top of page

E36 Zusanli


Zusanli - Estômago 36

Três Distâncias (li) do Pé


Ponto He-Mar e Terra do Canal do Estômago

Ponto de Comando de Gao Wu

Ponto da Estrela do Céu de Ma Dan-yang

Ponta do Mar dos Alimentos


Localização

Abaixo do joelho, 3 cun abaixo de Dubi E35, um dedo lateral à crista anterior da tíbia.

I. Primeiro localize Yanglingquan VB34. Zusanli E36 fica um cun abaixo de Yanglingquan VB34 e um dedo lateral à crista anterior da tíbia;

II. Localize um palmo abaixo de Dubi E35.


Agulhamento

Inserção perpendicular 1 a 1,5 cun.


Ações

Harmoniza o Estômago

Tonifica o Baço e resolve a umidade

Suporta o Qi correto e promove o Qi original

Tonifica o Qi e nutre o sangue e o Yin

Limpa o fogo e acalma o espírito

Ativa o canal e alivia a dor

Revive o Yang e restaura a consciência


Indicações

Dor epigástrica, náuseas, vômitos, vômitos amargos, vômitos com pus e sangue, soluço, arrotos, distensão e dor no abdômen, plenitude e distensão do coração e abdômen, calor no meio Jiao com propensão à fome, fome sem vontade de comer , falta de apetite, ingestão difícil.

Borborigmo, flatulência, diarreia e distúrbio disentérico, alimentos não digeridos (nas fezes), frio no meio Jiao com borborigmo, frio nos intestinos, diarreia crônica, distúrbio súbito de agitação, qi das pernas, edema, peso dos quatro membros, abdômen inferior dor e inchaço com incapacidade de urinar, icterícia.

As cinco taxas e as sete lesões, insuficiência de Qi original, deficiência de Yin Qi, deficiência de Zang Qi, deficiência de Qi do estômago, dispneia deficiente, falta de ar e tosse, dispneia com incapacidade de ficar em pé por muito tempo.

Tonturas, tonturas sanguíneas pós-parto, visão turva, zumbido, palpitações, hipertensão.

Mania-depressão, canto maníaco, delírios, fala abusiva, raiva e medo, tendência à tristeza, riso ultrajante, agitação com calor no corpo.

Obstrução dolorosa na garganta com incapacidade de falar, calafrios e febre, doença febril com ausência de sudorese, doença febril com cabeça pesada e dor na testa, dor de cabeça, nariz frio, dor no cérebro, dor na região costal lateral, estase de sangue em o interior, estase de sangue no peito, dor súbita no coração, plenitude do peito e região costal lateral, Qi subindo para o peito.

trismo, espasmo clônico, perda de consciência.

Abscesso mamário, inchaço da mama, dor no joelho e na canela, dor na coxa e na canela, insolação, hemiplegia, dor muscular, obstrução dolorosa crônica, dor lombar com incapacidade de girar, distúrbio de shan.


Comentários

Zusanli E36 (Três Distâncias do Pé) é o ponto Mar e Terra do canal do Estômago. Foi incluído por Ma Dan-yang, o grande médico da dinastia Jin, entre os onze pontos Estrelas do Céu, seu agrupamento dos pontos de acupuntura mais vitais, e foi indicado por ele para resfriado no estômago, borborigmo e diarreia, inchaço da perna, dor no joelho, emaciação devido a lesão por frio e todas as doenças parasitárias. A Gloriosa Antologia de Acupuntura e Moxabustão do autor da dinastia Ming, Gao Wu, inclui Zusanli E36 entre os 'quatro pontos de comando' (para distúrbios do abdome).

Qin Cheng-zu da dinastia Song declarou que usando o ponto Zusanli E36 "todas as doenças podem ser tratadas".

O termo 'li' no nome Zusanli pode ser interpretado como uma medida de distância (uma milha chinesa) ou como um homônimo para 'retificar'. A primeira interpretação reflete a ideia de que estimular Zusanli E36 permitiria que uma pessoa andasse mais três li, mesmo quando exausta, bem como que o ponto está localizado três cun abaixo do joelho. A última interpretação reflete o conceito de que Zusanli E36 é capaz de retificar os três Zang Fu vitais (Estômago, Baço e Rins) ou os três Jiao (superior, médio e inferior).

O Clássico das Dificuldades recomenda o uso dos pontos he-mar para "contrafluxo de Qi e diarréia", enquanto o Pivô Espiritual não apenas recomenda seu uso para doenças do Fu, mas também afirma "em distúrbios do Estômago e em distúrbios resultantes de comer e beber irregular, selecione o ponto do mar". Zusanli E36 pode ser usado no tratamento de qualquer distúrbio do Estômago, seja por frio ou calor, deficiência ou excesso, estagnação e retenção de alimentos, líquidos ou sangue etc.

