top of page

P9 Taiyuan


Taiyuan - Pulmão 9

Grande Sumidouro de Água


Ponto shu (corrente) do canal do Pulmão

Ponto yuan do canal do Pulmão

Ponto Terra do canal do Pulmão

Ponto hui dos vasos


Localização

Na articulação do punho, na depressão entre a artéria radial e o tendão do abdutor longo do polegar, ao nível de Shenmen C7 (borda proximal do osso pisiforme).

A localização deste ponto é normalmente dada em relação à prega do punho. Como as dobras do punho são uma característica anatômica superficial e variável, é melhor localizar este ponto em relação ao osso pisiforme próximo: primeiro localize Shenmen C7 na borda inferior (proximal) do osso pisiforme, depois encontre Taiyuan P9 no mesmo nível.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,3 a 0,5 cun, evitando a artéria radial.


Ações

Tonifica o Pulmão e transforma a fleuma

Promove a função descendente do Pulmão

Regula e harmoniza as cem embarcações

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Tosse, tosse com catarro aquoso, asma, sibilos, dispneia, falta de ar, muito bocejo, calor nas palmas das mãos, garganta seca, opressão e agitação do peito com dificuldade para respirar e incapacidade de deitar.

Cuspir sangue, tossir sangue, vomitar sangue, agitação com dor no coração acompanhada de pulso agitado, delírios maníacos, síndrome sem pulso.

Rebelião do Qi do Estômago, arrotos, obstrução visual superficial, vermelhidão e dor nos olhos, calafrios, inversão de frio, dor de dente, vento na cabeça, inchaço da face.

Fraqueza ou dor no punho, dor no ombro e nas costas, dor na fossa supraclavicular, dor na face interna do braço, dor na mama.


Comentários

Taiyuan P9 é o fluxo shu, fonte yuan e ponto de terra do canal do Pulmão. O Pivô Espiritual no Capítulo Seis, recomenda o uso dos pontos da corrente shu no tratamento de distúrbios do Zang, enquanto no Capítulo 1 diz: "Quando os cinco Zang estiverem doentes, selecione [entre] os doze yuan-fonte [pontos ]". Além disso, o Clássico das Dificuldades afirma "em casos de deficiência, reforce a mãe" (de acordo com a teoria das cinco fases, Taiyuan P9 é a terra e, portanto, mãe, ponto do metal Zang).

Taiyuan P9, portanto, é o ponto mais importante no canal do Pulmão para tonificar o Qi ou Yin do pulmão, os dois principais padrões de deficiência do Pulmão.

Taiyuan P9 é indicado para deficiência pulmonar caracterizada por tosse crônica fraca ou chiado no peito. No caso de deficiência de Qi do Pulmão, pode haver falta de ar e muito bocejo, enquanto no caso de deficiência de Yin do Pulmão pode haver calor nas palmas das mãos e cuspe com sangue. Taiyuan P9 também ajudará na transformação da fleuma que surge devido à deficiência. Se o Qi do Pulmão for muito fraco para mover os fluidos no pulmão, pode haver fleuma aquosa abundante, enquanto se o Yin do pulmão for deficiente e o calor conseqüente condensar os fluidos, pode haver fleuma seca escassa com secura da garganta. Além da deficiência tonificante, o Taiyuan P9 é capaz de promover a função descendente do Pulmão e é indicado para plenitude e opressão do tórax com incapacidade de deitar.

De acordo com o Clássico das Dificuldades "os vasos se reúnem em Taiyuan P9", enquanto o Clássico das Categorias afirma "O fluxo dos canais [deve] seguir o Qi, o Qi é dominado pelo Pulmão, portanto é o encontro de as cem embarcações". Essas declarações referem-se à importante relação entre o qi e o sangue, expressa no ditado "O Qi é o comandante do sangue", e a declaração adicional no Clássico das Categorias de que "Os vasos são os caminhos do Qi do sangue; o a circulação dos vasos depende do Qi". Em outras palavras, o sangue se move através dos vasos sanguíneos em virtude do movimento do Qi, e especialmente na região do peito e do coração, a circulação do sangue depende da coleta de qi [formada a partir da combinação do ar inalado pelo Pulmão e o Qi do grão de comida e bebida].

Taiyuan P9, o ponto de encontro hui dos vasos, é, portanto, um ponto importante para harmonizar a relação entre a coleta de Qi e o sangue. Quando o Qi de coleta é deficiente e não circula o sangue, ele se acumula e estagna no peito e no coração, dando origem à opressão e plenitude, agitação, dor no coração com pulso agitado e, em casos graves, delírios maníacos. Taiyuan P9 é ainda indicado para distúrbios dos vasos sanguíneos em geral, como vômitos, cuspir ou tossir sangue e síndrome sem pulso.

O canal do Pulmão tem sua origem no Jiao médio, e em comum com muitos pontos do canal Taiyuan P9 é capaz de harmonizar o Estômago, sendo indicado para rebelião do Qi do Estômago com arrotos, bem como para sintomas de calor do Canal do Estômago como como dor de dente, obstrução visual superficial, vermelhidão e dor nos olhos e dor nas mamas.

Finalmente, Taiyuan P9 é indicado para dor que afeta várias porções do canal do Pulmão, incluindo a fossa supraclavicular, o ombro e as costas, o aspecto interno do braço e o punho. Deve-se notar que a referência chinesa ao aspecto 'interno' do braço em relação ao canal do Pulmão assume uma postura em pé com as palmas das mãos penduradas voltadas para os lados. E


Combinações

Distensão pulmonar: Taiyuan P9 e Feishu B13 (Clássico Sistemático).

Dor do Pulmão e do Coração: Taiyuan P9 e Yuji P10 (Clássico Sistemático).

Garganta seca: Taiyuan P9 e Yuji P10 (Grande Compêndio).

Delírios maníacos: Taiyuan P9, Yangxi IG5, Xialian IG4 e Kunlun B60 (Grande Compêndio).

Agitação e opressão com incapacidade de dormir: Taiyuan P9, Gongsun BP4, Yinbai BP1, Feishu B13, Yinlingquan BP9 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Arroto: Taiyuan P9 e Shenmen C7 (Grande Compêndio).

Apunhalar a dor do Qi dos dois seios: Taiyuan P9 e Lieque P7 (Canção dos Pontos).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004


781 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page