top of page

IG20 Yingxiang


Yingxiang - Intestino Grosso 20

Perfumes Recebidos


Ponto de encontro dos canais do Intestino Grosso e do Estômago


Localização

No sulco nasolabial, ao nível do ponto médio da borda lateral da asa nasal.


Agulhamento

Inserção transversal medio-superiormente 0,3 a 0,5 cun ou junta-se ao Bitong (Ex-HN-14) no ponto mais alto do sulco nasolabial.

Nota: de acordo com alguns textos clássicos e modernos, este ponto é contraindicado à moxabustão.


Ações

Abre as passagens nasais

Expele o vento e limpa o calor


Indicações

Congestão nasal, congestão e secreção nasal, rinite, secreção nasal profusa, perda do olfato, pólipos nasais, feridas nasais, espirros, sangramento nasal.

Desvio da boca, inchaço e coceira da face, dor e inchaço do lábio, calor e vermelhidão dos olhos, dispneia, vermes redondos no ducto biliar.


Comentários

Como o próprio nome indica, Yingxiang IG20 é o principal ponto local para o tratamento de todos os distúrbios do nariz. Como tal, é o principal ponto local para o tratamento das categorias de doenças chinesas de 'bi yuan', 'bi qiu', pólipos nasais e feridas. Bi yuan (literalmente 'piscina nasal', mas traduzido neste texto como congestão e corrimento nasal) corresponde mais ou menos à sinusite e engloba sintomas como corrimento nasal fino ou grosso e nariz entupido e entupido, comumente acompanhado de dor e perda da sensação de cheiro e sabor. Bi qiu (traduzido neste texto como rinite) também inclui rinite alérgica e engloba sintomas como espirros, corrimento nasal e coceira.

O canal Yangming rege a área facial, e o Yingxiang IG20, ponto de encontro dos canais do Intestino Grosso e do Estômago, é capaz de expulsar o vento e o calor do rosto como um todo. É particularmente indicado para inchaço e coceira do rosto, bem como para dor e inchaço do lábio, calor e vermelhidão dos olhos e desvio da boca.

Nos últimos anos este ponto, agulhado junto com o Sibai E2, tem sido muito utilizado para controlar a dor da ascaridíase biliar. Este distúrbio, que é endêmico na China, é transmitido pela ingestão de vegetais crus contaminados fertilizados por 'solo noturno' humano. Se os vermes, que crescem na vesícula biliar, passam para o ducto biliar, há dor intensa semelhante à da colelitíase. O primeiro passo no tratamento é agulhar de Yingxiang IG20 até Sibai E2 com forte manipulação. Isso geralmente é eficaz para controlar a dor em um ou dois minutos. Pontos adicionais no corpo são usados ​​para consolidar o efeito, enquanto a fitoterapia é usada posteriormente para eliminar os vermes.


Combinações

Congestão nasal com incapacidade de distinguir o perfumado do sujo: Yingxiang IG20, Shangxing VG23, Wuchu B5 e Kouheliao IG19 (Grande Compêndio).

Rinite com secreção nasal clara: Yingxiang IG20, Hegu IG4, Fengmen B12, Shenting VG24, Zanzhu B2, Zhiyin B67 e Futonggu R20 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Rinite com sangramento nasal: Yingxiang IG20, Erjian IG2 e Fengfu VG16 (Grande Compêndio).

Comichão e inchaço da face: Yingxiang IG20 e Hegu IG4 (Ode de Xi-hang).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

606 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page