top of page

E28 Shuidao


Shuidao - Estômago 28

Curso de Água


Localização

No abdome inferior, 2 cun lateral à linha média e 3 cun inferior ao umbigo, no nível do Guanyuan VC4.

A linha de 2 cun está localizada a meio caminho entre a linha média e a borda lateral palpável do músculo reto abdominal ao nível do umbigo.


Agulhamento

Inserção perpendicular 1 a 1,5 cun.Atenção: a inserção profunda pode penetrar na cavidade peritoneal em pacientes magros ou pode penetrar em uma bexiga cheia; o paciente deve, portanto, ser solicitado a esvaziar a bexiga antes de agulhar.


Ações

Regula o Jiao inferior e dissipa a estagnação

Beneficia a Bexiga e o útero


Indicações

Retenção de urina e fezes, edema, frio na bexiga, distensão e plenitude do abdome inferior, distúrbio de shan.

Dor hipogástrica em mulheres que se estende aos genitais, dismenorreia, infertilidade, frio no útero que se irradia da coxa até o joelho, massas uterinas (jia), retenção de feto morto, retenção da placenta, dor lombar acompanhando a menstruação, calor ligando o três jiao.

Dor nas vértebras lombares, dor no ombro e nas costas.


Comentários

Embora este ponto seja mais comumente conhecido como Shuidao (Curso da Água), o grande médico do século VII, Sun Simiao, referiu-se ao Shuidao esquerdo como Baomen (Porta do Útero) e ao Shuidao direito como Zihu (Porta da Criança), enfatizando sua ação nos distúrbios ginecológicos . Essas duas maneiras de nomear este ponto refletem suas ações duplas de limpar a estase da Bexiga e promover a micção, por um lado, e limpar a estase de qi e sangue do útero, por outro. No que diz respeito à primeira ação, Shuidao E28 é indicado quando fatores patogênicos em excesso obstruem a função de transformação do Qi da Bexiga levando à retenção de urina. Quanto à última ação, Shuidao E28 é particularmente indicado para congelar o útero a frio (veja Guilai E29 para uma discussão mais completa) e dando origem à obstrução do sangue, manifestando-se com uma variedade de sintomas de estase sanguínea, como dismenorreia, infertilidade, dor menstrual que irradia para a região lombar ou para baixo das coxas e retenção da placenta ou retenção de feto morto. Também é indicado especificamente para massas uterinas (jia), implicando massas de forma indefinida e mudança de localização, principalmente devido à estagnação do Qi. O fator unificador entre essas duas esferas de ação é a obstrução, ressaltando que esse ponto é quase exclusivamente utilizado para padrões de excesso.

Shuidao E28 também é indicado para dores da região lombar e dores do ombro e costas e aparece em pelo menos duas combinações clássicas para esse fim. Este é um exemplo do método de selecionar pontos da frente do corpo para tratar as costas, e também reflete o fato de que o canal do tendão do estômago passa pelas costelas inferiores e se conecta com a coluna.


Combinações

Rigidez da coluna: Shuidao E28 e Jinsuo VG8 (Cem Sintomas).

Dor no ombro e nas costas: Shuidao E28, Tianyou TA16, Quepen E12, Shendao VG11, Dazhu B11, Tiantu VC22 e Jugu IG16 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page