top of page

E37 Shangjuxu


Shangjuxu - Estômago 37

Acima do Grande Vazio


Ponto inferior he-mar do canal do Intestino Grosso

Ponto do mar de sangue


Localização

No membro inferior, 3 cun inferior a Zusanli E36, um dedo de largura lateral à crista anterior da tíbia.

Localizado a um dedo de largura abaixo de Zusanli E36.


Agulhamento

Inserção perpendicular ou obliqua 1 a 1,5 cun.


Ações

Regula os Intestinos e transforma a estagnação

Clareia a umidade calor e alivia a diarreia e a disenteria

Regula o Baço e o Estômago

Ativa do canal e alivia a dor


Indicações

Borborigmo, diarreia, diarreia contendo alimentos não digeridos, diarreia associada a ataque for frio no inverno, disenteria, calor no Intestino Grosso, frio no Intestino Grosso, deficiência do Qi do Intestino Grosso, abscesso intestinal, dor lancinante nos intestinos, constipação, dor abdominal, distensão abdominal, dor periumbilical com incapacidade de ficar em pé por tempo prolongado, urina escura.

Calor no Estômago, deficiência e fraqueza do Baço e do Estômago, deficiência de Zang Qi, consupção, respiração curta, dispneia com dificuldade para caminhar, ascesão de Qi no peito, sensação de plenitude do peito e na região costal lateral, inchaço na face.

Manina, aversão ao som das pessoas conversando.

Hemiplegia, Qi das pernas, dor e dormência pela obstrução dos membros inferiores, frio e dor na medula óssea, fraqueza da perna, contração e dor na face anterior da perna, inchaço no joelho.


Comentários

O Clássico Interno do Imperador Amarelo afirmou que "os Intestinos Grosso e Delgado caem sob a influência do Estômago" e classificou Shangjuxu E37 como o ponto he-mar mais baixo do Intestino Grosso. Os três canais Yang do braço (Intestino Grosso, Intestino Delgado e Triplo Aquecedor) são únicos porque, enquanto os canais atravessam o Jiao superior, seus respectivos Fu pertencem ao Jiao inferior. Assim, embora o Pivô Espiritual afirme que os "pontos he-mar tratam distúrbios do Fu interno", os pontos he-mar desses três canais (Quchi IG11, Xiaohai ID8 e Tianjing TA10 respectivamente) têm relativamente pouca ação em seus Fu relacionados. . Os Intestinos Grosso e Delgado e o Triplo Aquecedor, no entanto, cada um tem um ponto he-mar inferior (Shangjuxu E37, Xiajuxu E39 e Weiyang B39) que predominantemente distúrbios de seus respectivos Fu.

Shangjuxu E37 é um ponto importante no tratamento de uma ampla gama de distúrbios intestinais. É especialmente eficaz no tratamento de diarreias e distúrbios disentéricos, seja por deficiência, frio, umidade ou calor úmido, e nos últimos tempos tem sido muito utilizado no tratamento da disenteria bacilar. Shangjuxu E37 também é usado no tratamento da estagnação e obstrução dos intestinos, causando distensão e dor no abdômen, constipação e abscesso intestinal. Esta capacidade abrangente de Shangjuxu E37 para regular os intestinos foi referida nos primeiros clássicos. Por exemplo, o Clássico Sistemático de Acupuntura e Moxabustão recomenda Shangjuxu E37 para "calor no Intestino Grosso, diarreia contendo alimentos não digeridos e borborigmo", enquanto o clássico do século X Prescrição do Sábio da Era Taiping o recomenda para deficiência do Qi do Intestino Grosso.

Alguns clássicos atribuem ações de tonificação do Qi a este ponto, por exemplo, "deficiência e fraqueza do Baço e do Estômago, deficiência de Zang Qi, falta de ar, etc."

Isso pode ser explicado pelo efeito benéfico que o endurecimento do intestino em casos de fezes moles e diarreia terá na função de transporte e transformação do Baço. Vale ressaltar também que pontos de acupuntura imediatamente distais ou proximais a pontos muito potentes, muitas vezes compartilham algumas de suas funções e indicações.

É como se a influência de Zusanli E36 fosse tão grande que pudesse ressoar em Shangjuxu E37.

De acordo com o Pivô Espiritual Shangjuxu E37 é um ponto do 'mar de sangue'. Esta passagem diz: "O Vaso Penetrador é o mar dos doze canais (ou seja, o mar de sangue). Na parte superior é transportado para Dazhu B11, e na parte inferior emerge tanto em Shangjuxu E37 e Xiajuxu E39 ... Quando o mar de sangue está em excesso, há uma sensação como se o corpo fosse grande; sente-se uma inquietação, mas não sabe que doença é; quando o mar de sangue é insuficiente, tem-se a sensação de o corpo é pequeno; sente-se reduzido, mas não sabe o que pode ser a doença". Apesar dessa passagem, vale notar que tais indicações não são encontradas em textos posteriores.

Em comum com muitos pontos do canal do estômago, Shangjuxu E37 é especialmente eficaz no tratamento de distúrbios do membro inferior como um todo. Esta ação é explicada pelo ditado "Canais Yangming são abundantes em Qi e sangue. A capacidade de Shangjuxu E37 para promover o fluxo de Qi suave e sangue por toda a perna torna-o eficaz no tratamento de hemiplegia, Qi da perna, fraqueza de da perna, inchaço do joelho e todos os tipos de atrofia e obstrução dolorosa, seja por excesso ou deficiência de padrões.

Finalmente, as Questões Essenciais inclui Shangjuxu E37 entre os oito pontos para limpar o calor do Estômago (Qichong E30 bilateral, Zusanli E36, Shangjuxu E37 e Xiajuxu E39).


Combinações

Micção amarela e difícil: Shangjuxu E37 e Xiajuxu E39 (Clássico Sistemático).

Disenteria bacilar: Shangjuxu E37, Tianshu E25 e Quchi IG11.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page