top of page

F3 Taichong


Taichong - Fígado 3

Grande Corrida


Ponto shu-corrente do canal do Fígado

Ponto yuan-fonte do canal do Fígado

Ponto Terra do canal do Fígado

Ponto Estrela do Céu de Ma Dan-yang


Localização

No dorso do pé, na cavidade distal à junção do primeiro e segundo ossos metatarsais.

Passe um dedo de Xingjian F2 ao longo do espaço entre o primeiro e segundo ossos metatarsos em direção ao tornozelo, na depressão pronunciada antes da junção das bases do primeiro e segundo metatarsos.


Agulhamento

Na direção de Yongquan R1, 0,5 a 1,5 cun.


Ações

Espalha o Qi do Fígado

Subjuga o Yang do Fígado e extingue o vento

Nutre o sangue do Fígado e o Yin do Fígado

Limpa a cabeça e os olhos

Regula a menstruação

Regula o Jiao inferior


Indicações

Dor de cabeça, tontura, entorpecimento da cabeça, opistótono, contração dos tendões das mãos e dos pés, epilepsia, vento de susto na infância, desvio da boca, tetania, hipertensão.

Distensão e dor na região costal lateral, incapacidade de recuperar o fôlego durante todo o dia, suspiros, inchaço da axila, dor no fígado e no coração, dor no coração com pulso em corda, distensão do coração, dor nas mamas, epigástrica ou abdominal dor, dor periumbilical, dor e plenitude do hipogástrio, distúrbio de Shan, distúrbio súbito de Shan em crianças, testículos inchados, testículos retraídos, flacidez unilateral do testículo, dor nos órgãos genitais.

Insônia, facilmente medrosa.

Visão turva, visão nublada, vermelhidão, inchaço e dor nos olhos.

Lábios rachados, inchaço dos lábios, distensão da garganta, dor de garganta, garganta seca com desejo de beber, calor interno com sede, febre baixa, tez verde mortal.

Amenorréia, menstruação irregular, sangramento uterino incessante, prolapso uterino, sudorese profusa e incessante após o parto, lactação insuficiente.

Enurese, dificuldade para urinar, retenção de urina, disfunção urinária dolorosa, os cinco tipos de disfunção urinária dolorosa, edema por deficiência.

Icterícia, vômito, vômito com sangue, náusea, constipação, defecação difícil, borborigmo, diarréia contendo alimentos não digeridos, diarréia com fezes ralas, diarréia sanguinolenta e disenteria, sangue nas fezes.

Emaciação, insuficiência de essência (sêmen) em homens, emissão seminal, insuficiência de qi.

Dor lombar com irradiação para a parte inferior do abdome, dor lombar, dor na parte interna e externa do joelho, dor na parte inferior da perna, flacidez e fraqueza nas pernas, incapacidade de andar, sensação de frio nos joelhos e pés, pés frios, dor na maléolo interno, inchaço do cotovelo, contração dos cinco dedos.


Comentários

Taichong F3 é o ponto de fonte de shu e yuan do canal do Fígado. O Pivot Espiritual recomenda o uso dos pontos do fluxo shu em distúrbios do Zang, e diz "Quando os cinco Zang estiverem doentes, selecione [a partir] dos doze yuan-fonte [pontos]". Taichong F3 é indiscutivelmente o ponto mais importante do canal do Fígado, com uma ampla gama de ações, e pode ser usado com igual efeito para padrões de excesso e deficiência do Fígado e seu canal.

O médico da dinastia Ming, Xu Feng, considerou o Taichong F3 tão importante que o adicionou aos "onze pontos estelares celestiais" de Ma Danyang ao listá-los em seu trabalho Coleção Completa de Acupuntura e Moxabustão. Desde então, esses pontos tornaram-se conhecidos como os "doze pontos estelares celestiais" de Ma Danyang.

Mestre Zhu Dan-xi no século 14 disse "O Fígado governa a expansão e drenagem" e "Quando o Qi e o sangue fluem harmoniosamente, as dez mil doenças não surgirão. Uma vez que haja restrição, todas as doenças podem surgir".

A função de expansão do Fígado significa que, embora o Fígado não seja considerado responsável pela produção de Qi, ele garante que o fluxo de Qi no corpo permaneça livre, fácil, aberto, relaxado e desobstruído. Esta função pode ser prejudicada de três maneiras principais. Em primeiro lugar, e mais comumente, pode se desenvolver quando a expressão espontânea de qualquer uma das emoções é restrita, especialmente a raiva.

