Fenglong - Estômago 40
Rica Abundância
Ponto luo de conexão do canal do Estômago
Localização
Na parte inferior da perna, a meio caminho entre a linha da articulação tibiofemoral (nível com a prega poplítea) e o maléolo lateral, dois dedos laterais à crista anterior da tíbia (ou seja, um dedo lateral a Tiaokou E38).
Agulhamento
Inserção perpendicular ou oblíqua 1 a 1,5 cun.
Ações
Transforma o catarro e a umidade
Beneficia o tórax
Limpa a fleuma do Pulmão e alivia a tosse e chiado
Limpa a fleuma do Coração e acalma o espírito
Ativa o canal e alivia a dor
Indicações
Catarro copioso, plenitude, opressão e dor no peito, dor lancinante no peito, dor cortante no abdome, inchaço da face, tontura, dor de cabeça, dor de cabeça com catarro, globus hystericus, inchaço e dor do garganta, obstrução dolorosa da garganta com perda súbita da voz.
Corpo úmido, frouxidão e peso do corpo.
Tosse e falta de ar, tosse com catarro abundante, chiado no peito, dispneia, asma.
Mania-depressão, riso louco, grande felicidade, desejo de subir a lugares altos e cantar, descarta roupas e corre, inquietação, ver fantasmas, indolência, epilepsia, hipertensão.
Constipação, dificuldade em urinar e fezes.
Distúrbio de atrofia e obstrução dolorosa do membro inferior, dor no joelho e na perna, dificuldade em flexionar e estender o joelho, falta de controle das pernas, murchamento das pernas.
Comentários
Fenglong E40 é o ponto de acupuntura mais importante para transformar a fleuma no corpo, qualquer que seja sua origem. A fleuma pode ser formada quando:
I. a estagnação do qi do fígado prejudica a circulação de fluidos que então congelam em fleuma,
II. o excesso ou a deficiência de calor condensam os fluidos corporais (a fleuma é conhecida como a 'parte substancial do fogo' e o fogo a 'parte não substancial da fleuma') ou
III. qualquer um ou todos os três Zang responsáveis pela transformação e transporte de fluidos são deficientes (o Pulmão no Jiao superior, o Baço no Jiao médio e o Rim no Jiao inferior). De todos estes, a desarmonia da função de transporte e transformação do Baço é clinicamente o mais importante, assim as Questões Essenciais "O Baço é a origem da fleuma" e "Quando a água, grãos e fluidos corporais não fluirem, eles se acumularão e formarão fluido de fleuma (tanyin)". Quando a função de transporte e transformação do Baço é prejudicada, portanto, os fluidos corporais se acumulam e com o tempo se transformam em fleuma, que pode então transmitir para outros Zang Fu e regiões do corpo. Além disso, é princípio geral de tratamento que o Baço deve ser regulado no tratamento da fleuma de qualquer etiologia, para auxiliar na sua transformação.
Fenglong E40 é o ponto a partir do qual o canal de conexão do estômago se conecta com o canal do Baço associado. O Guia para os Clássicos da Acupuntura afirma que "os pontos de conexão luo estão localizados entre dois canais ... se forem perfurados, os sintomas dos canais relacionados interior-exteriormente podem ser tratados. Tradicionalmente, Fenglong E40 tem sido utilizado para o tratamento da fleuma, afetando especialmente o Pulmão, Coração, garganta e cabeça.
De acordo com um ditado da Medicina Chinesa, "O Baço é a origem da fleuma e o Pulmão é o recipiente da fleuma". Quando a fleuma obstrui a descida do Qi do Pulmão, ou quando a deficiência de Qi do Pulmão é incapaz de descer os fluidos, pode haver tosse, chiado no peito e asma caracterizada por expectoração copiosa de fleuma. Quando predomina o frio, a fleuma será clara ou branca, enquanto que quando predomina o calor, a fleuma será amarela, verde ou marrom. Seja frio ou quente, o Fenglong E40 é um ponto essencial para transformar a fleuma no Pulmão.
Ambos os canais primários e tendinosos do Estômago passam pelo tórax, e o Fenglong E40 tem sido considerado um ponto preeminente no tratamento da dor torácica. Se a fleuma obstruir o movimento livre do qi e do sangue no peito, pode haver plenitude, opressão e dor aguda. Tal é a sua afinidade para o peito, no entanto, que Fenglong E40 pode ser usado no tratamento de qualquer tipo de dor no peito, incluindo entorse e lesão dos músculos do peito.
O padrão de fleuma ou fleuma-fogo embaçando ou perturbando o coração e o espírito ocorre principalmente quando a depressão emocional severa leva à estagnação do Qi.
