top of page

E45 Lidui


Lidui - Estômago 45

Forte Abertura

Ponto jing (poço) do canal do Estômago

Ponto Metal do canal do Estômago


Localização

Na face dorsal do segundo dedo do pé, na junção das linhas traçadas ao longo da borda lateral da unha e a base da unha, aproximadamente 0,1 cun do canto da unha.


Agulhamento

Inserção perpendicular ou oblíqua direcionada proximalmente de 0,1 a 0,2 cun, ou picada para sangrar.


Ações

Limpa o calor do canal do Estômago

Limpa o calor, acalma o espírito e restaura a consciência


Indicações

Inchaço da face, calor na cabeça, sangramento nasal, secreção nasal amarelada, rinite com sangramento nasal, dor de dente, trismo, obstrução dolorosa na garganta, lábios rachados, desvio da boca.

Plenitude e distensão do tórax e abdome, fome excessiva, falta de apetite, contrafluxo de inversão, malária, doença febril, doença febril com ausência de sudorese, urina amarela, icterícia.

Perda de consciência.

Sonho excessivo, facilmente assustado com desejo de dormir, insônia, tontura, mania-depressão, desejo de subir a lugares altos e cantar, descarta roupas e corre.

Sensação de frio na canela, frio nos membros inferiores e pés, inchaço e dor no joelho.


Comentários

As duas ações principais do Lidui E45 são limpar o calor do canal do Estômago (e até certo ponto o Fu do Estômago) e limpar o calor e acalmar o espírito. Além disso, em comum com todos os pontos jing (poço), o Lidui E45 pode ser usado para restaurar a consciência.

De acordo com o Pivô Espiritual "Quando a doença está acima, selecione [pontos] de baixo". Essa afirmação enfatiza a forte ação que os pontos do canal mais distais têm no tratamento de distúrbios na extremidade oposta do canal. Lidui E45 é especialmente indicado quando o calor do canal Yangming sobe para a face, nariz, dentes e lábios, dando origem a sintomas como inchaço da face, dor de dente, lábios rachados, sangramento nasal, corrimento nasal amarelo etc. calor no estômago fu dando origem a fome excessiva.

A ação do Lidui E45 em limpar o calor e acalmar o espírito é compartilhada por muitos dos pontos do canal do Estômago. Isso é explicado tanto pelo caminho do canal divergente do Estômago para o Coração quanto pelo canal primário que se une ao Vaso Governador em Shenting VG24 e Renzhong VG26. O Lidui E45 também compartilha com os pontos jing (poço) como um todo uma habilidade especial para acalmar o espírito, especialmente em situações agudas. É indicado no tratamento de transtornos maníacos caracterizados em textos clássicos pelas indicações "desejos de subir a lugares altos e cantar, descartar roupas e correr por aí", e é usado especialmente para insônia com sonhos excessivos devido ao fogo ou fleuma-calor. Sua ação sobre a insônia é compartilhada por vários dos pontos jing (poço) dos pés (Yinbai BP1, Yongquan R1 e Zuqiaoyin VB44), refletindo a percepção de que para induzir o sono, o Qi patologicamente ascendente, Yang ou fogo deve ser puxado para baixo. Em casos graves de insônia intratável, a moxabustão pode ser aplicada ao Lidui E45. Esta técnica de 'abaixar o fogo' baseia-se no princípio 'fogo pequeno atrai fogo grande'. Em comum com muitos pontos de acupuntura, o Lidui E45 tem ação homeostática, podendo também ser usado para transtornos depressivos caracterizados por retraimento e desejo excessivo de dormir, enfatizando assim sua capacidade de acalmar e regular o espírito em diversas situações.


Combinações

Inchaço facial: Lidui E45, Chongyang E42, Fenglong E40, Tianshu E25 e Xiangu E43 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Pesadelos: Lidui E45 e Yinbai BP1 (Cem Sintomas).

Sonolência: Lidui E45 e Dadun F1 (Suplementação de Vida).

Sonolência sem desejo de mover os quatro membros: Lidui E45, Sanjian IG3, Sanyangluo TA8, Tianjing TA10 e Zuwuli F10 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Sonolência: Lidui E45, Taixi R3, Zhaohai R6, Baihui VG20, Tianjing TA10, Erjian IG2, Sanjian IG3 e Ganshu B18 (Grande Compêndio ).

Medo excessivo: Lidui E45, Erjian IG2, Yinxi C6 e Jianshi CS5 (Suplementação de Vida).

Fraqueza das pernas: Moxa Lidui E45, Taichong F3 e Fengshi VB31 (Esboço da Medicina).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

330 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page