Em condições normais o Estômago tem a função de receber alimentos e bebidas, "apodrecendo-os e amadurecê-los", e descendo os produtos da digestão. Quando essas funções são prejudicadas, o que pode ser devido a qualquer um dos padrões acima, duas desarmonias principais podem aparecer:

I. O Qi do Estômago pode não descer, levando à estagnação do qi e da comida e dando origem à plenitude epigástrica ou abdominal, distensão e dor, falta de apetite etc. ou

II. O Qi do Estômago pode se rebelar para cima, causando náuseas, vômitos, arrotos, soluços e dificuldade de ingestão. No caso de calor do Estômago pode haver fome excessiva, enquanto no caso de deficiência de Yin do Estômago pode haver fome sem desejo de comer. Em qualquer um desses possíveis distúrbios do Estômago, o Zusanli E36 é indicado.

Zusanli E36, o ponto terra do canal do Estômago, também tem um efeito profundo na regulação de seu Zang acoplado, o Baço, e é capaz de fortalecer a função do Baço de transformar e transportar tanto a essência alimentar quanto o fluido. Como tal, é um ponto importante para o tratamento de diarreia ou distúrbio disentérico, borborigmo, edema, incapacidade de urinar e peso dos membros. Sua importante ação em todos os distúrbios do intestino, que são dominados pelo Baço, se reflete no Espiritual que aconselha o uso de Zusanli E36 "quando os intestinos não funcionam corretamente; se estiver cheio reduza-o, se estiver vazio reforce-o". Deve-se enfatizar que a capacidade do Zusanli E36 de transformar a umidade deriva de sua ação primária de tonificar o Baço. Isso diferencia Zusanli E36 de um ponto como Yinlingquan BP9 onde a ação de transformar a umidade é primária.

O Estômago e o Baço no Jiao médio são a raiz do Qi pós-celestial e a principal fonte para a produção de Qi e sangue e a suplementação contínua da essência pré-celestial. Este papel vital é enfatizado em inúmeras declarações encontradas nos clássicos antigos como "O Estômago é a raiz do Zang Fu", "Os cinco zang e seis fu todos recebem Qi do Esômago", "O Estômago é o mar de Qi e sangue", assim como ditos tradicionais como "Qi do Estômago é a raiz do homem". Outro ditado "Com o Qi do Estômago há vida, sem o Qi do Estômago há morte" enfatiza a importância vital de avaliar o estado do Qi do Estômago (manifestado pelo apetite e digestão do paciente) no prognóstico. Diz-se que, mesmo em doenças graves, o Qi do Estômago forte é um sinal de prognóstico encorajador, enquanto em uma doença menos grave, a exaustão do Qi do Estômago é um sinal de prognóstico ruim. Este princípio é reforçado na Questões Essenciais que diz: "Água e grãos são a raiz da vida humana; sem água e grãos uma pessoa morrerá, como morrerá quando o Qi do Estômago estiver ausente do pulso". No capítulo 'Discurso Sobre os Mares' no Pivô Espiritual, Zusanli E36 é dado como o ponto inferior do 'mar de água e grãos' (Qichong E30 é o ponto superior). De acordo com essa passagem, quando o mar da água e dos grãos (dos alimentos) está em excesso, há plenitude abdominal, e quando está deficiente há fome com incapacidade de comer.

Zusanli E36 é o ponto mais importante do corpo para estimular a ação do Estômago e do Baço na geração de Qi e Sangue. O Qi pós-celestial deriva da interação do Qi do grão (extraído da comida e bebida pelo Baço e Estômago) e o Qi claro do ar (transformado pelo Pulmão), com a ajuda do Qi original. Zusanli E36 sozinho é um ponto importante para tonificar o Qi de todo o corpo, ou em combinação com Taiyuan P9 (o ponto terra do canal metal do Pulmão) para tonificar o Qi do Pulmão de acordo com o princípio de 'cultivar a terra para gerar metal'. É indicado para insuficiência do Qi original, dispneia deficiente, dispneia com incapacidade de ficar em pé por muito tempo, tosse e falta de ar. Em virtude de sua ação de tonificar o Qi, Zusanli E36 também é capaz de nutrir o sangue e é indicado para palpitações, ofuscamento da visão, tontura e vertigem sanguínea pós-parto.

