâncreas e Estômago (elemento Terra) – dietética energética para o Estômago


A Medicina Tradicional Chinesa, o Estomago é considerado uma víscera muito importante. Suas tarefas e funções estão intimamente relacionadas com as do Baço. A função mais importante do Estômago é a absorção de alimentos e sua distribuição através do Baço. O estado geral de saúde de uma pessoa depende muito da constituição do Estômago. Uma forma de avaliar o prognóstico e o curso de um distúrbio é a observação das condições energéticas do Estômago. Um Estômago abastecido com Qi suficiente está relacionado a um distúrbio breve e uma rápida recuperação. Se a energia do estômago é ruim, o prognóstico é desfavorável, pois a formação de Qi e o efeito benéfico das ervas e da acupuntura exigem um estômago saudável.

A tarefa do estômago é separar e digerir os alimentos. Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, o estômago separa os alimentos em componentes límpidos e turvos. Os componentes puros e claros são transportados para o Baço e os componentes impuros e turvos são eliminados pelo intestino.

O Gu Qi claro é distribuído com a ajuda do Baço e do Pulmão. O Estômago é visto como a origem dos fluidos corporais adquiridos (Jin Ye) e, portanto, do Yin adquirido, que é formado no corpo com a ajuda do Yin do Rim.

Secura e calor são especialmente prejudiciais para o Estômago. Exemplos são alimentos com muita qualidade Yang, como temperos ácidos, café, álcool de alto teor alcoólico ou métodos de cozimento com aquecimento, como alimentos grelhados.

Fortes emoções como raiva, frustração e ressentimento também podem produzir calor e atacar o Estômago. Um Estômago saudável requer uma dieta adequada.

As seguintes recomendações devem ser consideradas: alta qualidade alimentar; refeições regulares (três a cinco refeições por dia); um café da manhã substancial e tranquilo; pelo menos uma refeição quente por dia. Não deve comer pouco, nem muito. Não comer muito tarde da noite e não comer sob pressão do tempo (sem "devorar" as refeições). Mastigar bem, entre 10 e 15 vezes por mordida.

Os problemas de Estômago podem estar intimamente relacionados à desarmonia do Baço e precisam ser tratados simultaneamente


Causas gerais das disfunções do Estômago

As principais causas de disfunção do Estômago incluem Frio patogênico externo, Calor, Secura; excesso de alimentos energeticamente muito quentes ou muito frios; e hábitos alimentares irregulares. Enquanto o Baço assegura que o Gu Qi claro chegue ao Aquecedor Superior, a tarefa do Estômago é transportar os componentes turvos para baixo até o intestino. O comprometimento dessa função pode levar ao vômito. Neste caso o Estômago é incapaz de suportar o Qi e, como resultado, contraria o fluxo patológico para cima.

Um bom exemplo para o excesso de Frio patogênico externo é o que acontece com crianças que passam o verão tomando sorvete, bebendo refrigerantes e permanecendo em uma piscina fria por períodos mais longos ou correndo em trajes de banho molhados. Isso pode esfriar e bloquear o Qi sensível do estômago das crianças, em particular, resultando em dor de estômago e falta de apetite. Se esse Frio penetrar mais profundamente no corpo, pode causar deficiência no Estômago, com sintomas como náuseas, vômito e diarreia. Nesta situação, o uso de gengibre, chá com especiarias e chá de erva-doce pode ser útil.

Acupuntura ou, para crianças, acupressão para fortalecer o Qi do Estômago e o Qi do Baço (CS6, E36, VC12). Moxa pode ser útil.


Hábitos alimentares desfavoráveis

Evitar comer rápido, pulando o café da manhã ou insuficiente. A melhor hora para aumentar o Qi do Estômago é entre as 7 e as 9 da manhã. Evitar refeições irregulares, discussões nas refeições e almoços ou jantares de negócios com conversas exaustivas.

Evitar comer tarde da noite ou durante a noite (período fraco para o Estômago). Se o Estômago estiver cheio de muita comida durante seu período fraco, ele não poderá transformar e transportar a comida. Isso resulta em "estagnação alimentar" no Estômago, acompanhada de inchaço e distúrbios do sono. O enfraquecimento prolongado do Qi do Estômago enfraquece o Yin do estômago. A obesidade é uma consequência comum dessa condição.

A mudança frequente de dietas, seguindo conselhos nutricionais desequilibrados e o jejum levam primeiro à deficiência de Qi no estômago, depois à deficiência de Qi no Baço e podem reduzir o Qi e o Yang geral do corpo. Durante períodos de estresse, é especialmente importante se concentrar em uma dieta equilibrada e regular.


Fatores emocionais

Os fatores de estresse emocional, especialmente raiva e preocupação, têm um impacto adverso distinto na função do Estômago. É interessante não comer imediatamente após uma discussão, para que o Qi tenha tempo para se acalmar primeiro. Desejos repentinos de comida e comer por frustração podem ser sintomas de Qi desequilibrado do Estômago. Emoções fortes (ou suprimidas) podem originar Qi deprimido, que depois se transforma em Fogo e pode causar desejos repentinos. A estagnação do Qi causada por emoções reprimidas ou intensas também pode bloquear o fluxo de Qi no Estômago, Baço e até Pulmão. A estagnação resultante dos alimentos impede que os alimentos sejam transformados corretamente. Como resultado, o corpo não é fornecido com Qi suficiente. Freqüentemente, os alimentos passam pelo trato digestivo e são eliminados apenas parcialmente digeridos (wan gu bu hua), e pouco uso é feito da energia potencial dos alimentos (pi xu jia shi). Como resultado, o Estômago e o Qi não são supridos com Qi adquirido suficiente e enfraquecem em caso de obstrução emocional prolongada. Outros fatores que envolvem o Estômago são exaustão física e mental, fraqueza congênita e até mesmo estratégias ou medicamentos incorretos.


Alimentos que enfraquecem a função do estômago


  • Alimentos frios: alimentos crus, salada, sorvete, frutas, bebidas frias

Frio no Estômago e no Baço


  • Alimentos quentes: temperos picantes, como pimenta, curry, alho ou gengibre

Danificam o Estômago, geram Calor no Estômago


  • Alimentos Yang: cordeiro, bebidas alcoólicas

Danificam o Estômago, geram Calor no Estômago


  • Açúcar e doces

Geram umidade e mucosidade, que enfraquecem o Baço e danificam o Estômago devido ao Calor


  • Alimentos gordurosos

Geram umidade e fleuma


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

0 visualização

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.