Em segundo lugar, a função de expansão do Fígado é uma expressão de seu Yang Qi, e um ditado da medicina chinesa enfatiza "O corpo do Fígado é Yin enquanto sua função é Yang". Em outras palavras, o yang do Fígado depende do yin do Fígado. A estagnação do Qi do Fígado pode, portanto, resultar da falha do yin ou do sangue em umedecer, nutrir e amaciar o Fígado. Em terceiro lugar, a capacidade do Fígado de espalhar qi pode ser obstruída pela presença de umidade-calor patogênica. Uma compreensão completa da desarmonia do Fígado também enfatiza um outro ponto, que é que a estagnação do qi do Fígado pode levar ao desenvolvimento de qualquer outro padrão do Fígado, por exemplo, pela transformação em fogo do Fígado, o conseqüente consumo de Yin e, portanto, o surgimento do Yang do Fígado, ou pela transformação do fogo do Fígado ou do Yang do Fígado em vento. Por esta razão, diz-se que clinicamente qualquer padrão de desarmonia do Fígado pode ser acompanhado por estagnação do Qi.

Quando o Qi do Fígado estagna, dá origem a sensações de pressão, distensão e dor, predominantemente nas áreas atravessadas pelo canal do Fígado e seu canal da Vesícula Biliar acoplado interiormente. A estagnação do Qi tende a se movimentar e flutuar, principalmente de acordo com as mudanças emocionais, e é aliviada pela expressividade emocional e atividade física, ambas liberando o fluxo do Qi. O nome de Taichong F3 'Grande Pressão' refere-se à função deste ponto como a grande passagem para o fluxo de Qi no canal. É um ponto primário para promover o fluxo livre do Qi do Fígado e pode resolver a estagnação do Qi do Fígado causando distensão e dor em qualquer parte do corpo, seja na cabeça, olhos, garganta, tórax, coração, seios, epigástrio, abdome, região costal lateral, útero ou genitais.

De acordo com o Pivot Espiritual "O Fígado armazena sangue, o sangue é a residência da alma etérea (hun); quando o Qi do Fígado é deficiente, há medo". Embora muito usado na prática clínica moderna para manifestações emocionais e psicológicas de estagnação do Qi, como depressão, frustração, sentimentos reprimidos, irritabilidade, tensão pré-menstrual, alterações de humor, choro etc., é surpreendente que, com exceção do medo, as indicações psicoemocionais estão quase totalmente ausentes das principais fontes clássicas.

Taichong F3 é um ponto essencial para subjugar o Yang do Fígado e pacificar o vento do Fígado. O Fígado é o Zang da madeira e do vento e é encarregado do fogo ministerial.

Seu Qi é vigoroso, forte e ativo, e de acordo com os ditos da medicina chinesa "O Fígado governa a revolta" e "O Fígado domina o movimento físico". É comum, portanto, que a natureza quente, agressiva, ascendente e movente do Fígado exceda os limites normais e se manifeste como o surgimento do Yang do Fígado, ou progresso para a agitação do vento do Fígado. Alternativamente, o vento pode se agitar devido ao sangue deficiente e consequente esvaziamento dos vasos sanguíneos. Manifestações típicas de gases para os quais o Taichong F3 é indicado incluem dor de cabeça, tontura, dormência da cabeça, gases do medo na infância, tetania, epilepsia, opistótono e desvio da boca.



Taichong F3 é igualmente importante para todos os padrões de deficiência do Fígado. Promove a geração tanto do sangue do Fígado quanto do Yin do Fígado e, portanto, nutre as áreas do corpo dominadas pelo Fígado, ou seja, os olhos, tendões e útero. A deficiência de Yin do Fígado é a raiz da hiperatividade do yang do Fígado, enquanto o sangue do Fígado ou a deficiência de Yin freqüentemente estão na raiz do vento do Fígado. Taichong F3, portanto, é capaz de subjugar o excesso e nutrir a deficiência e, assim, tratar tanto a raiz quanto a manifestação desses padrões.

O Pivot Espiritual' diz "O Qi do Fígado se abre nos olhos, quando o Fígado está em harmonia, os olhos são capazes de distinguir as cinco cores", enquanto as Questões Essenciais afirmam "Quando o Fígado recebe sangue, dá origem à visão". Taichong F3 é indicado para falha do sangue do Fígado ou Yin para nutrir os olhos, resultando em visão turva ou falha, bem como para excesso de desarmonias onde o fogo do Fígado, o Yang do Fígado ou o vento-calor do canal do Fígado resultam em vermelhidão, inchaço, e olhos doloridos, ou onde o vento do fígado leva a um movimento incomum dos olhos ou das pálpebras.

