top of page

R7 Fuliu


Fuliu - Rim 7

Corrente de Retorno


Ponto jing-rio do canal do Rim

Ponto Metal do canal do Rim


Localização

No aspecto medial da perna, na depressão 2 cun superior ao Taixi R3, na borda anterior do tendão de Aquiles.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun.


Ações

Beneficia o Rim

Regula as passagens da água e trata o edema

Regula a transpiração

Drena a umidade e limpa a umidade-calor

Fortalece a região lombar


Indicações

Edema, os cinco tipos de edema, inchaço dos quatro membros com distensão do tambor, inchaço do membro inferior, dificuldade para urinar, urina escura, os cinco tipos de disfunção urinária dolorosa, disfunção urinária dolorosa com sangue.

Sudorese espontânea, sudorese noturna, sudorese incessante, febre com ausência de sudorese.

Diarréia, distensão do abdome com borborigmo, distúrbio disentérico, pus e sangue nas fezes, sensação de peso no reto após a diarreia, hemorróidas hemorrágicas, constipação.

Língua seca e boca ressecada, língua seca com calor no estômago, língua enrolada com incapacidade de falar, dor nas narinas, sangramento nasal, cárie dentária, tez amarelada, propensão à raiva com fala incessante, propensão ao riso.

Emissão seminal, menorragia, sangramento uterino.

Dor na região lombar, dor lombar devido à estagnação do Qi, distúrbio de atrofia da perna, pernas frias, síndrome sem pulso, ossos frios e quentes.


Comentários

Segundo o Clássico das Dificuldades “nos casos de deficiência reforce a mãe, nos casos de excesso sede o filho”. Fuliu R7, o metal e, portanto, o ponto "mãe" do canal de água do Rim, é um dos pontos mais importantes para

I. fortalecer a função renal de dominar os fluidos corporais e regular a micção, e

II. controlar a transpiração.

O edema tem causas variadas e complexas. Pode ser devido à desarmonia interna ou externa e pode ser aguda ou crônica. No entanto, envolve predominantemente a desarmonia do Pulmão, Baço e Rins, os três Zang responsáveis pelo movimento dos fluidos. O edema agudo ocorre quando patógenos externos se alojam na porção superficial do corpo, prejudicando inicialmente o Qi defensivo e a função do Pulmão de regular as passagens de água. O método de tratamento é regular o Qi do Pulmão e promover a transpiração.

Alternativamente, o edema agudo pode ser devido a patógenos externos que penetram do canal taiyang (o mais externo dos seis canais) para o taiyang Fu, prejudicando a função de transformação do Qi da Bexiga e levando a micção difícil. Fuliu R7 tem aplicação em ambos os tipos de edema agudo em virtude de sua dupla ação de promover sudorese e micção. O edema crônico geralmente deriva da deficiência de Qi ou Yang do Baço ou dos Rins. Como o Yang do Rim é a raiz do Yang do Baço, o Fuliu R7, que é capaz de tonificar o Yang do Rim e promover a micção, pode ser usado em ambos os tipos de edema crônico. Em resumo, Fuliu R7 pode ser utilizado em qualquer tipo de edema, mas devido à sua ação sobre os Rins, é particularmente indicado para o edema crónico da parte inferior do corpo.

Uma propriedade especial do Fuliu R7 é sua capacidade de controlar a transpiração. Uma explicação dessa ação é a relação entre os Rins e o Qi defensivo, cujas principais funções são aquecer e proteger o exterior e governar a abertura e fechamento dos poros. Há alguma disparidade na discussão sobre a origem do qi defensivo em uma variedade de textos clássicos, por exemplo "O Pulmão controla o Qi e pertence ao Qi defensivo" (O Empenamento e a Trama das Doenças Febris por Calor), "O Qi defensivo é o corajoso Qi de água e grão do yangming, emana do Jiao superior" (Anotações Coletadas sobre o Cânon de Medicina Interna do Imperador Amarelo), "O Estômago é a fonte de [Qi] defensivo" (Registros Médicos de Wang Jiu-feng) e "Qi defensivo emana do Jiao inferior" (Pivot Espiritual). No entanto, um texto chinês moderno explica este problema da seguinte forma: "O Qi defensivo tem sua fonte no Jiao inferior, é nutrido no Jiao médio e sai do Jiao superior".

O Qi defensivo é considerado uma parte do Qi original que tem sua origem no Qi pré-celestial do Rim (Jiao inferior). É constantemente nutrido pela essência pós-celestial de água e grãos produzidos pela ação do Estômago e do Baço sobre os alimentos (Jiao médio). Finalmente, é o Pulmão que controla o Qi defensivo e o espalha para a superfície de todo o corpo (Jiao superior). Portanto, é dito que a raiz do Qi defensivo está no jiao inferior, é nutrido pelo Jiao médio e se espalha no jiao superior, e isso é esclarecido pela observação de que o Qi defensivo de uma pessoa pode ser insuficiente devido a problemas congênitos. fraqueza, dieta inadequada ou deficiência de Jiao superior. Em virtude de sua ação sobre os Rins e, portanto, a fonte do Qi defensivo, Fuliu R7 tem uma ampla aplicação na regulação da abertura e fechamento dos poros e no tratamento de distúrbios de sudorese (ver combinações abaixo). É capaz de induzir a transpiração em padrões externos, interromper a transpiração espontânea devido à deficiência de Qi e tratar a transpiração noturna.

