top of page

IG4 Hegu


Hegu - Intestino Grosso 4

Ligação de Vale


Ponto yuan (fonte) do canal do Intestino Grosso

Ponto de Comando Gao Wu

Ponto da Estrela do Céu segundo Ma Dan-yang


Localização

No dorso da mão, entre o primeiro e o segundo metacarpo, no ponto médio do segundo metacarpo e próximo à sua borda radial.

Peça ao paciente para apertar o polegar contra a base do dedo indicador e localizar Hegu IG4 no ponto mais alto da protuberância do músculo e aproximadamente ao nível da extremidade da prega.


Agulhamento

I. Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun;

II. Inserção oblíqua direcionada proximalmente 1 a 1,5 cun.

Atenção: contraindicado na gravidez.


Ações

Regula o Qi defensivo e ajusta a transpiração

Expele o vento e libera o exterior

Regula o rosto, olhos, nariz, boca e ouvidos

Ativa o canal e alivia a dor

Induz o trabalho de parto

Restaura o Yang


Indicações

Padrão exterior de vento-frio, calafrios e febre, lesão por frio com grande sede, sudorese copiosa, ausência de sudorese, doença febril com ausência de sudorese, pulso flutuante.

Dor de cabeça, dor de cabeça unilateral, dor de cabeça em toda a cabeça, hipertensão.

Vermelhidão, inchaço e dor nos olhos, visão turva, obstrução visual superficial.

Sangramento nasal, congestão e corrimento nasal, rinite, espirros.

Dor de dente ou dor de cárie dentária no maxilar inferior, úlceras na boca, língua de flor de lótus, língua rachada, língua rígida, lábios não fecham, aperto dos lábios.

Obstrução dolorosa na garganta, traça na garganta infantil, caxumba, perda de voz.

Inchaço da face, desvio da face e da boca, trismo, surdez, zumbido.

Amenorreia, trabalho de parto prolongado, trabalho de parto retardado, retenção de feto morto.

Distúrbio disentérico, deficiência nutricional infantil, vento de pavor na infância, erupção cutânea, malária, mania.

Obstrução dolorosa e distúrbio de atrofia dos quatro membros, hemiplegia, dor nos tendões e ossos, dor no braço, contração dos dedos, dor na lombar

coluna.


Comentários

Hegu IG4 foi incluído por Ma Dan-yang, o grande médico da dinastia Jin, entre os 'onze pontos estelares celestiais', seu agrupamento dos mais vitais pontos de acupuntura, e foi indicado por ele para dor de cabeça, inchaço do rosto, malária com calafrios e febre, cárie dentária, hemorragia nasal e trismo com incapacidade de falar. O autor da dinastia Ming, Gao Wu, em sua obra Gloriosa Antologia de Acupuntura e Moxabustão, também reconheceu a suprema importância deste ponto e o incluiu entre seus 'quatro pontos de comando' (para o rosto e a boca). Algumas centenas de anos depois, ainda é provavelmente o mais conhecido e mais comumente usado dos pontos de acupuntura.

Hegu IG4 é um ponto primário para expelir vento-frio ou vento-calor e liberar o exterior. A este respeito, pode ser útil ver o canal Yang do Intestino Grosso como o reflexo exterior do canal Yin do Pulmão com o qual está acoplado. O Pulmão domina o exterior em virtude de sua função de controlar a pele e os pelos do corpo e espalhar o qi defensivo. O ataque por vento-frio patogênico exterior ou vento-calor que rompe a porção externa do sistema pulmonar, portanto, pode ser tratado através de pontos do canal do Intestino Grosso, principalmente por Hegu IG4. Assim, o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão recomenda este ponto para "lesão por frio, dor de cabeça, coluna rígida e ausência de sudorese". Esta é a apresentação clássica do vento-frio ligando a parte externa do corpo. O princípio básico da medicina chinesa para o tratamento desta condição é liberar o exterior induzindo a transpiração, expulsando assim o patógeno junto com o suor e facilitando a circulação do qi defensivo. De fato, Hegu IG4 também pode ser usado para lesão por qualquer fator patogênico exterior que seja acompanhado de sudorese (neste caso sudorese patológica que não serve para expulsar o fator patogênico).

Esta dupla ação de Hegu IG4 em induzir e parar a transpiração é refletida pelo conselho dado no Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão para reforçar Hegu IG4 e reduzir Fuliu R7 se não houver sudorese, e para reduzir Hegu IG4 e reforçar Fuliu R7 em casos de sudorese copiosa. A explicação desta função aparentemente contraditória é que Hegu IG4 é capaz de regular o Qi defensivo e, portanto, ajustar os poros, qualquer que seja o padrão.

A passagem do Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão citado acima inclui o sintoma de 'grande sede', que claramente não é típico de padrões exteriores (onde a febre e a sede ainda são relativamente leves).

Isso, no entanto, reflete o uso comum de Hegu IG4, especialmente em combinação com Quchi IG11, para reduzir a febre alta de qualquer etiologia.

