top of page

ID4 Wangu


Wangu - Intestino Delgado 4

Ossos do Pulso


Ponto yuan-fonte do canal do Intestino Delgado


Localização

Na borda ulnar da mão, na depressão entre a base do quinto osso metacarpal e o osso piramidal.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,3 a 0,5 cun.


Ações

Ativa o canal e alivia a dor

Limpa o calor e reduz o inchaço

Limpa o calor úmido e trata a icterícia


Indicações

Contração dos cinco dedos com dificuldade em flexionar e estender, fraqueza e dor no punho, contração do braço e cotovelo com dificuldade em flexionar e estender, rigidez e inchaço do pescoço, dor de cabeça, dor no ombro, frio e dor de ombro e costas, dor na região costal lateral com incapacidade de respirar, dor lombar com irradiação para a perna, hemiplegia, espasmo clônico.

Dor e inchaço da bochecha irradiando para o ouvido, inchaço do pescoço, região submandibular e mandíbula, obstrução dolorosa na garganta, zumbido, obstrução visual superficial, lacrimação, perda do paladar.

Icterícia, icterícia por deficiência do baço, doença febril com ausência de sudorese, calafrios e febre, malária, perda de apetite e sede, agitação e plenitude.


Comentários

Wangu ID4 é o ponto yuan-fonte do canal do Intestino Delgado. Sua principal aplicação clínica é no tratamento da contração, rigidez e dor ao longo de toda a extensão do canal, incluindo mão, cotovelo, braço, ombro, pescoço e costas. É um dos pontos principais (junto com Yangxi IG5, Zhongzhu TA3 e Zhizheng ID7) para tratar distúrbios de todos os cinco dedos, especialmente quando caracterizados por contração e dor.

Wangu ID4 tem um efeito específico no tratamento de edemas na extremidade oposta do canal, principalmente pescoço, bochecha e região submandibular. Como todos os pontos anteriores deste canal também é indicado no tratamento do zumbido, refletindo os trajetos dos canais primários e tendinosos do Intestino Delgado que entram no ouvido.

Este é um exemplo do uso de pontos de acupuntura para tratar distúrbios do canal em vez de desarmonia zangfu subjacente, e Wangu ID4 pode, portanto, ser usado no zumbido devido a qualquer etiologia. Wangu ID4 é especificamente indicado em combinação (veja abaixo) para tratar a dor e o inchaço da região submandibular que irradia para o ouvido e dá origem ao zumbido.

Finalmente, Wangu ID4 mostrou-se empiricamente eficaz no tratamento de diferentes tipos de icterícia, seja por umidade-calor ou umidade-frio, bem como dor na região costal lateral com incapacidade de respirar. Essa ação não pode ser facilmente explicada, nem pela via do canal, nem pelas funções do Intestino Delgado.


Combinações

Contração dos cinco dedos com incapacidade de flexionar e estender: Wangu ID4 e Zhongzhu TA3 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor no ombro e braço: Wangu ID4 e Tianzong ID11 (Suplementação de Vida).

Dor na região submandibular causando zumbido e audição difícil: Wangu ID4, Yanggu ID5, Jianzhen ID9, Xiaxi VB43 e Zuqiaoyin VB44 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor de dente e cárie dentária: Wangu ID4, Xiaguan E7, Daying E5 e Yifeng TA17 (Suplementação de Vida).

Dor da região costal lateral com incapacidade de recuperar o fôlego: Wangu ID4 e Yanggu ID5 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Icterícia por deficiência do baço: Wangu ID4 e Zhongwan VC12 (Ode do Dragão de Jade).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page