top of page

F1 Dadun


Dadun - Fígado 1

Monte Grande


Ponto jing-poço do canal do Fígado

Ponto Madeira do canal do Fígado


Localização

No aspecto dorsal do dedão do pé, na junção das linhas traçadas ao longo da borda lateral da unha e da base da unha, aproximadamente 0,1 cun do canto da unha.

Algumas fontes (incluindo o Pivot Espiritual) localizam este ponto no aspecto dorsal do dedão do pé, a meio caminho entre o canto lateral da unha (ou seja, o local acima) e a articulação interfalângica, 0,4 cun proximal ao canto da unha.


Agulhamento

Inserção perpendicular ou oblíqua direcionada proximalmente 0,1 a 0,2 cun, ou picada para sangrar.


Ações

Regula o Qi no Jiao inferior, trata o distúrbio de shan e alivia a dor

Beneficia os órgãos genitais e ajusta a micção

Regula o Qi do Fígado e interrompe o sangramento menstrual

Revive a consciência e acalma o espírito


Indicações

Distúrbio de Shan, distúrbio súbito de Shan, os sete tipos de distúrbio de Shan, dor hipogástrica, dor no umbigo, distensão e inchaço abdominal, constipação, calor na parte inferior do abdome.

Inchaço e dor nos genitais, dor na cabeça do pênis, retração dos genitais, inchaço dos testículos.

Retenção dolorosa de urina, sangue na urina, disfunção urinária dolorosa, os cinco tipos de disfunção urinária dolorosa, enurese, micção frequente.

Menstruação irregular, sangramento uterino incessante, menorragia, metrorragia, prolapso uterino.

Epilepsia, perda de consciência por insolação, perda de consciência, vento agudo e crônico na infância, medo excessivo e pouca força, grande medo como se estivesse vendo fantasmas, mania-depressão, preocupação e opressão, gosto amargo na boca, suspiros, sonolência, Dor súbita no coração, tetania, sangramento nasal incessante, sudorese abundante.


Comentários

De acordo com a Ode do Dragão de Jade "Para os sete tipos de desordem do shan, escolha Dadun F1", enquanto as Questões Essenciais dizem "quando o patógeno reside no jueyin do pé, ele causará dor repentina de desordem shan ; agulha acima da unha do dedão do pé". O distúrbio de Shan é uma categoria ampla que inclui hérnia, inchaço e dor genital e dor intensa na parte inferior do abdômen.

Os padrões mais comuns para esses distúrbios incluem estagnação do qi, acúmulo de frio no canal do Fígado, umidade-calor, lesão traumática e deficiência. Dadun F1 é o ponto jing-poço do canal do Fígado que circunda os órgãos genitais e entra na parte inferior do abdome. É um ponto importante para regular o Qi nessas áreas e é o ponto distal preeminente no tratamento de qualquer padrão de distúrbio shan, mas como o ponto jing-poço é especialmente adequado para condições urgentes com dor aguda e repentina.

Tanto o Clássico Interno do Imperador Amarelo quanto textos posteriores, como o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxibzistion, recomendam que a agulha cruzada seja aplicada em Dadun F1, em outras palavras, Dadun F1 esquerdo é agulhado para distúrbio de shan direito e vice-versa.

Por meio de sua ação de regular o Qi no Jiao inferior, Dadun F1 também é indicado para uma variedade de distúrbios da micção e da menstruação. No que diz respeito à micção, é notável que todos os pontos distais do canal do Fígado são fortemente indicados nos textos clássicos para uma ampla gama de distúrbios urinários. Alguma explicação pode ser oferecida pelo fato de que a função de fluxo livre do Fígado é dita auxiliar a função de transformação do Qi da Bexiga e, portanto, a estagnação do Qi do Fígado, o calor úmido do Fígado ou o Fogo do Fígado podem prejudicar o fluxo suave da urina, dando origem a dificuldades e micção dolorosa, disfunção urinária dolorosa (especialmente disfunção urinária dolorosa do Qi), etc. Na prática clínica moderna, pontos do canal do Fígado são geralmente selecionados no tratamento das condições de excesso, mas estão claras as indicações como a urina frequente, enurese e incontinência urinária, que os pontos de canal do Fígado também foram considerados eficazes no tratamento de padrões de deficiência. Isso reflete a capacidade dos pontos do canal do Fígado de regular quaisquer distúrbios da região genito-urinária.

No que diz respeito aos distúrbios menstruais, o Fígado armazena o sangue e, se a estagnação do Qi do Fígado se transformar em calor e entrar no sangue, causará agitação e turbulência, manifestando-se como menstruação irregular, sangramento uterino incessante, menorragia ou metrorragia. A importante ação de Dadun F1 em interromper o sangramento excessivo se estende também ao sangue na urina e, de acordo com Sun Si-miao, ao sangramento nasal, que é frequentemente devido ao aumento do calor do Fígado. É útil comparar a aplicação de Dadun F1 com seu ponto vizinho Yinbai BP1. Enquanto Yinbai BP1 tem uma ampla aplicação para hemorragia devido a deficiência de Qi do Baço ou calor do sangue, Dadun F1 é aplicável principalmente para hemorragia devido ao calor do sangue.

O foco de Dadun F1 no distúrbio shan, distúrbios dos órgãos genitais, doenças urinárias e sangramento uterino reflete sua estreita afinidade com o Jiao inferior. A esse respeito, é uma espécie de exceção entre os pontos jing-poço, que tratam principalmente de distúrbios da região da cabeça e do tórax.

Finalmente, em comum com a maioria dos pontos jing-poço dos doze canais, Dadun F1 é indicado para restaurar a consciência em casos de colapso e epilepsia e acalmar o espírito, sendo indicado para medo e susto, mania-depressão, preocupação e opressão e suspiros.


Combinações

Desordem de frio do Shan: Dadun F1 e Zhaohai R6 (Cem Sintomas).

Os sete tipos de desordem shan: Dadun F1 e Taichong F3 (Canção dos Pontos).

Plenitude abdominal que irradia para as costas, inchaço unilateral e flacidez do testículo: Dadun

F1 [7 cones de moxa] e Guanyuan VC4 [3 cones de moxa] (Grande Compêndio).

Testículo flácido e inchado sem dor: Dadun F1, Guilai E29 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Ereção involuntária com dificuldade para urinar: Dadun F1, Weiyang B39, Yingu R10, Qimen F14 e Weizhong B40 (Suplementando a Vida).

Enurese: Dadun F1, Jimen BP11, Tongli C5, Pangguangshu B28, Taichong F3, Weizhong B40 e Shenmen C7 (Suplementando a Vida).

Os cinco tipos de disfunção urinária dolorosa: Dadun F1 e Xuehai BP10 (Canção dos Pontos).

Os cinco tipos de disfunção urinária dolorosa, com incapacidade de urinar: Dadun F1 e Qihai VC15 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Prolapso uterino: Dadun F1, Ququan F8 e Zhaohai R6 (Grande Compêndio).

Constipação quente, constipação de Qi: primeiro agulhar Changqiang VG1, depois Dadun F1 e Yanglingquan VB34 (Canção dos Pontos).

Sonolência: Dadun F1 e Lidui E45 (Suplementando a Vida).

Perda de consciência: Dadun F1 e Yinbai BP1 (Clássico Sistemático).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page