Hegu IG4 é o ponto mais importante para tratar distúrbios da face e dos órgãos dos sentidos. Isso foi enfatizado em vários clássicos, por exemplo, o Clássico do Dragão de Jade afirma "Hegu IG4 trata todas as doenças da cabeça, rosto, ouvidos, olhos, nariz, bochechas, boca e dentes".

Este ponto é essencial no tratamento de qualquer distúrbio que afete essas áreas - seja agudo ou crônico, quente ou frio, deficiente ou excessivo - mas é menos usado clinicamente para distúrbios dos ouvidos. No que diz respeito às dores de cabeça, o Hegu IG4 é considerado apropriado no tratamento da dor de cabeça em qualquer local devido ao ataque de patógenos externos, e mais particularmente qualquer dor de cabeça frontal (canal Yangming). Na prática clínica, no entanto, é usado ainda mais amplamente, por exemplo, o Clássico do Dragão de Jade recomendou Hegu IG4 para dor de cabeça unilateral ou generalizada.

A afinidade de Hegu IG4 tanto para a testa quanto para o lado da cabeça reflete o fato de que o caminho interno do canal do Intestino Grosso se encontra com o canal da Vesícula Biliar em Yangbai VB14, Xuanlu VB5 e Xuanli VB6. Hegu IG4 é considerado como tendo uma habilidade particular de aliviar a dor, especialmente nas áreas discutidas acima, e é um ponto comumente usado na analgesia de acupuntura. De acordo com a medicina chinesa, a dor do tipo excesso surge quando a circulação prejudicada do qi e do sangue leva à estagnação.

Isso é expresso no ditado "sem movimento há dor, com movimento não há dor". A habilidade especial de Hegu IG4 para tratar a dor é explicada por a afirmação no Pivô Espiritual "O canal Yangming é abundante em Qi e sangue". Isso enfatiza a capacidade particular de pontos no Intestino Grosso e Estômago (Yangming) canais para promover a circulação do Qi e do sangue e, assim, dissipar a obstrução e parar a dor, por exemplo, em distúrbios dolorosos, como obstrução dolorosa.

No entanto, a abundância de qi e sangue nos canais yangming do braço e do pé significa que seus pontos não são apenas importantes para dissipar a estagnação, mas também para tonificar o Qi e sangue nos canais e, assim, trazer nutrição aos membros em caso de distúrbio de atrofia e hemiplegia. Na prática, Hegu IG4 é comumente combinado com Jianyu IG15 e Quchi IG11 no método de associação de pontos 'cadeia e trava' para dor, paralisia ou atrofia do membro superior.

Hegu IG4 bilateral e Taichong F3 são conhecidos como os Quatro Portões. Esta combinação apareceu pela primeira vez na Ode aos Mistérios Elucidados que dizia "para frio e calor com obstrução dolorosa, abra os Quatro Portões". O texto continua sugerindo que os pontos de origem do Yuan dos seis canais Yang emergem nos quatro portões. Como um princípio fundamental para tratar a obstrução dolorosa é selecionar pontos dos canais Yang, isso ajuda a explicar por que esses dois pontos são considerados tão eficazes no tratamento da obstrução dolorosa.

Posteriormente, o uso dos Quatro Portões foi estendido para tratar uma variedade de distúrbios envolvendo dor e espasmo. Esta é uma combinação elegante. Hegu IG4 na extremidade superior situa-se no amplo vale entre o primeiro e segundo metacarpos, enquanto Taichong F3 na extremidade inferior situa-se no amplo vale entre o primeiro e o segundo metatarsos. Hegu IG4, o ponto yuan (fonte), pertence ao canal Yangming que é 'abundante em Qi e sangue' enquanto Taichong F3, o shu (corrente) e yuan (fonte) ponto do canal do Fígado, tem a função de espalhar o Qi. Juntos, eles são capazes de ativar o qi e o sangue e garantir sua passagem livre e suave por todo o corpo.

Hegu IG4 tem uma forte ação na promoção do trabalho.

A Ode a Elucidar Mistérios conta como o príncipe herdeiro da dinastia Song, em uma disputa com o médico Xu Wen-bai sobre se uma mulher grávida estava carregando uma menina ou

gêmeos, ordenou que sua barriga fosse aberta para descobrir. Xu Wen-bai implorou para usar suas agulhas em vez disso, e ao reduzir Zusanli E36 e reforçar Hegu IG4 dois bebês

emergiu. Devido à sua forte ação de induzir o parto, e até mesmo promover a expulsão de um feto morto, Hegu IG4 é contraindicado na gravidez.

Finalmente Hegu IG4 é citado na Canção das Nove Agulhas para o Retorno do Yang, para o tratamento do colapso do Yang caracterizado por perda de consciência, aversão ao frio, contrafluxo frio dos membros, lábios roxos etc.


Combinações

Pouco suor: reforçar Hegu IG4, reduzir Fuliu R7.

Sudorese copiosa: primeiro sede Hegu IG4 e depois tonifique Fuliu R7 (Grande Compêndio).

Lesão por frio com ausência de sudorese: Hegu IG4 (tonificar), Neiting E44 (sedar), Fuliu R7 (sedar) e Bailao (Ex-HN-15) (Grande Compêndio).

