top of page

E41 Jiexi


Jiexi - Estômago 41

Depressão da Tíbia


Ponto jing (rio) do canal do Estômago

Ponto do fogo do canal do Estômago


Localização

No tornozelo, ao nível da proeminência do maléolo lateral, numa depressão entre os tendões do extensor longo do hálux e do extensor longo dos dedos.

Peça ao paciente que estenda o dedão do pé contra resistência para definir o tendão do extensor longo do hálux e localize Jiexi E41 lateral a este tendão e nivelado com a proeminência do maléolo lateral. Em caso de dúvida, peça ao paciente para estender os dedos restantes contra resistência para definir o tendão do extensor longo dos dedos; Jiexi E41 está localizado entre os dois tendões.


Agulhamento

I. Inserção perpendicular 0,5 cun;

II. Inserção oblíqua abaixo dos tendões para se unir a Shangqiu BP5 medialmente ou Qiuxu VB40 lateralmente.

Atenção: os vasos e nervos anteriores da tíbia situam-se profundamente a este ponto.


Ações

Limpa o calor do canal do Estômago e Fu

Acalma o espírito

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Inchaço da face e da cabeça, dor de cabeça frontal, dor na sobrancelha, vento de cabeça, vermelhidão da face e dos olhos, tontura visual, tontura, dor na boca, morder a língua.

Distensão abdominal, distensão abdominal depois de comer, arrotos com distensão e plenitude abdominal, fome com incapacidade de comer, constipação.

Doença febril com ausência de sudorese, distúrbios da malária, distúrbio súbito de turbulência com cãibras.

Epilepsia, espasmo clônico, mania, agitação, tristeza e choro, palpitações de medo, calor no estômago com delírios, visão de fantasmas, hipertensão.

Inchaço e dor na articulação do tornozelo, pé caído, atrofia da perna, peso no joelho e na coxa, ciática, obstrução dolorosa nos tendões, obstrução com dor por umidade, lesão do dedão do pé.


Comentários

É um princípio importante dos cinco pontos shu que quanto mais distais eles estiverem (isto é, próximos aos dedos das mãos ou dos pés), mais forte será seu efeito no tratamento de seu canal correspondente como um todo e da extremidade oposta do canal em particular, enquanto quanto mais proximais eles são (próximos ao joelho e cotovelo), mais pronunciada sua ação no Fu interno e na porção do tronco e do corpo do canal.

Em termos do canal do estômago Jiexi E41, o ponto jing (rio) e o ponto de fogo, situados entre os dois extremos, têm um efeito igualmente importante na eliminação de calor do canal e do Fu.

O efeito do Jiexi E41 na eliminação do calor do canal do Estômago, especialmente da parte superior, é refletido em sua capacidade de tratar a dor, inchaço e inflamação na porção Yangming da cabeça, manifestando-se como dor de cabeça frontal, vermelhidão da face e olhos, dor na boca etc.

Embora o inchaço da face seja geralmente diferenciado como deficiência de Yang do Baço ou deficiência de Qi do Pulmão complicada com a invasão do vento exterior, Jiexi E41 é indicado aqui em virtude de sua ação de limpar o canal Yangming que governa a face.

Quando o calor se acumula no Estômago pode:

I. prejudicar a função descendente do Estômago causando distensão abdominal e arrotos,

II. causar fome excessiva devido à hiperatividade do Yang, ou

III. secar os fluidos no Estômago e Intestinos levando à fome com incapacidade de comer e constipação.

Jiexi E41 é indicado em todos os três padrões.

O fogo do Estômago pode ascender ao longo do canal divergente do Estômago até o Coração, e ao longo do canal primário do Estômago que se conecta com o Vaso Governador (e, portanto, o cérebro) em Shenting VG24 e Renzhong VG26.

A perturbação resultante do espírito e do coração pode dar origem a vários distúrbios emocionais, especialmente do tipo maníaco, e palpitações associadas a alterações emocionais, como o medo. Jiexi E41 tem uma capacidade dupla de limpar o calor do Estômago e acalmar e sedar o espírito.

Finalmente, Jiexi E41 é um ponto importante e muito utilizado em distúrbios da perna. É frequentemente combinado com Biguan E31 e Zusanli E36 no método 'cadeia e trava' para o tratamento de distúrbios de atrofia e hemiplegia. Também pode ser usado como ponto distal para distúrbios da articulação do joelho, sendo importante no tratamento de distúrbios locais do pé e tornozelo. Para este propósito, pode ser direcionado lateralmente para Qiuxu VB40 para distúrbios das porções média e lateral do tornozelo, e para Shangqiu BP5 para distúrbios das porções média e medial do tornozelo. O agulhamento do Shangqiu BP5 também é aplicado para desarmonia dupla do Estômago e do Baço.


Combinações

Vento de cabeça com sensação de divisão, dor entre a sobrancelha e o olho: Jiexi E41, Hegu IG4 e Yangbai VB14 (Ode do Dragão de Jade).

Vento de cabeça, vermelhidão do rosto e olhos: Jiexi E41 e Tongli C5 (Grande Compêndio).

Vento de cabeça e tontura: Jiexi E41, Hegu IG4, Fenglong E40 e Fengchi VB20 (Grande Compêndio).

Estagnação de alimentos no meio do abdômen, dor lancinante que não cessa: Jiexi E41, Zusanli E36, Gongsun BP4 e Zhongwan VC12 (Coleção Completa).

Desordem de turbulência súbita: Jiexi E41, Juque VC14, Guanchong TA1, Zhigou TA6 e Gongsun BP4 (Clássico Sistemático).

Desordem de turbulência súbita: Jiexi E41, Yinlingquan BP9, Chengshan B57 e Taibai BP3 (Grande Compêndio).

Palpitações de susto e batimentos cardíacos: Jiexi E41 e Yangjiao VB35 (Cem Sintomas).

Loucura: Jiexi E41 e Shenmai B62 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Chorando pela dor: Jiexi E41, Xinshu B15, Shenmen C7 e Daling CS7 (Suplementando Vida).

Tosse associada ao Qi rebelde: Jiexi E41, Tianchi CS1, Tiantu VC22, Shanzhong VC17 e Jianzhongshu ID15 (Suplementação de Vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page