top of page

R4 Dazhong


Dazhong - Rim 4

Grande Sino


Ponto luo de conexão do canal do Rim


Localização

Aproximadamente 0,5 cun posterior ao ponto médio da linha traçada entre Taixi R3 e Shuiquan R5, na borda anterior do tendão de Aquiles.

Primeiro localize Shuiquan R5, 1 cun diretamente inferior a Taixi R3, depois localize Dazhong R4 no meio do caminho e 0,5 cun posterior a esses dois pontos.


Agulhamento

Inserção oblíqua-perpendicular dirigida anteriormente 0,5 cun.


Ações

Fortalece os Rins

Ancora o Qi e beneficia o Pulmão

Fortalece a vontade e dissipa o medo


Indicações

Tosse com sangue, dispneia devido à diminuição do Qi, asma, respiração ofegante, ruído na garganta, tosse, falta de ar, distensão e opressão do tórax e abdômen, vômitos.

Calor na boca, língua seca, garganta dolorida com dificuldade para engolir.

Palpitações, agitação do Coração com plenitude e vômitos, agitação, demência, retardo mental, sonolência, propensão à raiva, susto, medo e infelicidade, vontade de fechar a porta e ficar em casa.

Constipação com abdômen distendido, dificuldade para urinar, gotejamento e retenção de urina, malária com muito frio e pouco calor, menstruação irregular.

Rigidez e dor na região lombar, dor e inchaço no calcanhar.


Comentários

Dazhong R4, o ponto luo de conexão do canal do Rim, regula a função do Rim de duas maneiras principais.

Em primeiro lugar, reforça e regula a relação entre os Rins e o Pulmão e, em segundo lugar, tem um forte efeito na estabilização das emoções.

De acordo com as Obras Completas de Ling-yue "O Pulmão é o mestre do Qi, os Rins são a raiz do Qi. O Pulmão domina a exalação do Qi, enquanto os Rins dominam a recepção do Qi. Somente quando Yin e Yang estão se comunicando mutuamente é a respiração em harmonia". Ao discutir a dispneia, as Histórias de Caso do Guia de Padrões Clínicos de Ye Tian-shi afirmam "Quando está no Pulmão, é um excesso, quando nos Rins, é deficiente". Esta última afirmação, embora um pouco simplificada, enfatiza que, quando um distúrbio respiratório é agudo e do tipo excessivo, é o pulmão que deve ser enfatizado no tratamento e, quando é crônico e deficiente, o tratamento do Os Rins têm prioridade. Em sua ação de harmonizar a relação entre o Pulmão e os Rins, Dazhong R4 é indicado quando o Qi do Rim é insuficiente para receber e ancorar o Qi do Pulmão, resultando em tosse, pieira, asma, falta de ar, etc. ., ou quando o Yin do Rim é deficiente e incapaz de umedecer e resfriar o Pulmão, boca e garganta, resultando em chiado, tosse com sangue, garganta seca e dolorida, etc. Ambas as situações são referidas como "excesso acima e deficiência abaixo". Comparado ao Taixi R3, o Dazhong R4 tem um efeito relativamente mais forte na abordagem da plenitude acima e uma ação menor na nutrição dos Rins.

Em comum com muitos dos pontos de conexão luo, Dazhong R4 tem uma forte ação sobre as emoções.

De acordo com o Pivot Espiritual "Deficiência de Qi no canal do Rim (shaoyin do pé) pode dar origem a suscetibilidade ao medo." Quando o Qi do Rim não está animado, a vontade é deficiente e uma pessoa facilmente sofre de medo e falta de confiança, que pode ser tão grave que ela se retrai e não quer ou não pode deixar a segurança de sua casa. Quando a essência congênita é deficiente, ou a essência é consumida na velhice, pode haver uma suscetibilidade ao medo, má função ou desenvolvimento mental e um declínio das faculdades mentais. A suscetibilidade ao medo pode não ser devida apenas à deficiência dos Rins, especialmente da essência do Rim, mas também à debilidade e deficiência de qi e sangue que falham em nutrir e sustentar o espírito, ou à deficiência do Fígado e da Vesícula Biliar.

Dazhong R4, um ponto essencial no tratamento do medo devido à deficiência do Rim, também desempenha um papel importante no tratamento de qualquer um desses padrões devido à estreita relação dos Rins com o medo.

O desejo excessivo e intenso de dormir pode resultar de deficiência do Baço com acúmulo de fleuma e umidade, ou de deficiência do Yang do Rim ou da Essência do Rim.

Dazhong R4 é um ponto importante para a sonolência devido à deficiência renal.

O canal de conexão luo do Rim sobe de Dazhong R4 para a coluna lombar, acentuando a estreita relação dos Rins com esta região, e este ponto é, portanto, indicado para rigidez e dor na região lombar. Como o Taixi R3, o Dazhong R4 também é usado para dores no calcanhar.

Finalmente, o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxibustion dá indicações específicas para excesso e deficiência dos pontos luo de conexão. No caso do Dazhong R4, são retenção de urina (excesso); dor lombar (deficiência).


Combinações

Calor na boca: Dazhong R4 e Shaochong C9 (Suplementando a Vida).

Medo e medo das pessoas, Qi espiritual insuficiente: Dazhong R4 e Ximen CS4 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Fala cansada e sonolência: Dazhong R4 e Tongli C5 (Cem Sintomas).

Sonolência: Dazhong R4, Taixi R3, Shouwuli IG13, Zhaohai R6 e Erjian IG2 (Suplementando a Vida).

Agitação do Coração com plenitude e vômito: Dazhong R4 e Taixi R3 (Formulas de Mil Ducados).

Dificuldade na defecação: Dazhong R4 e Shiguan R18 (Suplementando a Vida).

Dificuldade na defecação: Dazhong R4, Zhongliao B33, Guanyuan VC4, Chengjin B56, Taichong F3, Chengshan B57, Taixi R3 e Zhongwan VC12 (Suplementando a Vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


O colega está de parabéns. Bem melhor do o atlas de acupuntura que eu tenho e que consultava frequentemente.

Like
Replying to

Boa noite! Agradeço pelo comentário

Like
bottom of page