A transpiração noturna é mais comumente devida ao fogo da deficiência de Yin. Mais uma vez, a capacidade do Fuliu R7 de tratar a transpiração noturna devido à deficiência de Yin, apesar do fato de que sua ação primária é auxiliar a função Yang do Rim de regular o fluido, demonstra que todos os pontos do canal do Rim têm alguma ação no Yin do Rim e Yang do Rim. No caso do Fuliu R7, a capacidade de nutrir o Yin é ainda demonstrada por sua aplicabilidade no tratamento de sintomas como língua seca e boca ressecada.

É interessante notar que o Fuliu R7 também é tradicionalmente indicado para vários tipos de sangramento, incluindo sangue na urina, sangue nas fezes, sangramento hemorrágico, sangramento nasal, sangramento uterino e menorragia.

Isso pode refletir a capacidade do Fuliu R7 de adstringir o sangue da mesma forma que adstringe o suor.

Os Rins e a Bexiga estão relacionados interior-exteriormente. Uma das patologias mais comuns da Bexiga é o acúmulo de umidade-calor, dando origem a uma variedade de sintomas urinários caracterizados por frequência, urgência, dor, urina concentrada, etc. deficiência. Em virtude de sua dupla ação de regular os Rins e drenar a umidade-calor, movendo e ajustando as passagens de água, o Fuliu R7 é particularmente adequado para tratar essas situações.

A ação de drenagem de calor úmido do Fuliu R7 também se estende aos intestinos, onde é indicado para diarréia, disenteria, pus e sangue nas fezes, hemorróidas hemorrágicas, etc.

Fuliu R7 é comumente usado para fortalecer a região lombar em distúrbios lombares, particularmente quando devido à deficiência do Rim, embora os Métodos de Acupuntura e Moxabustão do Espelho Dourado da Medicina o recomendem especificamente para dores lombares devido à estagnação do Qi.

Finalmente, os canais primário e divergente do Rim sobem até a raiz da língua e o Pivot Espiritual afirma que os pontos jing-rio devem ser agulhados para mudanças que se manifestam na voz do paciente. Fuliu R7, o ponto jing-rio do canal do Rim, é indicado para língua seca e boca ressecada, língua seca com calor no estômago, língua enrolada com incapacidade de falar, propensão à raiva com fala incessante e propensão ao riso.


Combinações

Edema: Fuliu R7 e Shuifen VC9 (Canção dos Pontos).

Edema com distensão e plenitude do Qi: Fuliu R7 e Shenque VC8 (Grande Compêndio).

Distensão do tambor: Fuliu R7, Gongsun BP4, Zhongfeng F4, Taibai BP3 e Shuifen VC9 (Homem de Bronze).

Sudorese espontânea: agulhar Fuliu R7 e Dazhui VG14 e moxar Gaohuangshu B43 (Moxibustão Divina).

Pouca transpiração: tonificar Hegu IG4 e sedar Fuliu R.

Transpiração copiosa: primeiro sedar Hegu IG4 e depois tonificar Fuliu R7 (Grande Compêndio).

Ausência de suor: Fuliu R7, Quze CS3, Yuji P10, Shaoze ID1, Shangxing VG23, Ququan F8, Kunlun B60, Xiaxi VB43 e Zuqiaoyin VB44 (Grande Compêndio).

Lesão por frio com ausência de sudorese: Fuliu R7 (sedar), Neiting E44 (sedar), Hegu IG4 (tonificar) e Bailao (Ex-HN30) (Grande Compêndio).

Lesão por frio com suor: Fuliu R7 (tonificar), Neiting E44 (sedar), Hegu IG4 (sedar) e Bailao (Ex-HN30) (Grande Compêndio).

Babando: Fuliu R7 e Rangu R2 (Suplementando a Vida)

Sangue disfunção urinária dolorosa: moxar Fuliu R7 e o Dantian (a área abaixo do umbigo) (Fórmulas dos Mil Ducados).

Leucorréia vermelha e branca: Fuliu R7, Qugu VC2 (sete cones de moxa), Taichong F3, Guanyuan VC4, Sanyinjiao BP6 e Tianshu E25 (cem cones de moxa) (Compilação).

Dor na coluna lombar: Fuliu R7 e Weizhong B40 (Grande Compêndio).

Frieza e dor na medula óssea: Fuliu R7, Dazhu B11, Xuanzhong VB39, Shenrnai B62, Lidui E45 e Shenshu B23 (Compilação).

Sensação de frio nas pernas: Fuliu R7, Shenmai B62 e Lidui E45 (Homem de Bronze).

Dor mamária: Fuliu R7 e Taichong F3 (Sistema Clássico).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Todos os Direitos Reservados ©2023 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.

bottom of page