top of page

R12 Dahe


Dahe - Rim 12

Grande Luminância


Ponto de encontro do canal do Rim com o Vaso Penetrador


Localização

No abdome inferior, 4 cun abaixo do umbigo, 1 cun superior à borda superior da sínfise púbica, 0,5 cun lateral à linha média (Zhongji VC3). Veja a nota de localização para Henggu R11.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun.

Cuidado: a inserção profunda penetrará em uma bexiga cheia, que deve ser esvaziada antes do tratamento.


Ações

Tonifica os Rins e essência


Indicações

Dor nos órgãos genitais, dor no pênis, retração do pênis, impotência, emissão seminal, leucorréia por deficiência, leucorréia vermelha, prolapso uterino, vermelhidão do olho oripating no canto interno.


Comentários

A ação do Dahe R12 na essência adstringente se reflete em sua aplicação tanto para emissão seminal quanto para leucorréia.

A emissão seminal (perda involuntária de esperma) pode ser devida a várias etiologias. A função ejaculatória é um aspecto do fluxo livre e suave do Qi do Fígado, enquanto os Rins dominam o 'portão da essência'. Se houver calor indevido (por exemplo, fogo do Fígado, fogo do Coração, calor da deficiência do Yin do Rim), isso forçará o fluido seminal a explodir de forma imprudente. Alternativamente, a deficiência da função adstringente do Rim levará à enfermidade do portão da essência, resultando em vazamento de fluido seminal. Segundo Zhu Dan-xi, a emissão seminal com sonhos eróticos "é governada exclusivamente pelo calor", enquanto se diz tradicionalmente que se devido ao frio e à deficiência não haverá tal sonho. Qualquer que seja a etiologia, Dahe R12 (como vários outros pontos do canal renal na parte inferior do abdome) é um ponto importante no tratamento da emissão seminal.

No que diz respeito à leucorréia, deve-se notar que, embora principalmente devido à umidade, calor úmido ou calor tóxico, a leucorréia também pode ser devida à deficiência de Qi ou Yang do Rim, e que esse tipo de leucorréia acarreta perda de essência e é o equivalente feminino de perda de fluido seminal.


Combinações

Emissão seminal e retração do pênis: Dahe R12 e Rangu R2 (Suplementando a Vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page