O elemento Fogo e Terra e a sua relação com os órgãos


O elemento Fogo e Terra e a sua relação com os órgãos

Fogo

O elemento Fogo é um elemento de calor, relacionamentos, alegria, comunicação e conexão com os outros. O elemento Fogo está associado a quatro órgãos: Coração, Intestino Delgado, Pericárdio e Triplo Aquecedor.

O Coração atua como o centro de todos os outros sistemas orgânicos. Ele mantém o ritmo e mantém todos juntos e em harmonia.

O Intestino Delgado é o par Yang do Coração. É o classificador, decidindo o que pode ser usado e o que deve ser filtrado.

O Pericárdio é conhecido como protetor do Coração.

O Triplo Aquecedor, também conhecido como San Jiao, mantém a homeostase do organismo, da temperatura física à temperatura emocional. Os aspectos físicos do San Jiao são divididos em áreas do corpo: Superior, Médio e Inferior. O Jiao Superior está localizado no tórax. O Jiao Médio está localizado no terço médio do corpo, incluindo o tronco e os órgãos do abdômen superior. O Jiao Inferior está localizado no abdome inferior e pelve.

Terra

A Terra é o elemento de nutrição e simpatia, de cuidar de si e dos outros. O elemento Terra corresponde ao Estômago e ao Baço. É o centro do corpo, da digestão e do processamento. É um centro de energia do organismo, porque a energia consumida diariamente é produzida pelo Estômago e pelo Baço. Uma boa digestão é a base para uma boa saúde.

Em muitas situações, a primeira fórmula que todo paciente recebe aborda a força digestiva, para tonificar o elemento Terra e tornar possível a digestão de outras ervas. Quando alguém sofre de baixa energia crônica, o elemento Terra deve estar no topo da lista para suporte.

#fitoterapia #mtc #acupuntura #terapiascomplementares #medicinaintegrativa

Referências bibliográficas:

Chauhan, C. Chinese Herbal Medicine for Begignners - Over 100 Remedies for Wellness and Balance. Rockridge Press. Emeryville, California. 2020

Yang Y.Chinese Herbal Medicines - Comparisons and Characteristics. Churchill Livingstone. 2010

11 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.