top of page

E9 Renying


Renying - Estômago 9

Boas-vindas ao Homem


Ponto de encontro dos canais do Estômago e da Vesícula Biliar

Ponto da Janela do Céu

Ponto do Mar de Qi


Localização

Nível com a ponta e 1,5 cun lateral à proeminência laríngea, na depressão entre a borda anterior do músculo esternocleidomastoideo e a borda lateral da cartilagem tireóide.

Nota: a artéria carótida situa-se profundamente e pode ser facilmente palpada na borda anterior do músculo esternocleidomastóideo. Este ponto, portanto, situa-se entre a artéria carótida e a borda lateral da cartilagem tireóidea.

I. Peça ao paciente para se deitar e remover qualquer travesseiro. Palpe a proeminência laríngea e, em seguida, lateralmente, a borda lateral da cartilagem tireoide. Um pouco mais lateralmente do que isso, a artéria carótida pode ser sentida. Use o dedo indicador de uma mão para definir e ampliar o espaço entre a borda lateral da cartilagem tireoide e a artéria e agulha para este espaço com a outra mão;

II. Nas mulheres, a proeminência laríngea não é tão pronunciada como nos homens. Se for indistinta, palpe a depressão formada pela borda inferior do osso hióide e a borda superior da cartilagem tireóide na linha média. A proeminência laríngea fica logo abaixo disso.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun.

Nota: de acordo com a maioria dos textos clássicos, este ponto é contraindicado à moxabustão.

Atenção: deve-se ter cuidado para não perfurar a artéria carótida, que deve ser palpada e mantida lateralmente durante o agulhamento, usando o dedo indicador e o polegar de uma mão, acima e abaixo do ponto. Este método de agulhamento não deve ser tentado por aqueles que não tiveram supervisão clínica adequada.


Ações

Regula o Qi e o sangue e reduz a rebelião

Beneficia a garganta e o pescoço

Alivia a dor


Indicações

Dor de cabeça, tontura, tontura visual, face vermelha, peito cheio, falta de ar, asma, distúrbio súbito de agitação, vômito, síndrome sem pulso, hipertensão, hipotensão.

Inchaço e dor de garganta, escrófula, bócio, dificuldade em engolir.

Dor lombar.


Comentários

Renying E9 também é conhecido por seu nome alternativo Tianwuhui (Cinco Encontros do Céu). É um dos cinco pontos conhecidos como 'janela do céu' (literalmente 'cinco regiões da janela do céu') pontos no Pivô Espiritual que afirma "dor de cabeça devido à rebelião de yang, plenitude do peito com dificuldade em respirar, escolha Renying E9". Localizado na região central do pescoço, Renying E9 ilustra dramaticamente a capacidade característica desse grupo de pontos de restabelecer a harmonia no fluxo de Qi entre o corpo e a cabeça. A rebelião do Qi, que surge quando o Qi nas regiões inferiores está desordenado e antico, pode se manifestar de várias maneiras. Na cabeça provoca dor de cabeça, tontura e vermelhidão da face; na região do pescoço estagna dando origem a escrófula e bócio; no jiao médio e superior, prejudica a descida normal do Qi do Estômago e do Pulmão e dá origem a vômitos, distúrbio súbito de turbulência, chiado no peito, asma e plenitude do peito.

De acordo com o comentário de Zhou Zhi-cong sobre a passagem acima do Pivô Espiritual, a condição conhecida como inversão de Qi (Qi desordenado, caótico e rebelde) está subjacente às manifestações clínicas de todos os pontos da janela do céu. Uma das manifestações da inversão do Qi é a dor aguda repentina, e isso ecoa o importante uso moderno de Renying E9 para entorse lombar aguda, bem como entorse e dor intensa em qualquer região do corpo.

A capacidade de Renying E9 de reordenar a rebelião e o aumento do Qi também explica sua forte ação na redução da hipertensão.

De acordo com o capítulo 'Discurso nos Mares' do Pivô Espiritual Renying E9 (junto com Shanzhong VC17, Yamen VG15 e Dazhui VG14) é um ponto do 'mar de Qi'. Esta passagem dá as seguintes indicações para insuficiência e excesso do mar de Qi "Quando o mar de Qi está em excesso, há plenitude no peito, respiração urgente e uma tez vermelha. Quando o mar de Qi é insuficiente, há pouca energia insuficiente para a fala.

As propriedades duais e sobrepostas de Renying E9 como um ponto do mar de Qi e um ponto da janela do céu sublinham sua importância na harmonização e redistribuição de qi desordenado no corpo.

Já no Clássico Interno do Imperador Amarelo, a observação e palpação do pulso em Renying E9 era considerada um importante método diagnóstico. As Questões Essenciais, ao discutir a micção obstruída, descrevem um padrão de "calor no corpo como carvão, o pescoço e o tórax estão obstruídos como se estivessem separados, um pulso inquieto e abundante em Renying E9 e dispneia com contrafluxo de Qi". Em outras partes das Questões Essenciais, uma grande significância diagnóstica é atribuída às forças relativas dos pulsos no pulso e em Renying E9, enquanto Zhang Zhong-jing se refere a três métodos de diagnóstico de pulso (Renying E9 na parte superior, o pulso pulso no meio e Chongyang E42 no inferior). Por causa das complicações inerentes a esses métodos, eles foram abandonados relativamente cedo na história da medicina chinesa em favor do foco no pulso do pulso.


Combinações

Distúrbio de turbulência súbita, dor de cabeça, dor torácica e estertores dispneicos: Renying E9, Neiguan CS6, Guanchong TA1, Sanyinjiao BP6 e Zusanli E36 (Compilação).

Escrófula: moxa Renying E9 e Shouwuli IG13 trinta vezes (Fórmulas dos Mil Ducados).

Zumbido com dor lombar: primeiro agulhar Renying E9, depois agulhar Ermen TA21 e Zusanli E36 (Segredos da Estrela Celestial).

Hipertensão: Renying E9, Quchi IG11 e Zusanli E36.

Hipertensão: Renying E9, Baihui VG20, Quchi IG11 e Taichong F3.

Entorse lombar aguda ou qualquer dor aguda: Renying E9 bilateralmente ou no lado afetado.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page