top of page

P11 Shaoshang


Shaoshang - Pulmão 11

Metal Novo


Ponto jing (poço) do Canal do Pulmão

Ponto Madeira do Canal do Pulmão

Ponto do Espírito segundo Sun Si Miao


Localização

Na face extensora do polegar, na junção das linhas traçadas ao longo da borda radial da unha e a base da unha, aproximadamente 0,1 cun do canto da unha.


Agulhamento

Inserção perpendicular ou oblíqua direcionada proximalmente de 0,1 a 0,2 cun, ou picada para sangrar.


Ações

Retoma a consciência

Limpa o calor e beneficia a garganta


Indicações

Perda de consciência por insolação, perda de consciência, inversão fria, inversão quente.

Dor de garganta, obstrução dolorosa na garganta, mariposa na garganta infantil, caxumba, língua de flor de lótus, sangramento nasal, lábios secos com desejo de beber, doença febril com calafrios.

Agitação (do Coração) com tosse e dispnéia, plenitude do coração com sudorese, plenitude abaixo do coração, mania, vento de pavor infantil, malária, vômito.

Dor e contração do pulso, dor do polegar, calor das palmas das mãos, obstrução dolorosa da parte superior do braço, dor na frente da orelha.


Comentários

Shaoshang P11 é o ponto jing (poço) do canal do Pulmão, e em comum com muitos dos pontos jing (poço) é um ponto importante para reviver o colapso, sendo indicado para perda de consciência (por insolação) e inversão fria ou quente.

A via interna do canal do Pulmão ascende, em seu ponto mais alto, até a garganta. Como ponto terminal do canal do Pulmão, Shaoshang P11 tem uma ação particularmente forte na extremidade oposta do canal e pode ser agulhado ou picado para sangrar em todos os distúrbios agudos da garganta e tecidos circundantes devido ao excesso de calor e veneno de fogo . Além da simples dor de garganta devido ao ataque do vento-calor exterior, Shaoshang P11 é indicado para caxumba. Para induzir o sangramento mais facilmente de Shaoshang P11, o polegar e os dedos indicadores de uma mão são usados ​​para agarrar e ingurgitar o polegar do paciente, enquanto usa a outra mão para picar o ponto. De acordo com o Mestre Zhu Dan-xi da dinastia Jin-Yuan "a recuperação instantaneamente segue o sangramento". Ambos Shaoshang P11 e Yuji P10 têm um efeito importante na garganta. Em comparação com Yuji P10, que é indicado tanto para excesso quanto para deficiência de calor, o Shaoshang P11 geralmente é usado para condições mais extremas devido apenas ao excesso.

O Clássico das Dificuldades que os pontos jing (poço) tratam da "plenitude abaixo do Coração". A região "abaixo do coração" refere-se especificamente ao ápice do epigástrio, mas muitos dos pontos jing (poço) de fato tratam a estagnação e a plenitude em toda a região do tórax. Shaoshang P11 é indicado para plenitude do Coração e da região abaixo do Coração, acompanhada de sudorese. Sua capacidade de tratar a estase e o calor no Coração é ainda refletida por suas indicações para mania e agitação do Coração. Por esta razão, foi incluído sob seu nome alternativo de Guixin (Fé Fantasma) entre os 'treze pontos fantasmas' de Sun Si-miao para o tratamento de transtorno de mania e epilepsia.


Combinações

Garganta inchada e dolorida: Shaoshang P11, Tiantu VC22 e Hegu IG4 (Grande Compêndio).

Tosse e dispneia: Shaoshang P11 e Daling CS7 (Fórmula dos Mil Ducados).

Rigidez da língua: Shaoshang P11, Yuji P10, Yamen VG15, Erjian IG2, Zhongchong CS9, Yingu R10 e Rangu R2 (Grande Compêndio).

Som de chocalho na garganta: Shaoshang P11, Taichong F3 e Jingqu P8 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Sede por deficiência de sangue: Shaoshang P11 e Quze CS3 (Cem Sintomas).

Vômitos: Shaoshang P11 e Laogong CS8 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Demência: Shaoshang P11, Shenmen C7, Yongquan R1 e Xinshu B15 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page