top of page

ID6 Yanglao


Yanglao - Intestino Delgado 6

Apoio aos Idosos


Ponto xi-fenda do canal do Intestino Delgado


Localização

Quando a palma da mão é colocada sobre o peito, este ponto está localizado na face dorsal da cabeça da ulna, em um nível de fenda com e ao lado radial do ponto alto do processo estilóide da ulna.

Este ponto pode ser localizado da seguinte maneira. Peça ao paciente para deitar com o braço ao lado do corpo e a mão de bruços (palma no divã). Se o praticante colocar um dedo no ponto alto do estilóide ulnar e pedir ao paciente que coloque a palma da mão no peito, o ponto será encontrado na fenda onde o dedo do praticante repousa.


Agulhamento

Inserção oblíqua ou transversa-oblíqua distal ou proximalmente, 0,5 a 1 cun.


Ações

Ativa o canal e alivia a dor

Beneficia o ombro e o braço

Modera condições agudas

Beneficia os olhos


Indicações

Dor no ombro, dor no ombro como se estivesse quebrado, dor na parte superior do braço como se estivesse deslocado, rigidez e dor no ombro e nas costas, dormência no ombro e no braço, vermelhidão e inchaço do aspecto externo do cotovelo , peso e dor na região lombar, dificuldade em sentar e levantar, contração dos tendões e obstrução dolorosa do pé com incapacidade de estender e flexionar.

Escurecimento da visão, visão turva, dor nos olhos.


Comentários

Yanglao ID6 é o ponto xi-fenda do canal do Intestino Delgado. Os pontos da xi-fenda são onde o Qi e o sangue, que fluem relativamente superficialmente ao longo dos canais dos pontos jing-poço, se reúnem e mergulham mais profundamente.

Os pontos xi-fenda em geral são indicados no tratamento de quadros agudos e de dor. Yanglao ID6 é particularmente usado para dor no ombro, escápula e braço que é tão grave que parece que estão quebrados ou deslocados. Essa ação se estende ao seu canal de taiyang do pé (Bexiga) e, assim, Yanglao ID6 também é usado como ponto distal para entorse aguda da região lombar e para contração dos tendões e obstrução dolorosa do pé.

Os canais primário e tendinoso do Intestino Delgado se conectam com o canto externo, e o canal primário também se conecta com o canto interno. Yanglao ID6 é conhecido por seu uso em distúrbios oculares do tipo deficiência caracterizados por embaçamento e escurecimento da visão, e a maioria das autoridades explica o nome desse ponto 'Apoiar os Idosos' à luz dessa ação.


Combinações

Dor no ombro como se estivesse quebrado: Yanglao ID6 e Tianzhu B10 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor da região lombar e joelho: Yanglao ID6, Huantiao VB30, Yanglingquan VB34, Kunlun B60 e Shenmai B62 (Suplemento ilustrado).

Visão turva: Yanglao ID6 e Tianzhu B10 (Cem Sintomas).

Escurecimento da visão: Yanglao ID6, Hegu IG4 e Quchai B4 (Suplementação de Vida).


Referências bibliográficas:

Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

172 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


daniê
daniê
Jan 06, 2023

Gratidão pelo excelente conteúdo!

Like
Replying to

Olá! Agradeço muito pelo comentário

Like
bottom of page