O canal do Fígado se conecta com o cérebro em Baihui VG20, o ponto mais alto do corpo, e é o único canal Yin que ascende diretamente à parte superior da cabeça.

Taichong F3, portanto, é usado para tratar muitos distúrbios da cabeça, especialmente dor de cabeça e tontura, devido a padrões de excesso e deficiência do Fígado. É especificamente indicado para dores de cabeça de vértice, embora seja importante notar que nem dor de cabeça nem tontura são encontradas como indicações para esse ponto em nenhum grande clássico.

O Fígado está intimamente relacionado com o ciclo menstrual. O Fígado armazena o sangue e seu canal entra no abdome inferior e se conecta com o Vaso Concepção em Qugu VC2, Zhongji VC3 e Guanyuan VC4, enquanto é o livre movimento do Qi do Fígado antes da menstruação que garante o fluxo suave fluxo de sangue. O Fígado é tão importante para a menstruação que Ye Tian-shi afirmou que "o Fígado é o Qi pré-celestial das mulheres". A estagnação do Qi do Fígado, o fogo do Fígado ou a deficiência de sangue do Fígado podem, portanto, dar origem a distúrbios como amenorréia, menstruação irregular e sangramento uterino incessante.

Taichong F3 é um ponto importante no tratamento de qualquer um desses distúrbios.

O canal do Fígado passa pelos órgãos genitais e abdome inferior e está intimamente relacionado com os órgãos geniturinários. A excreção normal de urina depende principalmente dos Rins e da Bexiga, mas também é auxiliada pela função de expansão do Fígado. Taichong F3 é indicado para retenção de urina, disfunção urinária dolorosa ou dificuldade para urinar caracterizada por estagnação de Qi, bem como para distúrbio de shan, dor nos órgãos genitais e inchaço ou retração dos testículos. Devido à sua afinidade geral por esta área, no entanto, Taichong F3 também é indicado para padrões urinários de deficiência, como enurese, incontinência e edema de tributação por deficiência. De fato, existem outras indicações da capacidade do Taichong F3 de tonificar a deficiência nessa região, por exemplo, insuficiência de essência (sêmen) em homens e emissão seminal.

Na região intestinal, a falha do qi em fluir livremente pode levar à obstrução das fezes, e Taichong F3 pode ser usado para constipação ou defecação difícil devido à estagnação do qi ou calor estagnado. Quando a estagnação do Qi do Fígado coexiste com a deficiência do Baço, pode ocorrer o padrão clínico comumente visto de dor abdominal e diarreia com fezes ralas, alternando com defecação difícil ou constipação. Taichong F3 é um ponto importante para o tratamento desse padrão e pode ser combinado, por exemplo, com Zhangmen F13, o ponto mu frontal do Baço. No jiao médio, Taichong F3 é indicado para vômitos devido à desarmonia do Fígado-Estômago e icterícia devido ao calor úmido do Fígado e da Vesícula Biliar.

Bilateral Taichong F3 e Hegu IG4 são conhecidos como 'os quatro portões'. Essa combinação apareceu pela primeira vez na Ode para Esclarecer Mistérios, que dizia "para frio e calor com obstrução dolorosa, abra os quatro portões". O texto continua sugerindo que os pontos de origem yuan dos seis canais Yang emergem nos quatro portões. Como um princípio fundamental para o tratamento da obstrução dolorosa é selecionar pontos dos canais Yang, isso ajuda a explicar por que esses dois pontos são considerados tão eficazes no tratamento da obstrução dolorosa. Posteriormente, o uso desses pontos foi estendido para tratar uma variedade de distúrbios envolvendo dor e espasmo. Esta é uma combinação elegante.

Hegu IG4 na extremidade superior fica no amplo vale entre o primeiro e o segundo metacarpos, enquanto Taichong F3 na extremidade inferior fica no amplo vale entre o primeiro e o segundo metatarsos. Hegu IG4, o ponto fonte do yuan, pertence ao canal yangming que é 'abundante em qi e sangue', enquanto Taichong F3, o fluxo shu e ponto yuan-fonte do canal do Fígado, tem a função de espalhar o Qi. Juntos, eles são capazes de ativar vigorosamente o Qi e o sangue e garantir sua passagem livre e suave por todo o corpo.

Finalmente, o Taichong F3 é indicado para uma variedade de distúrbios do canal, como dor lombar, dor ou fraqueza no joelho e na perna, frieza nos joelhos e pés e contração dos cinco dedos.


Combinações

Olhos vermelhos e sangramento de Yingxiang IG20 (isto é, hemorragia nasal): Taichong F3, Toulinqi VB15 e Hegu IG4 (Canção dos Pontos).

