top of page

IG 11 Quichi


Quchi - Intestino Grosso 1

Lago Encurvado


Ponto He (Mar) e Terra do canal do Intestino Grosso

Ponto Fantasma do Sun Si-miao

Ponto da Estrela do Céu segundo Ma Dan-yang


Localização

No cotovelo, a meio caminho entre Chize P5 e o epicôndilo lateral do úmero, na extremidade lateral da prega cubital transversa.

Este ponto deve estar localizado com o cotovelo flexionado.


Agulhamento

Inserção perpendicular de 1 a 1,5 cun, ou unida por agulhamento ao Shaohai C3.


Ações

Limpa o calor

Esfria o sangue, elimina o vento, drena a umidade e alivia a coceira

Regula o Qi e o sangue

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Febre alta que não cede, lesão por resfriado com febre residual que não cede, sede com sudorese ao beber e pele seca e quente quando não bebe, malária.

Obstrução dolorosa na garganta, perda da voz, dor de dente, vermelhidão e dor nos olhos, lacrimejamento, dor na frente do ouvido.

Agitação e opressão do peito, distúrbios maníacos, memória fraca, protrusão da língua, tontura, hipertensão, bócio, escrófula.

Erisipela, urticária, erupção cutânea, pele seca, pele escamosa, coceira na pele, herpes zoster, dor e coceira em todo o corpo como se tivesse sido picado por insetos, feridas de cravo nas costas.

Distensão e dor abdominal, vômitos e diarreia, perturbações disentéricas, amenorreia.

Dormência da parte superior do braço, obstrução dolorosa, obstrução dolorosa do vento, hemiplegia, espasmo, contração, imobilidade e dor do cotovelo e ombro, emaciação e fraqueza do cotovelo, vermelhidão e inchaço do braço, distúrbio de atrofia dos membros inferiores, dor e inchaço do tornozelo.


Comentários

Quchi IG11 foi incluído por Ma Dan-yang, o grande médico da dinastia Jin, entre as onze estrelas do céu, seu agrupamento dos pontos de acupuntura mais vitais. É um ponto poderoso e essencial no tratamento de febres e calor no corpo, doenças de pele, hipertensão e distúrbios do braço.

O canal Yangming ou 'brilho yang' é considerado particularmente repleto de Yang Qi, e os pontos do canal do Intestino Grosso estão entre os pontos mais importantes para eliminar o excesso de Yang na forma de calor. Quchi IG11 é o ponto principal do canal e, de fato, um dos pontos principais do corpo, para limpar o calor e o fogo. É usado em todos os casos de febre devido ao excesso de calor quando os fatores patogênicos penetraram nos níveis de Yangming ou Qi e os calafrios não estão mais presentes. A este respeito, pode ser comparado ao Hegu IG4, que é usado principalmente quando os fatores patogênicos ainda estão no exterior na forma de vento-frio ou vento-calor, quando a febre é moderada e quando os calafrios são ainda presente. Na prática clínica, ambos os pontos são comumente usados ​​em conjunto para controlar muitos tipos diferentes de febre. Como Hegu IG4 e outros pontos do canal do Intestino Grosso, Quchi IG11 também é usado para limpar o calor do canal Yangming na cabeça, seja afetando a garganta, olhos ou dentes, e é indicado para inchaço e dor de garganta, vermelhidão e dor nos olhos, lacrimejamento e dor de dente. Como Yangxi IG5, é capaz de limpar o fogo Yangming que transmite ao Coração e ao espírito, e é indicado para agitação e opressão do peito, transtorno de mania e protrusão da língua. Por esta razão, sob seu nome alternativo de Guitui (Perna Fantasma) Quchi IG11 foi incluído por Sun Si-miao entre seus 'treze pontos fantasmas' para o tratamento de transtorno de mania e epilepsia.

De acordo com o Pivô Espiritual "Quando a doença está no Yang dentro do Yang [pele], agulhe os pontos he (mar) dos canais Yang". Embora isso não seja aplicável em todos os casos, é notável que Quchi IG11 e Weizhong B40, os pontos he (mar) dos canais do Intestino Grosso e Bexiga, respectivamente, são dois dos pontos mais importantes no tratamento de doenças de pele. Quchi IG11 é classicamente indicado para uma variedade de doenças da pele, como erisipela, urticária, erupção cutânea, herpes zoster, feridas de cravo e pele seca, escamosa e com coceira. Isso reflete a capacidade de Quchi IG11 de expulsar o vento, resolver a umidade e limpar o calor, o fogo e o veneno de fogo, os principais componentes dos distúrbios da pele do tipo excesso. Na prática clínica moderna, no entanto, a acupuntura é usada como terapia primária em relativamente poucas doenças dermatológicas (o lugar de destaque é dado à fitoterapia), e é considerada de valor principalmente no tratamento da urticária, herpes zoster e coceira da pele. pele.

De acordo com o Classic das Dificuldades, os pontos he (mar) são eficazes no tratamento de "contrafluxo de Qi e diarréia", enquanto o Pivô Espiritual diz que "em distúrbios do Estômago e em distúrbios resultantes de comer e beber irregulares, selecione o ponto he (mar)". Apesar de não ter uma aplicação tão ampla no tratamento desses distúrbios como Shangjuxu E37, o ponto he (mar) inferior do Intestino Grosso, Quchi IG11 é indicado para vômitos e diarreia, bem como dor abdominal, e é um ponto essencial no tratamento do transtorno disentérico, principalmente quando acompanhado de febre. Na prática clínica moderna é muito utilizado para disenteria bacilar.

