top of page

F4 Zhongfeng


Zongfeng - Fígado 4

Vedação Média


Ponto jing-rio do canal do Figado

Ponto Metal do canal do Fígado


Localização

No tornozelo, anterior à proeminência do maléolo medial, na depressão significativa imediatamente medial ao tendão do tibial anterior quando o tornozelo é estendido (dorsiflexionado).

I. É importante estender (dorsiflexionar) o tornozelo (puxando os dedos para cima em direção à canela) antes de localizar este ponto;

II. Este ponto também é descrito como a meio caminho entre Shangqiu BP5 e Jiexi E41;

III. A distância deste ponto da proeminência do maléolo medial é dada de forma variada em fontes clássicas como 1 ou 1,5 cun.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,3 a 0,5 cun, ou inserção oblíqua medialmente em direção a Shangqiu BP5 ou lateralmente em direção a Jiexi E41.


Ações

Espalha o Qi do Fígado e regula o Jiao inferior

Limpa o calor estagnado do canal do Fígado


Indicações

Dor e retração dos órgãos genitais, dor hipogástrica, transtorno de shan, transtorno de shan com frio, emissão seminal, emissão seminal por deficiência-taxação, emissão seminal com sonhos, dificuldade para urinar, os cinco tipos de disfunção urinária dolorosa, retenção de urina.

Dor e inchaço na parte inferior do abdome, desconforto abdominal após comer, dor periumbilical, dificuldade para defecar, sem prazer em comer.

Tez verde, suspiros, icterícia, corpo amarelo com febre baixa, febre baixa, malária, bócio, garganta seca.

Dor lombar, tendões contraídos, dormência do corpo, qi diminuído, peso do corpo, dor na face medial do joelho, inversão fria dos pés, dor e inchaço do maléolo medial.


Comentários

Zhongfeng F4 é o ponto jing-rio do canal do Fígado.

Como Dadun F1, sua principal ação é regular o Qi na porção Jiao inferior do canal do Fígado, especificamente os órgãos genitais, o sistema urinário e a região ao redor e abaixo do umbigo.

Na região genital Zhongfeng F4 é indicado para dor hipogástrica, dor e retração dos órgãos genitais e distúrbio de shan devido à estagnação do Qi do Fígado, lesão traumática ou penetração de frio no canal do Fígado. Também é indicado para vários tipos de emissão seminal. O Fígado é encarregado do fogo ministerial, e o canal do Fígado domina os órgãos genitais. O desejo sexual, portanto, é uma manifestação do fogo dos Rins e do Fígado. A função ejaculatória nos homens é dominada pelo fluxo livre do Qi do Fígado, da mesma forma que domina a regularidade do ciclo menstrual nas mulheres. Calor devido ao fogo do Fígado, umidade-calor no canal do Fígado ou deficiência do Yin do Fígado e do Rim podem agitar e perturbar o 'portão da essência' levando à emissão seminal. Zhongfeng F4 é indicado principalmente para emissão seminal devido ao calor, mas devido a sua ação reguladora na região genital pode ser utilizado em todos os padrões. Assim, o Clássico da Suplementação da Vida o recomendava para emissão seminal com sonhos (indicativo de calor), enquanto Sun Si-miao nas Fórmulas dos Mil Ducados o recomendava para emissão seminal devido à tributação por deficiência.

A excreção normal de urina depende principalmente dos Rins e da Bexiga, mas também é auxiliada pela função de expansão do Fígado. Como todos os pontos mais distais do canal, Zhongfeng F4 é indicado para distúrbios como micção difícil, disfunção urinária dolorosa e retenção de urina, especialmente aqueles caracterizados por estagnação de Qi, calor estagnado ou calor úmido no canal do Fígado.

A estagnação do Qi do Fígado pode afetar muitas regiões diferentes do corpo. Zhongfeng F4 concentra-se principalmente na estagnação do Qi na região abdominal inferior e é indicado para dor e inchaço (especialmente na região umbilical), desconforto após comer e dificuldade em defecar. No entanto, sua capacidade de tratar a estagnação do Qi do Fígado não se limita ao abdômen e há muito tempo é indicada para a estagnação do Qi na região do peito, causando suspiros excessivos. O Clássico Sistemático de Acupuntura e Moxabustão, por exemplo, afirma que o Zhongfeng F4 é indicado para “suspirar como se [o paciente estivesse] prestes a morrer”.

Zhongfeng F4 também é classicamente indicado para icterícia e malária, principalmente quando acompanhada de febre baixa, reflexo claro da presença de umidade-calor.

Finalmente Zhongfeng F4 é indicado para inversão contracorrente dos pés, um termo idêntico em significado a contracorrente frio (ver Xingjian F2). Este tipo de frio pode ser visto quando o calor é restrito no interior, ou quando a estagnação do Qi impede que o fluxo suave do aquecimento do Qi alcance as extremidades.


Combinações

Dor periumbilical: Zhongfeng F4, Shuifen VC9 e Shenque VC8 (Suplementando a Vida).

Dor da região umbilical: Zhongfeng F4, Ququan F8 e Shuifen VC9 (Grande Compêndio).

Distensão do tambor: Zhongfeng F4, Fuliu R7, Gongsun BP4, Taibai BP3 e Shuifen VC9 (Homem de Bronze).

Inchaço da garganta com incapacidade de engolir: Zhongfeng F4, Qiangu ID2 e Zhaohai R6 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Constrição esofágica: Zhongfeng F4 e Shentang B44 (Suplementando a Vida).

Icterícia com febre baixa periódica: Zhongfeng F4 e Zuwuli F10 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dificuldade em andar: aplique moxa em Zhongfeng F4 e Zusanli E36 (Espelho Dourado).

Dificuldade em andar: Zhongfeng F4 e Taichong F3 (Canção Mais Preciosa que o Jade).

Incapacidade de andar: Zhongfeng F4, Taichong F3 e Zusanli E36 (Ode of the Jade Dragon).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

233 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page