Zusanli E36 também é conhecido por sua capacidade de suportar o Qi correto. Isso é expresso na recomendação de Sun Si-miao para aplicar moxabustão regular em Zusanli E36 para preservar e manter a saúde, e no antigo provérbio (citado por exemplo pelo médico do século XIII Wang Zhi-zhong) "se você deseja esteja seguro, nunca permita que o Zusanli (E36) fique seco", referindo-se ao uso profilático da moxabustão. Este ditado implica que uma ferida supurada constante deve ser mantida em Zusanli E36 através do uso repetido de moxabustão ardente. O Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão também enfatiza o profundo efeito tonificante deste ponto, afirmando "frequentemente moxa Zusanli E36 e Qihai VC6 em jovens cujo Qi é fraco", enquanto Ma Dan-yang defende agulhamento regular e moxabustão em Zusanli E36 para aqueles que passaram dos trinta anos. Às vezes é sugerido que Zusanli E36 não deve ser agulhado em caso de ataque por patógenos externos, pois seu efeito de reforçar o Qi correto também pode reforçar o patógeno. A este respeito, entretanto, é interessante notar que Zusanli E36 é classicamente indicado para calafrios e febre, doença febril com ausência de sudorese e doença febril com cabeça pesada e dor na testa.

Diz-se que o grande médico da dinastia Han, Hua Tuo, valorizou o uso de Zusanli E36 para tratar as cinco taxas e os sete ferimentos. As cinco taxas discutidas no Pivô Espiritual são:

I. uso excessivo dos olhos que danifica o sangue,

II. deitar-se excessivamente que prejudica o Qi,

III. sentar excessivo que fere a carne,

IV. ficar em pé em excesso que danifica os ossos, e

V. andar excessivo que danifica os tendões.

Em textos posteriores, o conceito das cinco taxas também foi usado para se referir à tributação de cada um dos cinco Zang. Embora também se refira a uma série de distúrbios genitais masculinos , as sete lesões neste contexto são:

I. comer demais que prejudica o Baço,

II. grande raiva que fere o Fígado,

III. levantar muito peso ou sentar por muito tempo em solo úmido prejudica o Rim,

IV. frio patogênico que prejudica o Pulmão,

V. preocupação e ansiedade que prejudicam o Coração,

VI. vento, chuva, frio e calor do verão que prejudicam o corpo, e

VII. medo excessivo que prejudica as emoções.

Zusanli E36 também é indicado classicamente para insuficiência de Qi e Yin originais. O Qi original se origina no Rim, mas é dependente do Qi pós-celestial do Estômago e do Baço. O Tratado sobre o Baço e Stomaclz de Li Dong-yuan diz: "A suficiência do Qi original depende do Qi do Baço e do Estômago estar livre de lesões; só então o Qi original pode ser suplementado e nutrido". No que diz respeito à deficiência de Yin, de acordo com Segredos de um Oficial da Fronteira "Quando uma pessoa passa dos trinta anos, se a moxa não for aplicada a Zusanli E36, então o Qi subirá e correrá para os olhos". Esta afirmação enfatiza que Zusanli E6 também é capaz de complementar o inevitável declínio do Yin do Rim que ocorre com o avançar da idade e, assim, evitar que o Yang patologicamente ascendente corra para a cabeça e os olhos.

O canal divergente do Estômago se conecta com o Coração, enquanto o canal primário do Estômago se encontra com o Vaso Governador (e, portanto, o cérebro) em Shenting VG24 e Renzhong VG26. Se o fogo Yangming ficar fora de controle, ele pode ser transmitido por esses canais para o coração e o cérebro e agitar o espírito. O fogo do Coração pode ser complicado pela fleuma, que geralmente deriva da umidade prolongada ou da condensação de fluidos corporais pelo fogo. Zusanli E36 é capaz de limpar o fogo Yangming e, devido à sua influência no Baço, resolver a umidade e transformar a fleuma. Isso o torna eficaz no tratamento de uma ampla variedade de distúrbios mentais, especialmente aqueles caracterizados por comportamento maníaco, por exemplo, mania-depressão, canto maníaco, delírios, conversa abusiva, raiva e medo e riso ultrajante. Um nome alternativo para Zusanli E36 dado no Suplemento Ilustrado ao Clássico de Categorias é Guixie (Fantasma Maligno), sublinhando sua capacidade de tratar transtornos mentais. Além disso, uma vez que o sangue é a base material para o Coração abrigar o espírito, a propriedade de aumento do sangue do Zusanli E36 também o torna eficaz no tratamento de distúrbios emocionais decorrentes da deficiência de sangue do Coração.

Mais amplamente, devido ao caminho do canal do Estômago na parte superior do corpo, Zusanli E36, como Fenglong E40, é indicado para dores no Coração e no peito, especialmente quando devido à estase sanguínea.

Zusanli E36 é um ponto importante para tratar distúrbios do canal do estômago, incluindo inchaço, dor e abscesso da mama, bem como dor na coxa e na canela. O fato de o canal Yangming ser abundante em Qi e sangue, aliado à qualidade nutritiva inerente deste ponto, torna Zusanli E36 um ponto vital no tratamento de distúrbios do membro inferior como um todo, especialmente distúrbio de atrofia.


