top of page

F14 Qimen


Qimen - Fígado 14

Portão do Ciclo


Ponto mu frontal do Fígado

Ponto de encontro dos canais do Fígado e do Baço com o vaso Yin de Conexão


Localização

Na linha mamilar, no sexto espaço intercostal, 4 cun lateral à linha média.

I. Primeiro localize a cartilagem costal da segunda costela que está nivelada com o ângulo do esterno, depois localize o segundo espaço intercostal abaixo dela e conte até o sexto espaço;

II. Observe que há outro ponto conhecido como 'Qimen inferior' localizado na linha mamilar, 4 cun lateral à linha média, na borda inferior da décima costela.


Agulhamento

Inserção medial ou lateral oblíqua 0,5 a 1 cun.

Cuidado: a inserção profunda perpendicular ou oblíqua apresenta um risco substancial de causar um pneumotórax.


Ações

Espalha o Fígado e regula o Qi

Revigora o sangue e dispersa massas

Harmoniza o Fígado e o Estômago


Indicações

Dor, distensão e plenitude torácica, (ji ju) massas na região costal lateral, dor na região costal lateral, muitos suspiros, dor cortante no coração, distensão e dor na mama, agitação e calor no peito, tosse, dispneia, abdómen dilatado e duro com dificuldade em respirar.

Distensão e dor epigástrica, regurgitação ácida, vómitos e soluços, vómitos líquidos após comer, distúrbio súbito de agitação, desejo de comer apesar da ingestão difícil, distensão abdominal e diarreia aquosa, rigidez do epigástrio, hipogástrio e abdómen.

Lesão pelo frio levando ao calor que entra na câmara sanguínea, delírio maníaco, calafrios e febre alternados, sangramento uterino, distúrbios pós-parto, rosto vermelho, tetania, boca seca.

Malária, icterícia, cálculos biliares, distúrbios de perda e sede, fluxo de qi de leitão, rigidez e dor na cabeça e pescoço, tontura visual.


Comentários

Qimen F14 é o último ponto no canal do Fígado e, de fato, o último ponto na grande circulação do Qi que começa em Zhongfu P1 e passa por todos os doze canais, terminando um ciclo completo neste ponto. Isso se reflete em seu nome 'CPortão do Ciclo'.

Qimen F14 é o ponto mu frontal do Fígado. O termo 'mu' significa reunir ou coletar, e os pontos mu frontais são onde o Qi do Zang Fu se reúne e se concentra na superfície anterior do corpo. É na região deste ponto que o canal do Fígado se espalha pela região costal lateral, diafragma e tórax. Sua principal esfera de ação, portanto, é regular o livre fluxo de Qi nessas áreas e, em contraste com o Zhangmen F13, que se concentra no jiao médio e inferior, o Qimen F14 atua principalmente no Jiao médio e superior.

O Pivot Espiritual afirma "Com a raiva, o Qi se rebela para cima e se acumula no peito". Se o Qi do Fígado estiver obstruído no peito ou na região costal lateral, haverá dor, distensão ou plenitude, enquanto se o Qi do Fígado invadir o Pulmão e obstruir sua função descendente, causará tosse, suspiros e dispnéia. O canal tendinoso do Fígado liga-se ao seio, e toda a região do seio é fortemente influenciada pelo Fígado. Se o Qi do Fígado estiver obstruído na região da mama, haverá dor, distensão e até massas, que podem flutuar com o ciclo menstrual, sendo mais pronunciadas nos dias imediatamente anteriores à menstruação. Qimen F14 é um importante ponto adjacente no tratamento desta condição comum.

A íntima relação entre Qi e sangue é claramente expressa no ditado "Qi é o comandante do sangue... quando o Qi se move, o sangue se move". A estagnação severa ou prolongada do qi, portanto, levará à estagnação do sangue, manifestando-se como rigidez ou massas com dor cortante no peito, região costal lateral, abdômen ou hipogástrio. Qimen F14, em virtude de sua capacidade de circular Qi e sangue, é indicado em todas essas situações. Qimen F14 também é especificamente indicado para dores cortantes ou lancinantes do Coração, refletindo seu status como um ponto de encontro do canal do Fígado com o vaso Yin de Conexão. De acordo com o Clássico das Dificuldades "'Quando o vaso de ligação Yin está doente, resultará em dor no Coração".

