top of page

E39 Xiajuxu


Xiajuxu - Estômago 39

Abaixo do Grande Vazio


Ponto He-Mar Inferior do Intestino Delgado

Ponto do Mar de Sangue


Localização

Na parte inferior da perna, 3 cun abaixo de Shangjuxu E37, um dedo lateral à crista anterior da tíbia.

Divida a distância entre a linha da articulação tibiofemoral (no nível da prega poplítea) e a proeminência do maléolo lateral em duas partes iguais. O ponto médio é Tiaokou E38; Xiajuxu E39 está localizado 1 cun abaixo de Tiaokou E38.


Agulhamento

Inserção perpendicular ou oblíqua 1 a 1,5 cun.


Ações

Move o Qi do Intestino Delgado e transforma a estagnação

Regula e harmoniza os Intestinos e limpa o calor úmido

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Dor abdominal inferior, dor lombar que irradia para os testículos.

Diarreia, diarreia contendo alimentos não digeridos, distúrbio disentérico, pus e sangue nas fezes, insuficiência de Qi do Intestino Delgado, urina escura.

Abscesso mamário, delírio maníaco, susto repentino, baba, lábios secos, obstrução dolorosa na garganta, ausência de sudorese, sem prazer em comer, palidez.

Obstrução dolorosa e distúrbio de atrofia do membro inferior, hemiplegia da perna, distúrbio de atrofia do pé, dor no calcanhar, sensação extrema de frio e calor no ombro, sensação de calor na área entre o anelar e o dedo mínimo, sensação de queimação na frente das orelhas.


Comentários

O Clássico Interno do Imperador Amarelo afirmou: "Os Intestinos Grosso e Delgado estão sob a influência do Estômago e classificou Xiajuxu E39 como o ponto he-mar inferior do Intestino Delgado. Os três canais Yang do braço (Intestino Grosso, Intestino Delgado e Triplo Aquecedor) são únicos porque, enquanto os canais atravessam o Jiao superior, seus respectivos Fu pertencem ao Jiao inferior. destes três canais (Quchi IG11, Xiaohai ID8 e Tianjing TA10 respectivamente) têm relativamente pouca ação em seus relacionados Fu. Ponto he-mar (Shangjuxu E37, Xiajuxu E39 e Weiyang B39) que tratam predominantemente distúrbios de seus respectivos Fu.

Xiajuxu E39 pode ser usado em dois padrões principais do Intestino Delgado, ou seja, dor de Qi do Intestino Delgado e deficiência e frio do Intestino Delgado. A primeira é caracterizada por dor intensa na parte inferior do abdome que se irradia para a cintura e região lombar e desce até os testículos.

Este último é caracterizado por dor abdominal inferior (que melhora com calor e pressão) e diarreia crônica ou distúrbio disentérico etc. Xiajuxu E39 é ainda capaz de tratar diarreia e distúrbio disentérico devido ao calor úmido que dá origem ao pus e sangue nas fezes.

Em as Questões Essenciais Xiajuxu E39 entre os oito pontos para limpar o calor do Estômago, enfatizando que além de ser o ponto he-mar do Intestino Delgado, este ponto fica no canal do Estômago e é indicado para calor no canal dando origem a distúrbios como abscesso mamário, lábios secos e obstrução dolorosa na garganta.

Excepcionalmente, Xiajuxu E39 também é claramente atribuída a alguma capacidade de regular o canal do Intestino Delgado, refletida em indicações como sensação extrema de frio e calor no ombro, sensação de calor na área entre o anel e o dedo mínimo e sensação de queimação no ombro. frente das orelhas.

Para uma discussão de Xiajuxu E39 como um ponto do 'mar de sangue' consulte o comentário sobre Shangjuxu E37.

Finalmente, Xiajuxu E39 pertence ao canal Yangming que é abundante em Qi e sangue, e é semelhante a pontos como Zusanli E36 e Shangjuxu E37 em sua capacidade de tratar distúrbios do membro inferior. É indicado para obstrução dolorosa e distúrbio de atrofia do membro inferior e pé, hemiplegia e dor no calcanhar.


Combinações

Diarreia e distúrbio disentérico com pus e sangue: Xiajuxu E39, Youmen R21 e Taibai BP3 (Suplementando Vida).

Delírios maníacos: Xiajuxu E39 e Qiuxu VB40 (Fórmulas do Mil Ducados).

Plenitude do tórax e região costal lateral irradiando para o abdome: Xiajuxu E39, Qiuxu VB40, Xiaxi VB43 e Shenshu B23 (Grande Compêndio).

Abscesso mamário: Xiajuxu E39, Zusanli E36, Xiaxi VB43, Yuji P10, Weizhong B40, Zulinqi VB41 e Shaoze ID1 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page