top of page

Ex-UE10 Sifeng


Sifeng - Ex-UE10

Quatro Costuras


Localização

Na superfície palmar da mão, nos pontos médios das dobras transversais das articulações interfalângicas proximais dos dedos indicador, médio, anular e mínimo.

Na maioria dos indivíduos, duas dobras serão encontradas nas articulações interfalângicas proximais. Neste caso, o Sifeng Ex-UE10 está localizado na dobra que é mais proeminente na flexão dessas articulações.


Agulhamento

Pique para sangrar ou pique e esprema até que apareça um líquido amarelo-esbranquiçado.


Ações

Fortalece o Baço e dissipa o acúmulo


Indicações

Comprometimento nutricional na infância, transtorno de acúmulo na infância, diarréia infantil, tosse convulsa.


Comentários

Sifeng Ex-UE10 é um agrupamento de pontos importante e comumente usado no tratamento de uma ampla gama de distúrbios digestivos na infância. É indicado para dois padrões importantes conhecidos como deficiência nutricional na infância (shao er gan) e distúrbio de acumulação na infância (shao er ji shi). O primeiro refere-se à desnutrição infantil devido a uma variedade de etiologias. Seus sintomas incluem emagrecimento, pele pálida, digestão prejudicada, cabelos murchos, exaustão e abdômen aumentado. Este último, distúrbio de acumulação infantil, corresponde mais ou menos ao padrão de estagnação alimentar em adultos e é considerado um fator importante em doenças tão variadas como constipação, dor abdominal, parasitas intestinais, vômitos, diarreia, tosse e asma.

O método de agulhamento usado nesses pontos é muito específico, sendo os pontos picados e espremidos para extrair algumas gotas de um líquido amarelo claro.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page