O Qi estagnado não pode mais distribuir fluidos corporais, que coagulam para formar fleuma. A fleuma então obstrui os portais do Coração, perturbando o espírito. A estagnação pronunciada ou prolongada de qi e fleuma pode se transformar em fogo, resultando em fleuma-fogo, que pode ser ainda mais complicado pelo consumo excessivo de alimentos gordurosos e picantes e álcool. Quando o aspecto fogo da fleuma-fogo é intenso, o paciente sofre de 'kuang', ou transtorno de mania, com sintomas como riso louco e comportamento selvagem e intenso. Quando predomina o aspecto de fleuma, com relativamente menos fogo, o paciente sofre de 'dian', caracterizado por confusão mental, letargia e estupor. A capacidade do Fenglong E40 de transformar a fleuma, combinada com o fato de que o canal divergente do Estômago se conecta com o Coração, e o canal primário do Estômago com o Vaso Governador (e, portanto, o cérebro) em Shenting VG24 e Renzhong VG26 , torna-o particularmente adequado no tratamento destes distúrbios.
O canal luo de conexão do Estômago do Fenglong E40 se une a todos os canais Yang na região da cabeça.
Se a fleuma-úmida obstruir o Jiao superior e a cabeça, pode prejudicar a ascensão do Yang claro à cabeça e aos orifícios sensoriais, causando tontura e dor de cabeça caracterizada por uma sensação pesada e nublada. Se o vento interior sopra para cima, levando consigo o catarro, isso é conhecido como catarro do vento e pode dar origem a sintomas como epilepsia e tontura severa.
O canal de conexão luo termina na garganta, e se o Qi estagnado prejudica a capacidade do Pulmão e do Estômago de descer os fluidos, a fleuma é formada e se combina com o Qi estagnado para obstruir a garganta, dando origem ao globus hystericus, uma sensação de bloqueio da garganta que piora ou melhora de acordo com as flutuações do estado emocional e que normalmente está associado à estagnação do Qi e da fleuma.
Uma grande variedade de distúrbios que afetam qualquer região do corpo pode ser causada por catarro. Isso é expresso nos ditados da Medicina Chinesa "Não há lugar que a fleuma não possa alcançar", "As cem doenças pertencem à fleuma", "Doenças estranhas geralmente envolvem fleuma" e "Doenças crônicas geralmente envolvem fleuma". Quaisquer que sejam as manifestações, se o catarro for um componente da patologia, o Fenglong E40 é indicado.
Como muitos pontos do canal Yangming do pé (Estômago), que é abundante em Qi e sangue, Fenglong E40 é indicado para distúrbios do canal, como distúrbio de atrofia e obstrução dolorosa da parte inferior da perna. Devido à sua capacidade de transformar a fleuma, Fenglong E40 é especialmente indicado no tratamento da hemiplegia devido ao vento-fleuma nos canais.
Finalmente, o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão dá indicações específicas para excesso e deficiência dos pontos luo de conexão. No caso do Fenglong E40, são mania-depressão (excesso); falta de controle das pernas e murcha das pernas (deficiência).
Combinações
Todas as doenças de fleuma, vento de cabeça, dispneia e tosse, todos os tipos de fleuma-fluido (tanyin): Fenglong E40 e Zhongwan VC12 (Esboço de Medicina).
Tosse com catarro: Fenglong E40 e Feishu B13 (Ode do Dragão de Jade).
Vômitos catarro e saliva aquosa, tonturas que não cessam: Fenglong E40, Yangxi IG5, Gongsun BP4 e Shanzhong VC17 (Coleção Completa).
Dor aguda no peito: Fenglong E40 e Qiuxu VB40 (Fórmulas dos Mil Ducados).
Dor de cabeça difícil de suportar: Fenglong E40 e Qiangjian VG18 (Cem Sintomas).
Vento de cabeça e tontura: Fenglong E40, Hegu IG4, Jiexi E41 e Fengchi VB20 (Grande Compêndio).
Inchaço facial: Fenglong E40, Tianshu E25, Lidui E45, Xiangu E43 e Chongyang E42 (Fórmulas dos Mil Ducados).
Transtorno de mania com comportamento precipitado, desejos de subir a lugares altos e cantar, descartar roupas e correr: Fenglong E40 e Chongyang E42 (Fórmulas dos Mil Ducados).
Perda de voz: Fenglong E40, Tiantu VC22, Rangu R2, Yingu E10, Fuliu E7 e Lingdao C4 (Suplemento Ilustrado).
Referências bibliográficas:
Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678
Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008
Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004
Comments