top of page

P7 Lieque


Lieque - Pulmão 7

Abertura da Fenda


Ponto de conexão Luo do canal do Pulmão

Ponto de confluência do Vaso Concepção

Ponto de Comando Gao Wu

Ponto da Estrela do Céu de Ma Dan-Yang


Localização

Na face radial do antebraço, aproximadamente 1,5 cun proximal ao Yangxi IG5, na fenda entre os tendões do braquiorradial e abdutor longo do polegar.

Se o dedo indicador for colocado em Yangxi IG5, na tabaqueira anatômica, e movido diretamente proximalmente sobre toda a extensão do processo estilóide do rádio, o dedo cai na fenda entre os dois tendões.


Agulhamento

Com os dedos de uma mão belisque a pele sobre o ponto, e com a outra agulha transversalmente no sentido proximal ou distal, 0,5 a 1 cun, evitando a veia cefálica.


Ações

Libera o exterior e expele o vento

Promove a função descendente do Pulmão

Pacifica o vento e a fleuma

Beneficia a cabeça e a nuca

Abre e regula o Vaso Concepção

Regula as passagens de água

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Calafrios e febre, congestão e corrimento nasal, pólipos nasais, dilatação das narinas, obstrução dolorosa da garganta, tosse, tosse com catarro, chiado no peito, dispneia, asma, diminuição do Qi e falta de ar, calor no peito e nas costas, calafrios e frio do peito e costas, sudorese, inchaço súbito dos quatro membros, sede, contrafluxo de inversão dos quatro membros.

Dor de cabeça e rigidez do pescoço e nuca, dor de cabeça unilateral, trismo, hemiplegia, desvio da boca e dos olhos, dor de dente, epilepsia, epilepsia de susto na infância, pavor agudo na infância, perda de consciência, vômito de saliva espumosa (aguada), vento obstrução dolorosa, hipertensão.

Retenção de lóquios, retenção do feto morto, incapacidade de falar pós-parto, sangue na urina, micção quente e dolorosa, micção difícil, dor no pênis, dor nos genitais, emissão seminal.

Memória fraca, palpitações, propensão ao riso, bocejos e alongamentos frequentes, tensão no peito e nas costas, plenitude da região costal lateral, abscesso mamário.

Fraqueza ou dor no pulso e na mão, dor no polegar, dor no ombro, calor na palma da mão, malária.


Comentários

O nome deste ponto 'Sequência Quebrada' é um termo antigo para relâmpago. Este nome pode ser entendido de três maneiras:

I. a sensação elétrica que pode ser gerada ao agulhar este ponto,

II. a capacidade do Lieque P7 de limpar o peso e a opressão do peito da mesma forma que uma tempestade de raios limpa o céu, e

III. a bifurcação repentina no canal do pulmão neste ponto. É notável que vários dos pontos de conexão luo (por exemplo, Fenglong E40, Feiyang B58, Dazhong R4) estão localizados em locais onde o canal muda repentinamente de direção e, no caso do Lieque P7, isso A bifurcação o leva quase até o caminho do canal do Intestino Grosso, enfatizando a estreita afinidade desse ponto com o canal Yang pareado do Pulmão.

Lieque P7 foi incluído por Ma Dan-Yang, o grande médico da dinastia Jin, entre os 'onze pontos estelares celestiais', seu agrupamento dos pontos de acupuntura mais vitais, e foi indicado por ele para dor de cabeça unilateral, obstrução dolorosa por vento e dormência de todo o corpo, obstrução da fleuma na parte superior do corpo e trismo. A Gloriosa Antologia de Acupuntura e Moxabustão do autor da dinastia Ming, Gao Wu, inclui o Lieque P7 entre os 'quatro pontos de comando' (para distúrbios da cabeça e nuca). Na Ode do Rio Obstruído, o uso do Lieque P7 é referido como um dos "oito métodos terapêuticos". Nesta descrição da aplicação dos oito pontos confluentes dos vasos extraordinários para afetar sintomas e áreas específicas do corpo, Lieque P7 é indicado para distúrbios da região da cabeça, rebelião e bloqueio de catarro e garganta seca.