Congestão nasal, pólipo nasal e congestão e secreção nasal: Taichong F3 e Hegu IG4 (Canção dos Pontos).

Inchaço dos lábios: Taichong F3 e Yingchuang E16 (Suplementando a Vida).

Língua rachada e sangrando: Taichong F3, Neiguan CS6 e Yinjiao VC7 (Doenças Diversas).

Erosão, calor e secura da boca: Taichong F3, Laogong CS8, Shaoze ID1 e Sanjian IG3 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Para a maioria dos tipos de dor de garganta aguda: primeiro agulhar Baihui VG20, em seguida, Taichong F3, Zhaohai R6 e Sanyinjiao BP6 (Ode of Xi-hong).

Garganta seca com vontade de beber: Taichong F3 e Xingjian F2 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor do Fígado e do Coração: Taichong F3 e Xingjian F2 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor do Coração com tez verde como a morte, incapacidade de recuperar o fôlego o dia todo, dor do Fígado e do Coração: Taichong F3 e Xingjian F2 (Clássico Sistemático).

Dor nas mamas: Taichong F3 e Fuliu R7 (Clássico Sistemático).

Inchaço e nódulos em sabre na axila: Taichong F3, Xiaxi VB43 e Yangfu VB38 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Distensão abdominal levando a dor nas costas: Taichong F3 e Taibai BP3 (Grande Compêndio).

Dor nos genitais: Taichong F3, Shenshu B23, Zhishi B52 e Jinggu B64 (Suplementando a Vida).

Os sete tipos de desordem shan: Taichong F3 e Dadun F1 (Canção dos Pontos).

Sangramento uterino profuso e incessante: Taichong F3, Jiaoxin R8, Yingu R10 e Sanyinjiao SP6 (Suplementando a Vida).

Sangramento uterino profuso e incessante: Taichong F3 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Prolapso uterino: Taichong F3, Shaofu C8, Zhaohai R6 e Ququan F8 (Grande Compêndio).

Entrega difícil: sedar Taichong F3 e Sanyinjiao BP6, tonificar Hegu IG4 (Grande Compêndio).

Leucorréia vermelha e branca: Qugu VC2 [17 cones de moxa], Taichong F3, Guanyuan VC4, Fuliu R7, Sanyinjiao BP6 e Tianshu E25 [cem cones de moxa] (Compilação).

Dificuldade na defecação: Taichong LF3, Zhongliao B33, Shimen VC5, Chengshan B57, Zhongwan VC12, Taixi R3, Dazhong R4 e Chengjin B56 (Suplementando a Vida).

Diarreia com fezes ralas, distúrbio disentérico com sangue nas fezes: Taichong F3 e Ququan F8 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Diarréia com fezes finas: Taichong F3, Shenque VC8 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Os cinco tipos de hemorróidas: Taichong F3, Weizhong B40, Chengshan B57, Feiyang B58, Yangfu VB38, Fuliu R7, Xiaxi VB43, Qihai VC6, Huiyin VC1 e Changqiang VG1 (Grande Compêndio).

Sangue nas fezes: Taichong F3, Chengshan B57, Fuliu R7 e Taibai TA3 (Grande Compêndio).

Edema por deficiência: moxar Taichong F3 cem vezes, também moxar Shenshu B23 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Enurese: Taichong F3, Jimen BP11, Tongli C5, Dadun F1, Pangguangshu B28, Weizhong B40 e Shenmen C7 (Suplementando a Vida).

Desordem de emagrecimento e sede: Taichang F3, Xingjian F2, Chengjiang VC24, Jinjin (Ex-HN13), Yuye (Ex-HN14), Renzhong VG26, Lianquan VC23, Quchi IG11, Laogong CS8, Shangqiu BP5, Ranggu R2 e Yinbai BP1 (Grande Compêndio).

"Para frio e calor com obstrução dolorosa, abra os Quatro Portões": Taichong F3 e Hegu IG4 (Ode para Esclarecer Mistérios).

Dor insuportável no braço que irradia para o ombro e coluna vertebral: Taichong F3 e Hegu IG4 (Ode de Xi-hong).

Flacidez das pernas: Taichong F3, Yanglingquan VB34, Chongyang E42 e Qiuxu VB40 (Grande Compêndio).

Fraqueza nas pernas: moxa Taichong F3, Lidui E45 e Fengshi VB31 (Esboço da Medicina).

Incapacidade de andar: Taichong F3, Zusanli E36 e Zhongfeng F4 (Ode do Dragão de Jade).

Dificuldade para andar: Taichong F3 e Zhongfeng F4 (Canção Mais Preciosa Que Jade).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

1.182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page