top of page

ID8 Xiaohai



Xiaohai - Intestino Delgado 8

Mar Pequeno


Ponto he-mar do Canal do Intestino Delgado

Ponto Terra do canal do Intestino Delgado


Localização

Na depressão entre a ponta do processo olecraniano da ulna e a ponta do epicôndilo medial do úmero.


Agulhamento

I. Inserção oblíqua distal ou proximal 0,5 a 1 cun;

II. Inserção perpendicular 0,3 a 0,5 cun.

Atenção: o nervo ulnar encontra-se profundamente a este ponto.


Ações

Limpa o calor e dissipa o inchaço

Acalma o espírito

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Escrófula, inchaço e dor na garganta, inchaço da bochecha, inchaço das gengivas, inchaço e dor no cotovelo e axila, dor de dente, cárie dentária, tontura, dor de cabeça, surdez, olhos amarelos, malária.

Epilepsia, protrusão da língua, espasmo clônico, caminhada louca, agitação do coração.

Dor no pescoço, dor no pescoço com irradiação para o cotovelo, dor na escápula, dor na face póstero-lateral do ombro, dor na parte superior do braço e cotovelo, incapacidade de elevar os quatro membros, dor lombar com irradiação para o hipogástrio, dor abdominal inferior.


Comentários

Xiaohai ID8 é o ponto he-mar e Terra do canal do Intestino Delgado. Apesar dessas características importantes, é um ponto de uso relativamente infrequente, refletido por sua aparência em muito poucas combinações clássicas. É indicado para diversos tipos de inchaço envolvendo gengivas, garganta, bochecha, cotovelo e axila, bem como escrófulas do pescoço ou axila. Clinicamente, no entanto, é usado principalmente para dor da escápula e do aspecto póstero-lateral do ombro, braço e cotovelo. Assim como Zhizheng ID7, Xiaohai ID8 também é capaz de regular seu Zang do Coração acoplado e é indicado para distúrbios como epilepsia, protrusão da língua (onde a língua é repetidamente empurrada para fora da boca como a língua de uma cobra), caminhada louca e agitação do Coração.

Por fim, vale ressaltar que apesar de ser o ponto he-sea do Intestino Delgado, Xiaohai ID8 não possui ação significativa em seu respectivo Fu. Isso reflete a contradição essencial de que, enquanto os Fu do intestino delgado e grosso estão localizados no Jiao inferior, seus canais correm ao longo do membro superior. Como consequência, os pontos desses canais têm relativamente pouca ação sobre o Fu, e os distúrbios do Intestino Delgado são tratados por pontos como Xiajuxu E39 ou Xiaochangshu B27, os pontos he-mar inferior e shu-dorsais do Intestino Delgado respectivamente.


Combinações

Contração do cotovelo: Xiaohai ID8, Chize P5, Jianyu IG15, Jianshi CS5, Daling CS7, Houxi ID3 e Yuji P10 (Grande Compêndio).

Dor das gengivas: Xiaohai ID8 e Jiaosun TA20 (Grande Compêndio).

Convulsões epilépticas, caminhada louca, incapacidade de dormir, agitação do Coração: Xiaohai ID8, Houxi ID3, Zanzhu B2 e Qiangjian VG18 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

171 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page