A clara ênfase na capacidade do Lieque P7 de tratar a região da cabeça e pescoço em cada um desses três agrupamentos de pontos é surpreendente, uma vez que o canal do Pulmão não ascende acima da garganta. O efeito do Lieque P7 na região da cabeça como um todo pode, no entanto, ser explicado pelos seguintes fatores:

I. a ação do Lieque P7 na expulsão e pacificação do vento cuja natureza é atacar a parte superior do corpo, e

II. a estreita conexão entre o Lieque P7, o ponto de conexão luo do canal do Pulmão, e seu canal do Intestino Grosso relacionado interior-exteriormente, que ascende até a cabeça.

Lieque P7 é um ponto importante no tratamento de distúrbios do vento, sejam de origem exterior ou interior.

De acordo com o Pivô Espiritual16 e as Questões Essenciais "Taiyin é a abertura, Jueyin é o fechamento e Shaoyin é o pivô". O Pulmão (Taiyin), que se comunica diretamente com o exterior através da respiração, e indiretamente através de sua estreita relação com a pele de todo o corpo, é o mais aberto e vulnerável dos Zang ao ataque de patógenos externos. Quando o vento patogênico exterior, em combinação com o calor, frio ou secura, ataca a porção superficial do corpo, tem três efeitos principais:

I. pode obstruir o qi defensivo e prejudicar a função de disseminação do Pulmão, dando origem aos sinais clássicos de um padrão exterior como calafrios e febre, dor de cabeça, dores no pescoço, ombros e costas etc.,

II. pode prejudicar a função descendente do Pulmão, resultando em tosse, sibilos e asma, e

III. pode interferir com a função do Pulmão de regular as passagens de água e fluidos descendentes para a Bexiga, resultando em inchaço agudo dos membros.

Lieque P7 não é apenas o ponto de conexão luo do canal do Pulmão, comunicando-se com o canal Yang do Intestino Grosso, mas também é o ponto onde um ramo do canal primário do Pulmão diverge para se conectar com Shangyang IG1 no dedo indicador. Devido a esta estreita conexão com o canal emparelhado Yang (exterior) do canal do Pulmão, o Lieque P7 é o mais externo dos pontos do canal do Pulmão e é o principal ponto no canal para liberar o exterior, promover a função do Pulmão na dispersão e na descida, e regular as passagens de água. "O vento é caracterizado pela dispersão para cima e para fora".

Este ditado da medicina chinesa significa que o vento tende a atacar as partes superiores e externas do corpo. Além de liberar o vento do exterior, o Lieque P7 é capaz de limpar o vento exterior e interior da cabeça e da parte superior do corpo no tratamento de distúrbios como paralisia facial, trismo, epilepsia, dor de dente e dor de cabeça. Sua capacidade de tratar a cabeça, e em particular a área Yangming facial, reflete novamente sua estreita conexão com o canal do Intestino Grosso, um conceito enfatizado no Guia do Clássico de Acupuntura que afirma que "os pontos de conexão luo estão localizados entre dois canais ... se forem perfurados, os sintomas dos canais relacionados interior-exterior podem ser tratados". A ação de expulsão do vento de Lieque P7 também se reflete em seu uso clássico no tratamento de obstrução dolorosa do vento e dormência de todo o corpo.

A capacidade do Lieque P7 de pacificar o vento interior é complementada por sua ação de fleuma descendente. Catarro (a combinação de vento interior e catarro) é um padrão comum subjacente a distúrbios como epilepsia, trismo, paralisia facial e hemiplegia para os quais este ponto é indicado. Nos distúrbios pulmonares, a falha do Pulmão em disseminar e descer os fluidos corporais resulta em acúmulo de fleuma no tórax e Lieque P7 também é indicado para tosse com fleuma e vômito de saliva espumosa (aguada).

