top of page

F13 Zhangmen


Zhangmen - Fígado 13

Portão de Conclusão


Ponto mu frontal do Baço

Ponto de encontro Hui do Zang

Ponto de encontro dos canais do Fígado e da Vesícula Biliar


Localização

Diretamente anterior e inferior à extremidade livre da décima primeira costela.

I. Para localizar a extremidade livre da décima primeira costela, primeiro coloque toda a mão na parte superior do abdome e, com uma leve pressão dos dedos, apalpe para baixo ao longo da margem costal, até que a extremidade da décima primeira costela esteja localizada logo acima do nível do umbigo;

II. Este ponto geralmente fica próximo à linha axilar média, que é traçada verticalmente para baixo a partir do ápice da axila (Jiquan C1).


Agulhamento

Inserção transversal ou oblíqua medial ou lateralmente (ao longo da linha da costela) 0,5 a 1 cun.

Cuidado: o agulhamento perpendicular profundo pode danificar um fígado ou baço aumentado.


Ações

Harmoniza o Fígado e o Baço

Regula o Jiao médio e inferior

Fortalece o Baço

Espalha o Fígado e regula o Qi


Indicações

Lesão do Estômago e do Baço por comer demais, distensão focal, distensão e dor abdominal, distensão do tambor, massas abdominais (ji ju), constrição esofágica, vômitos, dor no Coração com vômitos, falta de prazer em comer, comida não digerida (nas fezes), borborigmo, diarreia, obstipação, emagrecimento e icterícia, micção frequente com corrimento branco turvo.

Preenchimento do peito e região costal lateral, dor nas costelas, dificuldade respiratória súbita, incapacidade de recuperar o fôlego, dispneia, tosse, edema de pedra.

Cansaço dos quatro membros, Qi diminuído com contrafluxo de inversão.

Agitação e calor com boca seca, propensão à raiva, propensão ao medo, andar louco, epilepsia.

Frio e dor na coluna lombar, rigidez da coluna, dor lombar com incapacidade de virar e dobrar a cintura, incapacidade de levantar o braço e o ombro.


Comentários

Zhangmen F13, localizado a meio caminho entre o Jiao médio e inferior, é um ponto do canal do Fígado e o ponto mu frontal do Baço. O termo 'mu' significa reunir ou coletar, e os pontos mu frontal são onde o Qi do Zang Fu se reúne e se concentra na superfície anterior do corpo. Zhangmen F13 é, portanto, um ponto importante para harmonizar a relação entre o Fígado e o Baço, e entre o Jiao médio e inferior, com ênfase nos distúrbios do abdome e dos intestinos.

De acordo com os Padrões de Padrões e Tratamentos "A essência dos cinco Zang é toda transportada do Baço".

Como origem do Qi pós-natal, considera-se que o Baço e o Estômago desempenham um papel central entre os Zang Fu, transformando e distribuindo a essência dos alimentos e bebidas por todo o corpo. Por esta razão, pode-se dizer que o Baço domina o Zang e o Estômago o Fu.

A estreita relação de Zhangmen F13 com o Baço, portanto, é ainda refletida em seu status como o ponto de encontro do Zang, da mesma forma que Zhongwan VC12, o ponto mu frontal do Estômago, também é o ponto de encontro hui do Fu.

O Fígado tende aos padrões de excesso e o Baço à deficiência. A desarmonia do Fígado-Baço pode se originar do Fígado, quando a estagnação do Qi invade agressivamente, obstrui e suprime a função de transporte e transformação do Baço, ou do Baço, quando a deficiência do Qi do Baço é incapaz de resistir à invasão do exuberante Qi do Fígado. Este processo é refletido no ditado "A raiva é dura e os zangfu são macios; o que é duro facilmente fere o que é macio" e pela observação de Zhang Jing-yue "Se a raiva ocorre durante ou depois de comer, fere o Estômago e o Baço". A origem da desarmonia Fígado-Baço, portanto, pode ser uma condição de excesso do Fígado ou uma condição deficiente do Baço, ou uma combinação dos dois. Uma característica desta desarmonia é a flutuação na gravidade dos sintomas com mudanças no estado emocional, e a tendência para a estagnação do Qi do Fígado ou deficiência do Baço predominar em momentos diferentes. Zhangmen F13, que é capaz de regular o Qi do Fígado e tonificar o Baço, é o ponto principal no abdômen para tratar todas as gradações de desarmonia do Fígado-Baço dando origem a sintomas como propensão à raiva, distensão e dor de abdominal, borborigmo, diarreia e perda de apetite. A diarreia por desarmonia Fígado-Baço distingue-se por duas características principais. A primeira é que a diarreia costuma ser precedida por distensão e dor, ambas aliviadas após a evacuação. A segunda é que a diarréia freqüentemente se alterna com a constipação, para a qual este ponto também é indicado. Esse padrão é freqüentemente encontrado na síndrome do intestino irritável e distúrbios intestinais pré-menstruais.

