top of page

IG3 Sanjian


Sanjian - Intestino Grosso 3

Terceiro Interstício


Ponto shu (corrente) do Canal do Intestino Grosso

Ponto Madeira do Canal do Intestino Grosso


Localização

No lado radial do dedo indicador, na depressão substancial proximal à cabeça do segundo osso metacarpal.

Este ponto é mais fácil de localizar quando a mão é fechada em punho.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 2 cun, direcionada para Houxi ID3. Nota: agulha com a mão em punho frouxo, com os ossos metacarpais no mesmo plano. Isso é especialmente importante ao agulhar profundamente no lado oposto da mão.


Ações

Expulsa vento e calor

Limpa o calor e beneficia a garganta e os dentes

Dissipa a plenitude e trata a diarreia


Indicações

Obstrução dolorosa na garganta, obstrução da garganta, dor de dente na mandíbula inferior, dor de dentes em decomposição, protrusão da língua, dor ocular aguda, lábios e boca secos e queimados, sangramento nasal, rinite, zumbido, embotamento e febre.

Diarréia fria ou úmida, borborigmo, sonolência, lesão por frio com água ligando o tórax e a região costal lateral, susto, plenitude do tórax, malária.

Rigidez aguda do pescoço, vermelhidão e inchaço do dorso da mão, dificuldade em flexionar e estender os dedos.


Comentários

Em comum com muitos dos pontos distais do canal do Intestino Grosso, Sanjian IG3 expele vento-calor e calor do canal Yangming das partes superiores do canal, sendo indicado para sintomas como dor e inchaço da garganta, lábios e boca ressecados e queimados, calafrios e febre e sangramento nasal. No que diz respeito à dor de dente e dor de cárie dentária, Zhu Dan-xi da dinastia Jin-Yuan recomendou a aplicação de moxabustão a Sanjian IG3 para dor de dente da mandíbula inferior (e a Shousanli IG10 para dor de dente do maxilar superior), enquanto na prática clínica moderna, alguns médicos chineses preferem Sanjian IG3 em vez de Hegu IG4 para o tratamento de dor de dente severa ou recalcitrante.

É uma característica dos três canais Yang da mão (Intestino Grosso, Intestino Delgado e Triplo Aquecedor) que relativamente poucos de seus pontos são indicados para distúrbios de seu Fu correspondente, por exemplo, pontos do canal do intestino delgado são notáveis ​​pela ausência de indicações de distúrbios intestinais. Em contraste, os pontos he (mar) inferiores que são atribuídos a esses três canais no membro inferior (Shangjuxu E37 para o Intestino Grosso, Xiajuxu E39 para o Intestino Delgado e Weiyang B39 para o Triplo Aquecedor) são muito usados clinicamente para distúrbios do Fu. No caso do canal do Intestino Grosso, entretanto, vários pontos, incluindo Sanjian IG3, são classicamente indicados para borborigmo e diarreia. No entanto, pontos do canal do Intestino Grosso são pouco utilizados para esse fim na prática clínica e aparecem em relativamente poucas combinações clássicas para o tratamento de distúrbios intestinais.

Segundo o Clássico das Dificuldades, os pontos shu (corrente) são indicados para "peso do corpo e dores nas articulações". Sanjian IG3 é um importante ponto local para o tratamento de distúrbios dos dedos (especialmente os dedos indicador e médio) e dorso da mão. É frequentemente combinado com Houxi ID3 no tratamento de rigidez, inchaço e dor dos cinco dedos, e como Houxi ID3, cuja localização espelha, também é indicado (embora menos usado clinicamente) para rigidez aguda do pescoço.

Finalmente, como Erjian IG2, Sanjian IG3 é indicado para sintomas como sonolência e medo.


Combinações

Dor por cárie dentária: Sanjian IG3, Daying E5 e Zhengying VB17 (Preservando a Vida).

Erosão, calor e secura da boca: Sanjian IG3, Laogong CS8, Shaoze ID1 e Taichong F3 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Obstrução da garganta: Sanjian IG3 e Jianshi CS5 (Grande Compêndio).

Sonolência: Sanjian IG3 e Erjian IG2 (Suplementação de Vida).

Sonolência sem desejo de mover os quatro membros: Sanjian IG3, Sanyangluo TA8, Tianjing TA10, Zuwuli F10 e Lidui E45 (Fórmulas de Mil Ducados).

Borborigmo e diarreia: Sanjian IG3, Shenque VC8 e Shuifen VC9 (Grande Compêndio).

Dor no ombro e nas costas, taxação do vento [obstrução dolorosa crônica que leva à exaustão do Qi e do sangue]: Sanjian IG3 e Shenshu B23 (Ode de Xi-hong).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page