Nos últimos tempos, Quchi IG11 tem sido amplamente utilizado no tratamento da hipertensão, muitas vezes em combinação com Zusanli E36. A hipertensão como categoria não existia na medicina tradicional, sendo suas manifestações clínicas incluídas nas categorias de cefaleia, tontura etc., e o efeito da redução desses pontos para baixar a pressão arterial excessivamente elevada é uma interpretação moderna da afirmação do Pivô Espiritual "canais Yangming são abundantes em Qi e sangue".

Quchi IG11 é um ponto importante no tratamento de distúrbios de todo o membro superior. De acordo com Ma Dan-yang "Quchi IG11 é excelente para tratar a dor do cotovelo, hemiplegia com incapacidade de fechar a mão, incapacidade de puxar um arco e flacidez dos tendões para que uma pessoa não possa pentear o cabelo" . Quchi IG11 pode resolver a obstrução no canal resultando em dor e obstrução dolorosa, e ao regular o Qi e o sangue pode fortalecer e nutrir em todos os casos de fraqueza do braço, como distúrbio de atrofia. É um ponto vital no tratamento da hemiplegia após insolação, e para espasmo do membro superior de qualquer etiologia, e para isso é:

I. comumente combinado com Jianyu IG15 e Hegu IG4 no método de associação de ponto 'cadeia e trava', e

II. unido por meio de agulhamento para Shaohai C3. Esta última técnica reflete a importância do Shaohai C3 como ponto no tratamento de distúrbios do braço, bem como a observação clínica de que enquanto os pontos dos canais Yang são enfatizados no tratamento de distúrbios de atrofia e hemiplegia, melhores resultados são obtidos quando alguns pontos dos canais Yin também estão incluídos na prescrição de pontos.

Finalmente, vale a pena notar que, apesar de seu status de ponto 'mãe' do canal do Intestino Grosso, a única aplicação tonificante de Quchi IG11 é nutrir o membro superior dessa maneira, todas as outras ações sendo para reduzir excesso de fatores patogênicos de vários tipos.


Combinações

Febre: Quchi IG11 e Shaochong C9 (Cem Sintomas).

Lesão por frio com grande calor que não retrocede: reduzir Quchi IG11, Xuanzhong VB39, Zusanli E36, Dazhui VG14, Yongquan R1 e Hegu IG4 (Grande Compêndio ).

Malária com muito calor e pouco frio: Quchi IG11, Dazhui VG14, Houxi ID3 e Jianshi CS5 (Grande Compêndio).

Malária com muito frio e pouco calor: Quchi IG11 Dazhui VG14 e Houxi ID3 (Grande Compêndio).

Doenças da cabeça, face, ouvidos, olhos, boca e nariz: Quchi IG11 e Hegu IG4 (Doenças Diversas).

Dor de dente com aversão ao frio: Quchi IG11, Daying E5, Quanliao ID18 e Tinghui VB2 (Fórmulas) dos Mil Ducados.

Delírios maníacos, medo e susto: Quchi IG11, Yuji P10, Zhizheng ID7, Hegu IG4, Shaohai C3 e Wangu ID4 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Hemiplegia: Quchi IG11 e Yanglingquan VB34 (Cem Sintomas).

Vento unilateral (hemiplegia): Quchi IG11, Yanglingquan VB34 e Huantiao VB30 (Suplementação da Vida).

Insolação com alteração unilateral e dor incessante: Quchi IG11, Jianyu IG15, Xuanzhong VB39, Taixi R3, Zusanli E36 e Kunlun B60 (Grande Compêndio).

Distúrbio de atrofia e dormência do braço: Quchi IG11, Waiguan TA5 e Tianjing TA10 ( Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor de cotovelo, às vezes fria: Quchi IG11, Guanchong TA1, Shousanli IG10, Zhongzhu TA3, Yanggu ID5 e Chize P5 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor e frio no braço: Quchi IG11, Xialian IG8 e Jianjing VB21 (Grande Compêndio).

Dor e peso no ombro com incapacidade de levantar o braço: Quchi IG11 e Tianliao TA15 (Suplementação de Vida).

Incapacidade de dobrar o cotovelo e os dedos: Quchi IG11, Shousanli IG10, Waiguan TA5 e Zhongzhu TA3 (Grande Compêndio).

Contração do braço com tensão dos tendões de ambas as mãos resultando na incapacidade de abrir as mãos: Quchi IG11, Chize P5, Yangchi TA4, Hegu IG4 e Zhongzhu TA3 (Grande Compêndio).

Contração do cotovelo com dor: Chize P5 unido a Quchi IG11 (Ode do Dragão de Jade).

Dor do antebraço: Quchi IG11 e Jianjing VB21 (Ode a Elucidar Mistérios).

Dor no antebraço: Quchi IG11, Shousanli IG10 e Houxi ID3 (Suplementação de Vida).

Hipertensão: Quchi IG11, Renying E9 e Zusanli E36.

Hipertensão: Quchi IG11, Renying E9, Baihui VG20 e Taichong F3.

Disenteria bacilar: Quchi IG11, Shangjuxu E37 e Tianshu E25.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

822 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page