Lesão por frio com sudorese: Hegu IG4 (sedar), Neiting E44 (sedar), Fuliu R7 (tonificar) e Bailao (Ex-HN-15) (Grande Compêndio).

Lesão por frio com grande calor que não retrocede: sedar Hegu IG4, Quchi IG11, Xuanzhong VB39, Zusanli E36, Dazhui VG14 e Yongquan R1 (Grande Compêndio).

Doenças da cabeça, face, ouvidos, olhos, boca e nariz: Hegu IG4 e Quchi IG11 (Doenças Diversas).

Dor de cabeça: Hegu IG4, Tianchi CS1, Tongziliao VB1, Yuji P10, Sibai E2, Tianchong VB9, Sanjiaoshu B22 e Fengchi VB20 (Clássico Sistemático).

Dor de cabeça unilateral ou generalizada: Hegu IG4, Sizhukong TA23 e Fengchi VB20 (Grande Compêndio).

Vento frontal unilateral ou generalizado: Hegu IG4, Baihui VG20, Qianding VG21, Shenting VG24, Shangxing VG23, Sizhukong TA23, Fengchi VB20, Zanzhu B2 e Touwei E8 (Grande Compêndio).

Vento de cabeça e tontura: Hegu IG4, Fenglong E40, Jiexi E41 e Fengchi VB20 (Grande Compêndio). Vento de cabeça com sensação de divisão, dor entre a sobrancelha e o olho: Hegu IG4, Yangbai VB14 e Jiexi E41 (Clássico do Dragão de Jade). Dor de cabeça e nuca: Hegu IG4, Houding VG19 e Baihui VG20 (Grande Compêndio). Escurecimento da visão: Hegu IG4, Yanglao ID6 e Quchai B4 (Suplementando a Vida). Obstrução ocular interna: Hegu IG4, Tongziliao VB1, Zulinqi VB41 e Jingming B1 (Grande Compêndio). "Quando Jingming B1 é ineficaz no tratamento de doenças do olho, combine-o com Hegu IG4 e Guangming VB37" (Ode de Xi-lzong). Obstrução visual superficial: Hegu IG4, Jingming B1 e Sibai E2 (Grande Compêndio). Perda da voz: Hegu IG4, Yongquan R1 e Yangjiao VB35 (Clássico Sistemático). Dor de garganta inchada: Hegu IG4, Shaoshang P11 e Tiantu VC22 (Grande Compêndio). Pólipos nasais e congestão e secreção nasal: Hegu IG4 e Taichong F3 (Canção dos Pontos). Olhos vermelhos e sangramento nasal: Hegu IG4, Toulinqi VB15 e Taichong F3 (Canção dos Pontos). Sangramento do nariz: Hegu IG4 e Tianfu P3 (Cem Sintomas). Rinite com secreção nasal clara: Hegu IG4, Fengmen B12, Shenting VG24, Zanzhu B2, Yingxiang IG20, Zhiyin B67 e Futonggu R20 (Fórmulas dos Mil Ducados). Surdez: Hegu IG4, Zulinqi VB41 e Jinmen B63 (Canção dos Pontos). Otite purulenta com secreção: Hegu IG4, Yifeng TA17 e Ermen TA21 (Grande Compêndio). Inchaço, dor e vermelhidão da orelha: Hegu IG4, Tinghui VB2 e Jiache E6 (Grande Compêndio). Comichão e inchaço da face: Hegu IG4 e Yingxiang IG20 (Ode de Xi-hong).

Inchaço da face e abdômen: Hegu IG4, Zhongfu P1 e Jianshi CS5 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Desvio da boca e do olho: Hegu IG4, Jiache E6, Dicang E4, Renzhong VG26, Chengjiang VC24 e Tinghui VB2 (Suplemento Ilustrado).

Mania súbita: Hegu IG4, Jianshi CS5 e Houxi ID3 (Grande Compêndio).

Maníaco delirando de medo e pavor: Hegu IG4, Yuji P10, Zhizheng ID7, Shaohai C3, Quchi IG11 e Wangu ID4 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Trava após insolação: reduzir Hegu IG4, Jiache E6, Renzhong VG26, Baihui VG20 e Chengjiang VC24 (Grande Compêndio).

Perda de consciência por insolação: Hegu IG4, Renzhong VG26 e Zhongchong CS9. Se isso for ineficaz, agulha Yamen VG15 e Dadun F1 (Grande Compêndio).

Entrega difícil: reforçar Hegu IG4, reduzir Sanyinjiao BP6 e Taichong F3 (Grande Compêndio).

Ausência de lactação: Hegu IG4, Shaoze ID1 e Shanzhong VC17 (Grande Compêndio).

Prolapso do reto: Hegu IG4, Dachangshu B25, Baihui VG20, Changqiang VG1, Jianjing VB21 e Qichong E30 (Compilação).

Distúrbio disentérico: Hegu IG4 e Zusanli E36; se for grave, adicione Zhonglushu B29 (Canção dos Pontos). "Para frio e calor com obstrução dolorosa, abra os Quatro Portões" [Hegu IG4 e Taichong F3 (Ode a Elucidar Mistérios).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004



1.768 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page