Lieque P7 tem sido um ponto importante no tratamento de dores de cabeça. Embora esta ação possa ser explicada em parte pela capacidade do Lieque P7 de expelir e pacificar o vento, bem como por sua conexão com o canal do Intestino Grosso, este é predominantemente um exemplo dos frutos de longa observação empírica.

Lieque P7 é o ponto confluente do Vaso Concepção, que ascende ao longo da linha média anterior do corpo e está intimamente relacionado com o útero e os órgãos geniturinários. Ao abrir e regular o fluxo de Qi no Vaso Concepção, Lieque P7 é capaz de tratar sintomas como retenção de lóquios e fetos mortos, dores genitais e distúrbios urinários. Seu efeito em uma ampla gama de distúrbios urinários, como sangue na urina e micção quente, dolorosa e difícil, reflete ainda a importante função do Pulmão na regulação das passagens de água, especialmente fluidos descendentes para a Bexiga.

O Lieque P7 compartilha com os outros pontos de conexão luo dos canais Yin (Gongsun BP4, Tongli C5, Dazhong R4, Ligou F5 e Neiguan CS6) a habilidade especial de tratar desordens, e é indicado para propensão ao riso, bocejos e alongamentos freqüentes e principalmente para memória fraca.

No que diz respeito aos distúrbios do canal do Pulmão, Lieque P7 trata o calor nas palmas das mãos e dores no ombro, mas é particularmente importante para a dor da articulação do polegar e do dedo indicador. Para este propósito, é agulhado em direção à mão e manipulado para transmitir sensação à área doente, enquanto para todos os outros propósitos, Lieque P7 é geralmente agulhado proximalmente em direção ao cotovelo.

Finalmente, o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxibustão dá indicações específicas para excesso e deficiência dos pontos de conexão luo. No caso do Lieque P7, são calor no peito e nas costas, sudorese, inchaço súbito dos quatro membros (excesso); calafrios e frio no peito e nas costas, qi diminuído e falta de ar (deficiência).


Combinações

Dispneia aguda: Lieque P7 e Zusanli E36 (Canção dos Pontos).

Edema: Lieque P7, Yanggu ID5, Hegu IG4, Jianshi CS5, Yanglingquan VB34, Yingu R10, Zusanli E36, Ququan F8, Jiexi E41, Xiangu E43, Fuliu R7, Gongsun BP4, Lidui E45, Chongyang E42, Yinlingquan BP9, Weishu B21, Shuifen VC9 e Shenque VC8 (Grande Compêndio).

Vento unilateral (hemiplegia): Lieque P7 e Chongyang E42 (Grande Compêndio).

Dor de cabeça unilateral ou generalizada: Lieque P7 e Taiyuan P9 (Ode de Xi-lzong).

Desvio da boca: Lieque P7 e Dicang E4 (Suplementação de Vida).

Desvio da boca e face: Lieque P7 e Wangu VB12 (Suplementação de Vida).

Medo-epilepsia infantil: Lieque P7 e o ponto luo de conexão do Yangming (Clássico Sistemático).

Dor dos genitais: Lieque P7, Yinlingquan BP9 e Shaofu C8 (Fórmulas para os Vivos).

Calor nas palmas: Lieque P7, Jingqu P8 e Taiyuan P9 (Grande Compêndio).

Malária com tontura e febre: Lieque P7, Houxi ID3, Qiangu ID2 e Shaoze ID1 (Fórmula dos Mil Ducados).

Memória fraca: Lieque P7, Gaohuangshu B43, Shendao VG11 e Youmen R21 (Suplementação de Vida).

Memória fraca: Lieque P7, Xinshu B15, Shenmen C7, Zhongwan VC12, Zusanli E36, Shaohai C3 e moxa Baihui VG20 (Esboço da Medicina).

Risadas frequentes: Lieque P7, Daling CS7, Renzhong VG26 e Yangxi IG5 (Grande Compêndio).

Apunhalar a dor do qi dos dois seios: Taiyuan P9 e Lieque P7 (Canção dos Pontos).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

866 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page