De acordo com Zhang Jing-yue "Se a raiva ocorre durante ou depois de comer, ela fere o Estômago e o Baço". Esta observação vital enfatiza a grande importância atribuída a um estado de espírito tranquilo e harmonioso durante as refeições.

Se, em vez disso, houver perturbação, conflito, frustração, ressentimento ou raiva total, eles podem causar tumulto no sistema digestivo. Se o Qi do Fígado invadir transversalmente o Estômago desta forma e prejudicar sua função descendente, o Qi do Estômago irá estagnar ou se rebelar para cima, levando a distensão e dor epigástrica, regurgitação ácida, vômito e soluço. Qimen F14 é um ponto local essencial no tratamento deste padrão de desarmonia Fígado-Estômago.

Se o Qi do Fígado invadir transversalmente o Baço e prejudicar as funções de transporte e transformação, haverá distensão abdominal e diarreia, embora o Qimen F14 seja menos usado clinicamente nessa situação do que o Zhangmen F13.

Uma indicação específica para Qimen F14 é 'lesão por frio levando a calor que entra na câmara sanguínea'. Isso se refere ao ataque e penetração de frio durante a menstruação ou após o parto. O frio se transforma em calor e dá origem a febre e calafrios alternados, rigidez e plenitude na parte inferior do abdome, tórax e região costal lateral, e consciência clara durante o dia com fala desordenada à noite. Este padrão foi descrito pela primeira vez no Tratado sobre Lesões por Resfriado por Zhang Zhong-jing, que recomendou a administração de Xiao Chai Hu Tang (Decocção de Bupleurum Menor) e agulhamento de Qimen F14, especialmente no caso de delírio maníaco. O autor da dinastia Tang, Xu Xue-shi, um estudioso das obras de Zhang Zhong-jing, em sua discussão sobre o Tratado sobre lesões causadas pelo frio, disse: "Com relação ao calor que entra na câmara de sangue em mulheres, quando Xiao Chai Hu Tang é muito lento, agulha Qimen F14". Qimen F14 também é indicado para sangramento uterino.

Finalmente, como Zhangmen F13, Qimen F14 é um ponto importante no tratamento de qi do porquinho correndo.


Combinações

Dor no coração com falta de ar: Qimen F14, Changqiang VG1, Tiantu VC22, Xiabai P4 e Zhongchong CS9 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor aguda no coração: Qimen F14 e Burong E19 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor no peito: Qimen F14, Feishu B13, Yunmen P2, Zhongfu P1, Yinbai BP1, Hunmen B47 e Daling CS7 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Calor no peito: Qimen F14 e Quepen E12 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor no peito devido a lesão por frio: Qimen F14 e Daling CS7 (Grande Compêndio).

Dispneia com incapacidade de andar: Qimen F14, Zhongwan VC12 e Shaglian IG9 (Grande Compêndio).

Rebelião de Qi com tosse, plenitude no peito, falta de ar com dor que irradia para as costas: 50 cones de moxa cada um em Qimen F14 e Juque VC14 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Distensão da região costal lateral: Qimen F14, Guanyuan VC4 e Shaoshang P11 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Ingestão difícil: Qimen F14, Yanggang B48, Shaoshang P11 e Laogong CS8 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Arrotos pós-parto: Qimen F14 e Xiangu E43 (Suplementando a Vida).

Qi de leitão em execução em mulheres: Qimen F14, Guanyuan VC4, Zhongji VC3, Sanyinjiao BP6, Shimen VC5 e Xuehai BP10 (Suplementando a Vida).

Rigidez da nuca devido a lesão por frio: Qimen F14 e Wenliu IG7 (Cem Sintomas).

Ereção involuntária com micção difícil: Dadun F1, Qimen F14, Yingu R10, Weizhong B40 e Weiyang B39 (Suplementando a Vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page