top of page

E30 Qichong


Qichong - Estômago 30

Entroncamento do Qi


Ponto de encontro do canal do Estômago com o Vaso Penetrador

Ponta do Mar do Alimento


Localização

No abdome inferior, 2 cun lateral à linha média, ao nível da borda superior da sínfise púbica (Qugu VC2).

A linha de 2 cun está localizada a meio caminho entre a linha média e a borda lateral palpável do músculo reto abdominal ao nível do umbigo.


Agulhamento

Inserção perpendicular 1 a 1,5 cun.

Atenção: em pacientes magros:

I. a inserção profunda em uma direção superior pode penetrar na cavidade peritoneal ou em uma bexiga cheia (o paciente deve, portanto, ser solicitado a esvaziar a bexiga antes de agulhar);

II. a inserção profunda em direção inferior, nos homens, pode penetrar no cordão espermático.


Ações

Regula o Qi no Jiao inferior

Regula o Vaso Penetrador

Fortalece o Mar do Alimento


Indicações

Dor hipogástrica, plenitude e distensão súbita do abdome, plenitude do abdome com incapacidade de deitar, dor em torção do abdome, calor no abdome, calor no corpo com dor abdominal, rigidez abaixo do umbigo, retenção de urina e fezes , calor no Intestino Grosso, prolapso do reto, lesão por frio levando ao calor no Estômago, disfunção urinária dolorosa e quente, edema de cálculos.

Menstruação irregular, amenorreia súbita, sangramento uterino anormal, infertilidade, distúrbios relacionados ao parto, retenção da placenta, lactação difícil.

Inchaço e dor da vagina externa, inchaço e dor do pênis, dor dos testículos, retração e dor de ambos os testículos, distúrbio de shan, impotência, dor da região lombar com dificuldade de girar, plenitude da região costal lateral.


Comentários

O nome deste ponto Qichong pode ser traduzido como 'Entroncamento do Qi'. O caractere 'chong' é o mesmo do Vaso Penetrador (chong mai). Este nome reflete tanto a capacidade do Qichong E30 de regular a circulação do Qi no abdome inferior quanto seu status como o ponto onde o Vaso Penetrador emerge no abdome.

Qichong E30 tem uma ampla ação no tratamento de muitos distúrbios que afetam esta área. Ao regular o Qi, o Qichong E30 pode ser utilizado para dispersar a estagnação, dor, frio e calor na região genital, intestinos, bexiga e abdome como um todo, sendo indicado para distúrbios como dor, plenitude e distensão da parte inferior abdome, calor abdominal, dor de torção do abdome, calor no intestino grosso, retenção de urina e fezes, disfunção urinária dolorosa e quente, edema de cálculos, etc.

O Vaso penetrador emerge no períneo e encontra o canal Yang do Estômago em Qichong E30.

O Vaso penetrador influencia o baixo ventre como um todo, incluindo os órgãos genitais, e especialmente ajuda a regular a função do útero e a menstruação.

Qichong E30 é, portanto, indicado para distúrbios genitais como inchaço e dor do pênis e vagina, dor e retração dos testículos, impotência, etc., e distúrbios ginecológicos e obstétricos como menstruação irregular, amenorreia súbita, sangramento uterino anormal, infertilidade , retenção da placenta e lactação difícil.

De acordo com o Clássico das Dificuldades, quando o Vaso Penetrador está doente, haverá aumento de Qi e distúrbio abdominal agudo. Qichong E30, localizado no abdome inferior e no ponto onde emerge o Vaso Penetrador, é o ponto mais importante no tratamento do Qi do feto em desenvolvimento. De acordo com o Essência do Gabinete Dourado "O distúrbio do feto correndo surge do baixo-ventre; ele corre para a garganta com tanta ferocidade que o paciente sente que está perto da morte. Ele ataca e depois cede. É causado pelo medo e susto". O Qi do feto em desenvolvimento surge principalmente quando o Qi do Fígado estagnado se transforma em calor, ou quando a deficiência de Yang do Rim leva ao acúmulo de frio no Jiao inferior. Em ambos os casos, o qi é descarregado violentamente e sobe ao longo do vaso penetrante, causando grande agitação e ansiedade. Qichong E30 também é indicado para qi fetal correndo para o Coração. Esta condição, descrita por Zhu Dan-xi, manifesta-se como distensão, plenitude e dor no abdome e no coração em uma mulher grávida.

No capítulo 'Discurso Sobre os Mares' no Pivô Espiritual, Qichong E30 é dado como o ponto superior do 'mar dos alimentos' (Zusanli E36 é o ponto mais baixo).

De acordo com essa passagem, quando o mar de água e grãos está em excesso, há plenitude abdominal, e quando está deficiente há fome com incapacidade de comer. Finalmente, as Questões Essenciais incluem Qichong E30 entre os oito pontos para eliminar o calor do Estômago (Qichong E30 bilateral, Zusanli E36, Shangjuxu E37 e Xiajuxu E39).


Combinações

Insônia: Qichong E30 e Zhangmen F13 (Suplementação de Vida).

Prolapso do reto: Qichong E30, Dachangshu B25, Baihui VG20, Changqiang VG1, Jianjing VB21 e Hegu IG4 (Compilação).

Edema de pedra do abdome superior: moxa Qichong E30, Rangu R2, Siman R14 e Zhangmen F13 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

214 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page