top of page

F5 Ligou


Ligou - Fígado 5

Canal dos Insetos


Ponto de conexão luo do canal do Fígado


Localização

5 cun acima da proeminência do maléolo medial, imediatamente posterior à crista medial da tíbia, na depressão entre a crista medial da tíbia e o músculo gastrocnêmio.

Divida a distância entre a ponta do maléolo medial e a prega poplítea em terços; Ligou F5 está localizado na junção do terço distal e dois terços proximais.


Agulhamento

I. Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun;

II. Inserção oblíqua dirigida proximalmente em direção ao abdome, 1 a 2 cun.


Ações

Harmoniza o Fígado, regula o Qi e beneficia os órgãos genitais

Limpa a umidade e o calor do Aquecedor Inferior

Regula a menstruação

Trata o globus hystericus


Indicações

Coceira, inchaço e dor nos órgãos genitais, coceira repentina nos órgãos genitais, inchaço e dor nos testículos, ereção incessante, distúrbio de shan, distúrbio de shan frio, distensão e plenitude do abdome inferior, acúmulo de qi abaixo do umbigo como uma pedra.

Dificuldade em urinar, retenção de urina.

Dismenorréia, menstruação irregular, leucorréia vermelha e branca, prolapso do útero.

Globus hystericus, depressão, muitos arrotos, palpitações de medo, medo e susto, preocupação e opressão.

Inflexibilidade das costas com incapacidade de virar, dor lombar, frio e dor nos pés e na parte inferior da perna.


Comentários

De acordo com o Pivot Espiritual "O Fígado governa os tendões", enquanto as Questões Essenciais dizem "Os órgãos genitais são o local de encontro dos tendões". O canal primário do Fígado circunda os órgãos genitais, e o canal do tendão do Fígado e o canal de conexão luo do Fígado de Ligou F5 sobem para os genitais.

Ligou F5, o ponto de conexão luo do canal do Fígado, é um ponto importante para o tratamento de doenças dessa área e é indicado para coceira, inchaço e dor dos genitais e dor súbita e inchaço dos testículos devido ao Qi do Fígado estagnação e umidade-calor no canal do Fígado.

Ligou F5 também é indicado para ereção incessante (priapismo).

O Fígado pertence à madeira e à primavera, que manifestam a energia do crescimento, espalhando-se e ascendendo, e é encarregado do fogo ministerial (ming men) que tem sua origem nos Rins. A ereção normal depende tanto do florescimento dos Rins quanto da harmonia do Fígado. A ereção incessante pode surgir na primavera da adolescência, quando a essência do Rim se torna abundante e o Fígado é exuberante, caso em que pode ser embaraçoso, mas não é considerado anormal, ou quando o surto patológico do fogo do Fígado agita e inflama o pênis, em caso em que é uma condição patológica e angustiante. Ligou F5 é um dos poucos pontos especialmente indicados para esse distúrbio.

A capacidade de Ligou F5 para limpar a estagnação do qi do Fígado e calor úmido se estende ao Jiao inferior como um todo, e é indicado para leucorréia vermelha e branca, distúrbio de shan, distensão do abdome inferior, acúmulo de qi abaixo do umbigo como uma pedra, prolapso do útero, micção difícil e retenção de urina.

Em comum com muitos dos pontos de conexão luo, especialmente dos canais Yin, Ligou F5 trata uma variedade de distúrbios psicoemocionais. O canal do Fígado sobe para a garganta e de acordo com vários clássicos, incluindo o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão Ligou F5 é indicado para "... preocupação e opressão, obstrução na garganta como se [obstruída por] um pólipo ". Isso se refere ao que é mais comumente conhecido na medicina chinesa como globus hystericus, uma sensação de obstrução física que varia de acordo com o humor da pessoa. Plumstone qi é mais comumente devido à estagnação do Qi do Fígado e acúmulo de fleuma.

Ligou F5 também é indicado para depressão, palpitações de susto e medo e susto, essas últimas indicações refletindo a afirmação no Pivô Espiritual" quando o Qi do Fígado está deficiente, há medo".

O Fígado armazena o sangue, e o fluxo regular do sangue depende do fluxo livre do Qi do Fígado. O Fígado, portanto, tem uma estreita relação com o ciclo menstrual e Ligou F5 é capaz de tratar distúrbios menstruais, como dismenorréia e menstruação irregular devido à estagnação do Qi ou estagnação do sangue. Devido à sua capacidade de tratar a depressão, é especialmente indicado quando este sintoma acompanha distúrbios menstruais.

O Fígado tem as funções de espalhar o Qi e nutrir os tendões. É interessante notar que, em comum com vários outros pontos do canal do Fígado, o Ligou F5 é indicado para inflexibilidade e dor na região lombar, refletindo a importância clínica da patologia do Fígado (ver Xingjian F2) em alguns distúrbios do esta área.

Finalmente, o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão dá indicações específicas para excesso e deficiência dos pontos de conexão luo. No caso do Ligou F5, são ereção persistente (excesso); coceira repentina nos órgãos genitais (deficiência).


Combinações

Dificuldade em urinar e emissão seminal: Ligou F5, Lougu BP7, Zhongji VC3, Chengfu B36 e Zhiyin B67 (Suplementando a Vida).

Menstruação irregular: Ligou F5 e Yinbao F9 (Suplementando a Vida).

Qi [com estagnação] na garganta como se [obstruída por um pólipo]: Ligou F5 e Shaofu C8 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Palpitações de susto com deficiência do Qi: Ligou F5, Shenmen C7 e Juque VC14 (Suplementando a Vida).

Inchaço do abdome inferior: Ligou F5, Jingmen VB25 e Zhongfeng F4 (Suplementando a Vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page