Zhangmen F13 também pode ser usado para desarmonia do baço sem complicações do Fígado ou desarmonia do fígado sem complicações do Baço. Por meio de sua ação de fortalecer o Baço, é indicado para cansaço dos membros, emagrecimento, lesão do Estômago e do Baço devido ao excesso de indulgência na alimentação e diarréia contendo alimentos não digeridos. Ao resolver a estagnação do Qi do Fígado, ele é capaz de tratar a constrição esofágica, plenitude torácica, distensão focal, dor na região costal lateral e constipação.

Se a estagnação do Qi do Fígado levar à estagnação do sangue, pode haver massas abdominais e (em termos da medicina ocidental) aumento do fígado e/ou baço. Se a estagnação do Qi do Fígado se transformar em fogo, pode haver agitação e calor com boca seca, andar louco e propensão à raiva.

Se o Fígado estiver deficiente, haverá propensão ao medo. Se o Qi do Fígado invadir o Estômago ou o Pulmão e prejudicar sua função descendente, haverá vômito, tosse ou dispnéia. Por meio de sua ação dupla no Fígado e no Baço, Zhangmen F13 também é capaz de drenar a umidade ou o calor úmido do Jiao médio e inferior com sintomas como icterícia e micção frequente com secreção branca turva.

O canal do Fígado é acoplado interior-exteriormente com o canal da Vesícula Biliar, que controla os lados do corpo e facilita o giro e a flexão. O Zhangmen F13, ponto de encontro dos canais do Fígado e da Vesícula Biliar, está localizado próximo à cintura e região lombar e é indicado para rigidez da coluna, dor lombar e incapacidade de virar e dobrar a cintura. O Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão recomenda Zhangmen F13 para resfriado e dor na coluna lombar, enquanto Sun Si-miao nas Fórmulas dos Mil Ducados é mais específico e o recomenda para resfriado e dor na coluna lombar em homens.

Finalmente, Zhangmen F13 é indicado para o padrão de qi de leitão em execução decorrente de estagnação severa de Qi.

De acordo com o Essencia Vinda do Gabinete Dourado "O distúrbio do porquinho correndo (ben tun) surge da parte inferior do abdômen; sobe para a garganta com tanta ferocidade que o paciente sente que está perto da morte. Ele ataca e depois cede. É causado pelo medo e susto". O Qi do porquinho correndo surge principalmente quando o Qi do Fígado estagnado se transforma em calor, ou quando a deficiência de Yang do Rim leva ao acúmulo de frio no Jiao inferior. Em ambos os casos, o Qi é violentamente descarregado e sobe ao longo do vaso penetrante. Na prática clínica, o Qi do porquinho correndo pode ser encontrado em várias variantes, todas envolvendo uma sensação de correr, geralmente para cima, ao longo do tronco, costas ou membros. Geralmente é acompanhada por sentimentos de intensa ansiedade.


Combinações

Invasão por diarréia fria ou úmida (dong) contendo alimentos não digeridos: Zhangmen F13 e Shenshu B23 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Borborigmos, distensão abdominal e diarreia aquosa: Zhangmen F13, Sanjiaoshu B22, Xiaochangshu B27, Xialiao B34 e Yishe B49 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Vômito: Zhangmen F13, Zhongwan VC12 e Geshu B17 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Constipação: Zhangmen F13, Taibai BP3 e Zhaohai R6 (Grande Compêndio).

Constipação: Zhangmen F13, Taibai BP3, Zhaohai R6 e Zhigou TA6 (Grande Compêndio).

Dor na região costal lateral: Zhangmen F13 e Danshu B19 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor na região costal lateral: Zhangmen F13, Gongsun BP4, Zhigou TA6 e Yanglingquan VB34 (Coleção Completa).

Dor da região costal lateral: Zhangmen F13, Zhigou TA6 e Waiguan TA5 (Grande Compêndio).

Edema de cálculos na parte superior do abdome: moxar Zhangmen F13, Qichong E30, Rangu R2 e Siman R14 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Qi do porquinho correndo: Zhangmen F13, Shimen VC5 e Sanyinjiao BP6 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Insônia: Zhangmen F13 e Qichong E30 (Suplementando a Vida).

Rigidez da coluna lombar com incapacidade de virar: Zhangmen F13 e Ciliao B32 (Suplementando a Vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page