Combinações

Lesões internas por acúmulo de alimentos no Estômago: Zusanli E36 e Xuanji VC21 (Doenças Diversas).

Acúmulo no Estômago: Zusanli E36 e Xuanji VC21 (Ode de Xi-hong).

Obstrução de alimentos no estômago: Zusani E36 e Xuanji VC21 (Pontos Estelares Celestiais).

Estagnação de alimentos no meio do abdômen, dor lancinante que não cessa: Zusanli E36, Gongsun BP4, Jiexi E41 e Zhongwan VC12 (Coleção Completa).

Ingestão difícil: Zusanli E36, Yuji P10 e Neiguan CS6 (Grande Compêndio).

Plenitude abdominal: Zusanli E36 e Yixi B45 (Suplementação de Vida).

Dor abdominal: Zusanli E36, Neiguan CS6 e Zhongwan VC12 (Grande Compêndio).

Desordem de turbulência súbita: Zusanli E36 e Yingu R10 (Cem Sintomas).

Distúrbio de turbulência súbita, dor de cabeça, dor torácica e estertores dispneicos: Zusanli E36, Renying E9, Neiguan CS6, Guanchong TA1 e Sanyinjiao BP-6 (Compilação).

Alimentos não digeridos (nas fezes), vômitos imediatamente após a ingestão: primeiro agulhar Xiawan VC10, depois sedar Zusanli E36 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Alimentos não digeridos (nas fezes): Zusanli E36, Dachangshu B25, Sanyinjiao BP6, Xiawan VC10, Sanjiaoshu B22, Xuanshu VG5 e Liangmen E21 (Suplementação de Vida).

Todos os tipos de diarreia e distúrbios abdominais: Zusanli E36 e Neiting E44 (Doenças Diversas).

Distúrbio disentérico: Zusanli E36 e Hegu IG4; se for grave, adicione Zhonglushu B29 (Canção dos Pontos).

Sangue nas fezes: Zusanli E36, Zhongwan VC12 e Qihai VC6 (Antologia Gloriosa).

Constipação por deficiência: sedar Zusanli E36 e tonificar Zhigou TA6 (Canção dos Pontos).

Difícil micção ou retenção de urina: Zusanli E36 e Shaofu C8 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Icterícia com fraqueza dos quatro membros: Zusanli E36 e Zhongwan VC12 (Clássico do Dragão de Jade).

Dispneia aguda: Zusanli E36 e Lieque P7 (Canção dos Pontos).

Deficiência de sangue no Fígado com visão turva: sedar Zusanli E36 e tonificar Ganshu B18 (Canção do Dragão de Jade).

Tontura pós-parto: Zusanli E36, Zhigou TA6 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Para acelerar o parto: Zusanli E36 e Zhiyin B67 (Doenças Diversas).

Hemorragia: moxar Zusanli E36 e agulha Yinbai BP1 (Antologia Gloriosa).

Abscesso mamário: Zusanli E36, Yuji P10, Xiajuxu E39, Xiaxi VB43, Weizhong B40, Zulinqi VB41 e Shaoze ID1 (Grande Compêndio).

Fraqueza das pernas: Zusanli E36, Weizhong B40 e Chengshan B57 (Grande Compêndio).

Distúrbio de atrofia: moxar Zusanli E36 e Feishu B13, agulhar Zhongdu VB32 e Huantiao VB30, (Antologia Gloriosa).

Qi da perna úmido e frio: Zusanli E36 e Sanyinjiao BP6 (Ode do Dragão de Jade).

Qi da perna: Zusanli E36, Xuanzhong VB39 e Sanyinjiao BP6 (Ode do Dragão de Jade).

Dor e desconforto no Qi da perna: primeiro agulhar Jianjing VB21, depois agulhar Zusanli E36 e Yanglingquan VB34 (Estrela Celestial).

Vermelhidão, inchaço e dor nos joelhos: Zusanli E36, Yinshi E33, Xiguan F7 e Weizhong B40 (Grande Compêndio).

Incapacidade de andar: Zusanli E36, Taichong F3 e Zhongfeng F4 (Ode do Dragão de Jade).

Distúrbios do joelho e abaixo do joelho: moxar Zusanli E36, Dubi E35, Xiguan F7 e Yanglingquan VB34 (Suplementação de Vida).

Insolação com dor unilateral e incessante: Zusanli E36, Jianyu IG15, Xuanzhong VB39, Taixi R3, Quchi LIG11 e Kunlun B60 (Grande Compêndio).

Mania: Zusanli E36, Jianshi CS5, Baihui VG20, Fuliu R7 e Yingu R10 (Suplemento Ilustrado).

Lesão por frio com grande calor que não retrocede: sedar Zusanli E36, Hegu IG4, Quchi IG11, Xuanzhong VB39, Dazhui VG14 e Yongquan R1 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

1.210 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page