top of page

P2 - Yunmen


Yunmen - Pulmão 2

Portal das Nuvens


Localização

Na face anterolateral do tórax, abaixo da extremidade lateral da clavícula, 6 cun lateral à linha média, no centro da cavidade do triângulo delto-peitoral.

Peça ao paciente que estenda a mão para a frente enquanto você aplica resistência à mão, para enfatizar o triângulo delto-peitoral, e localize Yunmen P2 no centro.


Agulhamento

Inserção da agulha transversa-obliqua até 0,5 a 1 cun.

Atenção: a inserção perpendicular ou oblíqua profunda apresenta um risco substancial de causar um pneumotórax.


Ações

Limpa o calor do pulmão e dissemina e descende o Qi do Pulmão

Dissipa a agitação e a plenitude


Indicações

Tosse, chiado no peito, asma, dispneia com incapacidade de deitar, falta de ar, sensação de opressão e agitação no peito, calor no peito, opressão e dor no peito, aumento do Qi para o coração, dor súbita do coração e abdômen.

Dor na região costal lateral e nas costas, dor nas costas e ombros, dor no ombro com incapacidade de levantar o braço, dor na fossa supraclavicular.

Obstrução dolorosa na garganta, bócio, lesão por frio dando origem a calor persistente nos membros.


Comentários

De acordo com as Questões Essenciais: Yunmen P2 é um dos oito pontos para drenar o calor das extremidades (embora na verdade apenas sete estejam listados, já que Yaoshu VG2 está na linha média) ou seja, Yunmen P2, Jianyu IG15, Weizhong B40 e Yaoshu VG2. Isso se reflete na indicação para este ponto encontrada no Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão "lesão por frio dando origem a calor persistente nos membros".


Combinações:

  • Dor no peito: Yunmen P2, Zhongfu P1, Yinbai BP1, Qimen F14, Feishu B13, Hunmen B47 e Daling CS7 (Fórmula dos Mil Ducados).

  • Dor no ombro com incapacidade de levantar o braço: Yunmen LU-2 e Bingfeng SI-12 (Suplementação de Vida).

  • Dispneia com Qi rebelde, respiração com ombros levantados, incapacidade de sentir o gosto dos alimentos: Yunmen P2, Qihu E13, Tianfu P3 e Shenmen C7 (Fórmula dos Mil Ducados).

  • Obstrução dolorosa na garganta: Yunmen P2, Zhongfu P1, Jianyu IG15, Weizhong B40, Fuliu R7 e Fubai VB10 (Suplementação de Vida).


Observações: imagens adaptadas de Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004



307 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page