top of page

ID7 Zhizheng


Zhizheng - Intestino Delgado 7

Membro de Apoio


Ponto de conexão luo do canal do Intestino Delgado


Localização

Em uma linha conectando Yanggu ID5 e Xiaohai ID8, 5 cun proximal a Yanggu ID5, no sulco entre a borda anterior da ulna e o ventre muscular do flexor ulnar do carpo.

Este ponto deve ser localizado e agulhado com o paciente deitado de costas e com o braço em decúbito dorsal ou apoiado no peito.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun.


Ações

Limpa o calor e libera o exterior

Acalma o espírito

Ativa o canal e alivia a dor

Beneficia as articulações dos dedos


Indicações

Doença febril, calafrios e febre, febre com dores no pescoço e lombar e desejo de beber.

Mania-depressão, medo e susto, tristeza e ansiedade, transtorno de Zang inquieto.

Dor de cabeça, tontura, tontura visual, visão turva, obstrução visual superficial.

Fraqueza dos quatro membros, as cinco tensões, rigidez do pescoço, contração do cotovelo, frouxidão das articulações e incapacidade de mover o cotovelo, dor intensa em todos os dedos, incapacidade de segurar com firmeza, incapacidade de fechar o punho, verrugas .


Comentários

Zhizheng ID7 tem três ações principais. Em primeiro lugar, uma vez que o Intestino Delgado pertence ao canal taiyang (o mais externo dos seis canais e, portanto, o primeiro a ser atacado por fatores patogênicos externos), Zhizheng ID7 em comum com muitos pontos do canal do Intestino Delgado é capaz de liberar o exterior . É usado principalmente em casos de patógenos de calor externo que dão origem a doença febril, e é especialmente indicado quando o início é caracterizado por dor cervical e lombar.

Em segundo lugar, Zhizheng ID7 é o ponto de conexão luo do canal do Intestino Delgado de onde o canal de conexão luo do Intestino Delgado se espalha para se juntar ao canal do Coração.

Isso está refletido no nome deste ponto 'Ramo do Reto', sendo o 'reto' o canal do Coração. O Guia para os Clássicos da Acupuntura afirma que "os pontos de conexão luo estão localizados entre dois canais... acalma o espírito e é indicado para mania-depressão, medo e susto, e tristeza e ansiedade.Os Métodos de Acupuntura e Moxibustão do Espelho Dourado da Medicina recomenda mais especificamente o Zhizheng ID7 para depressão e amarração de todas as sete emoções.

Em terceiro lugar, Zhizheng ID7 é capaz de regular o canal do Intestino Delgado na região da cabeça (dor de cabeça e tontura), olhos (visão turva, obstrução visual superficial, tontura visual), cotovelo (contração do cotovelo) e especialmente os dedos (dor intensa de todos os dedos, incapacidade de segurar com firmeza, incapacidade de fechar o punho).

O princípio de selecionar pontos distais para tratar distúrbios dos membros, tronco e cabeça é fundamental para a prática da acupuntura e, como os doze canais primários fluem para ou das mãos e pés, há uma profusão de pontos distais para escolher. No tratamento de distúrbios das próprias mãos e pés, no entanto, por definição, não há pontos distais, e há relativamente poucos pontos proximais que afetam essas áreas. Zhizheng ID7 é, portanto, notável por sua ação nos dedos e na mão.

Finalmente, o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão dá indicações específicas para excesso e deficiência dos pontos de conexão luo. No caso de Zhizheng ID7, são frouxidão das articulações e incapacidade de mover o cotovelo (excesso); verrugas (deficiência).


Combinações

Delírios maníacos, medo e susto: Zhizheng ID7, Yuji P10, Hegu IG4, Shaohai C3, Quchi IG11 e Wangu ID4 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Tontura visual e dor de cabeça: Zhizheng ID7 e Sanjiaoshu B22 (Suplementação de Vida).

Tontura visual: Zhizheng ID7 e Feiyang B58 (Cem Sintomas).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page