top of page

P10 Yuji


Yuji - Pulmão 10

Contorno da Barriga do Peixe


Ponto ying (fonte) do Canal do Pulmão

Ponto Fogo do Canal do Pulmão


Localização

Na eminência tenar da mão, em uma depressão entre o ponto médio da diáfise do primeiro metacarpo e os músculos tenares.

Localize e agulha perto da borda do osso metacarpal.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun.


Ações

Beneficia a garganta

Limpa o calor do Pulmão

Desce o Qi rebelde

Harmoniza o Estômago e o Coração


Indicações

Obstrução dolorosa na garganta, dor de garganta, garganta seca, perda de voz.

Tosse com ausência de sudorese, tosse levando a dor hipogástrica ou sacral, tosse acompanhada de soluço, falta de ar com obstrução dolorosa do coração, qi diminuído com obstrução dolorosa do coração, obstrução dolorosa no peito com incapacidade de recuperar o fôlego.

Deficiência de calor, calor no corpo, aversão ao frio, ataque de vento e frio após ingestão de álcool levando a calafrios e febre.

Tossir sangue, vomitar sangue, sangue na urina.

Agitação do Coração, tristeza e medo, raiva e mania, tristeza e raiva com contrafluxo do Qi, obstrução dolorosa do coração com medo e medo.

Língua com saburra amarela, abscesso mamário, dor de dente, lacrimejamento, tontura visual, coceira genital úmida, impotência com distensão abdominal, dor de cabeça, malária, tetania.

Dor abdominal com incapacidade de comer ou beber, distúrbio súbito de agitação, constrição esofágica devido à deficiência de jiao médio, vômitos, deficiência nutricional na infância.

Calor e dor da palma e do polegar, contração do cotovelo com distensão e plenitude do braço.


Comentários

Yuji P10 é a fonte ying e o ponto de fogo do canal do Pulmão. De acordo com o Clássico das Dificuldades, os pontos yinh (fonte) são indicados para o "calor no corpo", e Yuji P10 é eficaz para limpar o calor do canal do Pulmão e do Zang Pulmão.

É uma característica geral dos pontos mais distais dos canais que eles tratam distúrbios da extremidade superior do canal. A via interna do canal do Pulmão sobe até a garganta, e Yuji P10 é um ponto importante para uma ampla gama de distúrbios da garganta caracterizados por calor e secura, seja por deficiência ou excesso, e é indicado para dor, inchaço, congestão e secura da garganta e perda da voz.

O excesso de calor no Pulmão pode ser subdividido em predominância de calor ou predominância de fleuma. Yuji P10 é indicado no primeiro, enquanto pontos como Zhongfu P1 e Chize P5 são preferíveis para o último. Se o calor alojado no Pulmão obstruir a descida do Qi do Pulmão, isso levará à tosse. Se os fluidos do Pulmão forem vaporizados pelo calor, haverá sudorese, enquanto que se o calor do Pulmão queimar e consumir os fluidos, haverá tosse com ausência de suor. A extensão da transpiração, portanto, indica a gravidade do calor.

Em virtude de sua ação na eliminação do calor, o Yuji P10 é igualmente eficaz na eliminação do calor pulmonar decorrente da deficiência de Yin.

Yuji P10 é indicado para distúrbios hemorrágicos que afetam todos os três Jiao. O calor do Pulmão pode ferir os vasos do Pulmão causando tosse com sangue, transmitir para a origem do canal do Pulmão no Estômago causando vômito de sangue, ou transmitir para o Coração e daí para o Intestino Delgado e Bexiga dando origem ao sangue na urina ( que pode ser acompanhada de prurido úmido genital ou impotência).

Yuji P10 é capaz de harmonizar a relação do Pulmão e do Coração, por um lado, e do Pulmão e Estômago, por outro. O Pulmão e o Coração estão mutuamente conectados, portanto, quando há calor no Pulmão, ele entra mais facilmente no Coração. Se o calor do Pulmão agitar no Jiao superior, ele pode transmitir ao Coração causando agitação e distúrbios mentais, como raiva e mania. Alternativamente, se o Qi for deficiente, então o Qi do Pulmão e do Coração será deficiente e incapaz de circular o sangue através do Coração com a conseqüente estase do sangue do Coração. Yuji P10 é indicado para o Qi diminuído, falta de ar e obstrução dolorosa do coração.

O canal do Pulmão se origina no Jiao médio na região do Estômago. Yuji P10 é capaz de:

I. calor claro que transmite para o canal do Estômago causando dor de dente, lacrimejamento ou abscesso mamário,

II. combater a dupla rebelião do qi do pulmão e do estômago manifestando-se como tosse com soluço, e

III. tratar vários distúrbios do estômago, incluindo dor abdominal com incapacidade de comer ou beber, vômitos, deficiência nutricional infantil e constrição esofágica devido à deficiência de jiao médio.

Finalmente, Yuji P10 é um importante ponto local no tratamento da dor e calor da articulação do polegar.


Combinações

Dor de garganta: Yuji P10 e Yemen TA2 (Cem Sintomas).

Garganta seca: Yuji P10 e Taiyuan P9 (Grande Compêndio).

Rigidez da língua: Yuji P10, Shaoshang P11, Yamen VG15, Erjian IG2, Zhongchong CS9, Yingu R10 e Rangu R2 (Grande Compêndio).

Dor de cabeça: Yuji P10, Hegu IG4, Tianchi CS1, Tongziliao VB1, Sibai E2, Tianchong VB9, Sanjiaoshu B22 e Fengchi VB20 (Clássico Sistemático).

Qualquer tipo de escarro com sangue: sedar Yuji P10 e tonificar Chize P5 (Clássico Sistemático).

Vômito com sangue: Yuji P10, Quze CS3 e Shenmen C7 (Grande Compêndio).

Dor do Pulmão e do Coração: Yuji LU-10 e Taiyuan LU-9 (Clássico Sistemático).

Obstrução dolorosa do Coração, tristeza e medo: Yuji P10, Shenmen C7 e Dadun F1 (Grande Compêndio).

Delírios maníacos, medo e susto: Yuji P10, Zhizheng ID7, Hegu IG4, Shaohai C3, Quchi IG11 e Wangu ID4 (Fórmula dos Mil Ducados).

Dor do pênis: Yuji P10, Taixi R3, Zhongji VC3 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Enurese: Yuji P10, Shenmen C7, Taichong F3, Dadun F1 e Guanyuan VC4 (Grande Compêndio). ,

Abscesso mamário: Yuji P10, Xiajuxu E39, Zusanli E36, Xiaxi VB43, Weizhong B40, Zulinqi VB41 e Shaoze ID1 (Grande Compêndio).

Ingestão difícil: Yuji P10, Zhongfu P1, Kunlun B60, Chengman E20 e Zhourong BP20 (Suplementação de Vida).

Ingestão difícil: Yuji P10, Neiguan CS6 e Zusanli E36 (Grande Compêndio).

Contração do cotovelo: Yuji P10, Chize P5, Jianyu IG15, Xiaohai ID8, Jianshi CS5, Daling CS7 e Houxi ID3 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

316 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page