Os fatores de adoecimento e a fitoterapia chinesa – vento (externo e interno) e emoções


Os fatores de adoecimento e a fitoterapia chinesa – vento (externo e interno) e emoções

Vento

O vento é um conceito exclusivo da Medicina Tradicional Chinesa e ele pode ser interno e externo. O vento externo é quando a energia exterior ao indivíduo entra nos meridianos e leva ao desequilíbrio e ao quadro patológico. Por exemplo, quando está ventando em um ambiente externo e esse vento mais frio entra nos meridianos do pescoço e provoca dor de garganta e o início de um resfriado. Nestes casos, o objetivo da fitoterapia é expulsar este vento de volta para o exterior.

O vento interno é aquele que surge por um desequilíbrio interno, especialmente a deficiência de Yin e de Sangue. A maioria dos sintomas do vento interno ocorre na cabeça e na parte superior do corpo, porque o vento gosta de se mover para cima. Problemas comuns causados ​​pelo vento interno são dores de cabeça de enxaqueca e tonturas e vertigens. Na fitoterapia chinesa, existem ervas como Gou Teng (Uncaria rhynchophylla, unha de gato) que ancoram o vento interno, enquanto o Sangue e o Yin podem ser reabastecidos.

Emoções

As emoções tem um papel importante no desenvolvimento das doenças, mas nem todas elas podem ser consideradas ruins ou não naturais.

As emoções podem se tornar uma causa de doença quando ela é persistente e impede a vivência de outros tipos de emoções.

Não existem ervas específicas para ajudar nas emoções, nestes casos, as ervas atuam na busca do reequilíbrio do fluxo de Qi.

#fitoterapia #mtc #acupuntura #terapiascomplementares #medicinaintegrativa

Referências bibliográficas:

Chauhan, C. Chinese Herbal Medicine for Begignners - Over 100 Remedies for Wellness and Balance. Rockridge Press. Emeryville, California. 2020

Yang Y.Chinese Herbal Medicines - Comparisons and Characteristics. Churchill Livingstone. 2010

0 visualização

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.