top of page

F6 Zhongdu


Zhongdu - Fígado 6

Capital Central


Ponto xi-fenda do canal do Fígado


Localização

7 cun acima da proeminência do maléolo medial, imediatamente posterior à borda medial da tíbia, na depressão entre a borda medial da tíbia e o músculo gastrocnêmio.

Divida a distância entre a ponta do maléolo medial e a prega poplítea ao meio e localize Zhongdu F6 a 0,5 cun distal ao ponto médio.


Agulhamento

I. Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun;

II. Inserção oblíqua dirigida proximalmente em direção ao abdome, 1 a 2 cun.


Ações

Espalha o Qi do Fígado e regula o Jiao inferior

Regula o sangue

Drena umidade


Indicações

Distúrbio de Shan, dor abdominal inferior; alfinete hipogástrico, diarreia, fluxo persistente de lóquios, sangramento uterino.

Obstrução úmida e dolorosa com incapacidade de andar, flacidez e emagrecimento das pernas, dormência do corpo, dormência das mãos e pés, sensação de frio na parte inferior das pernas com incapacidade de ficar em pé por muito tempo, sensação de calor nas solas dos pés.


Comentários

Zhongdu F6 é o ponto xi-fenda do canal do Fígado.

Os pontos xi-fenda são onde o Qi e o sangue, que fluem relativamente superficialmente ao longo dos canais dos pontos jing-poço, se reúnem e mergulham mais profundamente. Os pontos xi-fenda em geral são indicados no tratamento de quadros agudos e dores, enquanto os pontos xi-fenda dos canais Yin têm uma ação adicional de tratamento de distúrbios do sangue. Apesar do status de Zhongdu F6 como um ponto xi-fenda, no entanto, além de tratar o fluxo persistente de lóquios e sangramento uterino, ele tem relativamente poucas indicações desse tipo.

O Ode do Dragão de Jade recomenda Zhongdu F6 para dormência do corpo e dormência das mãos e pés, a Investigação dos Pontos ao longo dos Canais para flacidez e emagrecimento das pernas, e as Fórmulas dos Mil Ducados para calor nas solas, que juntos refletem um quadro clínico de distúrbio de atrofia por umidade-calor. Na prática clínica moderna, no entanto, Zhongdu F6 é raramente usado e, pela escassez de combinações clássicas para esse ponto, parece que sempre foi esse o caso.


Combinações

Edema dos quatro membros: Zhongdu F6, Hegu IG4, Quchi IG11, Zhongzhu TA3, Yemen TA2, Xingjian F2, Neiting E44, Sanyinjiao BP6 e Yinlingquan BP9 (Grande Compêndio).

Distúrbio shan frio-úmido: Zhongdu F6, Daju E27 e Diji BP8 (Clássico Sistemático).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page