top of page

E31 Biguan


Biguan - Estômago 31

Portão da Coxa


Localização

Na parte superior da coxa, em uma depressão imediatamente lateral ao músculo sartório, na junção de uma linha vertical traçada para baixo a partir da espinha ilíaca ântero-superior, e uma linha horizontal traçada no nível da borda inferior da sínfise púbica.

O nível horizontal também pode ser tomado como aproximadamente o ponto mais proeminente do trocânter maior.


Agulhamento

Inserção perpendicular ou oblíqua 1 a 2 cun.


Ações

Ativa o canal e alivia a dor

Dissipa a umidade do vento


Indicações

Distúrbio de atrofia e obstrução dolorosa do membro inferior, hemiplegia, dormência das pernas, Qi frio e úmido da perna, dor na articulação do quadril, dor na coxa, ciática, contração dos músculos da coxa, obstrução dolorosa e fria dos joelhos, incapacidade de estender e dobrar o joelho, dor lombar, icterícia.


Comentários

Biguan E31 (Portão da Coxa) está localizado próximo à região central do quadril, o 'portão' do membro inferior. De acordo com o Pivô Espiritual "O canal Yangming é abundante em Qi e sangue", e os pontos do canal Yangming do braço e do pé são muito utilizados clinicamente para promover a circulação do Qi e do sangue nas extremidades, tornando-os ideais para o tratamento de dormência, paralisia, rigidez e dor nos quatro membros.

Biguan E31 é um ponto importante para regular a circulação do qi e do sangue na perna como um todo e no canal do Estômago em particular. A este respeito, pode ser visto como o ponto equivalente no membro inferior de Jianyu IG15 no membro superior. Suas principais aplicações são no tratamento de distúrbios de atrofia, hemiplegia e obstrução dolorosa de toda a perna, ou no tratamento da dor do quadril que irradia para o canal do estômago. Nesses casos, é frequentemente combinado no método 'corrente e trava' com Zusanli E36 e Jiexi E41. Vários clássicos também recomendam especificamente o Biguan E31 para obstrução dolorosa e fria dos joelhos e para dor lombar.


Combinações

Dormência do joelho: Biguan E31, Dubi E35 e Yanglingquan VB34 (Suplementação de Vida).

Fraqueza e paralisia das pernas: Biguan E31, Zusanli E36, Yanglingquan VB34, Xuanzhong VB39 e Jiexi E41.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page