Xiajishu - Ex-B5
Ponto Shu Inferior
Localização
Este é um grupo de 3 pontos. Um está na linha média posterior abaixo do processo espinhoso da 3ª vértebra lombar (L3). Os outros dois estão no mesmo nível, mas 3 cun laterais ao primeiro.
Primeiro identifique a linha de Tuffier que conecta os pontos mais altos da crista ilíaca. O processo espinhoso da 4ª vértebra lombar (L4) cai principalmente nesta linha.
Em seguida, identifique o processo espinhoso da 3ª vértebra lombar (L3).
Localize Xiajishu EX-B5 na borda inferior de L3, bem como os outros dois locais no mesmo nível, mas 3 cun laterais à borda inferior de L3.
Agulhamento
0,5–0,8 cun verticalmente à pele ou obliquamente em uma direção inferior.
Nota: para evitar sangramento e lesões na medula espinhal, não levante e empurre a agulha. As inserções oblíquas em direção superior devem ser realizadas apenas por praticantes experientes, pois em pessoas pequenas (independentemente do peso), o canal espinhal pode ser alcançado após apenas 1,25 cun.
Cuidado: em mulheres grávidas prestes a entrar em trabalho de parto, esse ponto pode ter um efeito de promoção do trabalho de parto.
Ações
Tonifica o Yang do Rim
Remove Qi e Estagnação de Sangue
Indicações
Dificuldade em urinar, enurese e cistite.
Comentários
Este é um grupo de três pontos.
O ponto central é principalmente para tonificar o Qi do Rim , enquanto os dois laterais são principalmente para remover o Qi local e a Estagnação do Sangue .
Imagem adaptada de: Focks, C.; März, U. Leitfaden Akupunktur. Punktlokalisation und Stichtechnik - Urban & Fischer bei. Elsevier, 2005.
Referências bibliográficas:
Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678
Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008
Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004
Comments