top of page

E25 Tianshu


Tianshu - Estômago 25

Eixo Celeste


Ponto mu-frontal do Intestino Grosso


Localização

No abdome, 2 cun lateral ao umbigo.

A linha de 2 cun no abdome está localizada a meio caminho entre a linha média e a borda lateral palpável do músculo reto abdominal.


Agulhamento

I. Inserção perpendicular 1 a 1,5 cun;

II. inserção inferior oblíqua em direção ao útero para doenças do útero.

Atenção: em indivíduos magros, agulhas profundas podem penetrar na cavidade peritoneal.


Ações

Regula o Intestino

Regula o Baço e o Estômago

Resolve a umidade e calor úmido

Regula o Qi e o sangue e elimina a estagnação


Indicações

Diarréia, diarréia do Baço, diarréia persistente com alimentos não digeridos (nas fezes), distúrbio disentérico, borborigmo, deficiência de Yuan inferior (origem) e frio, constipação.

Edema, distensão do tambor, inchaço da face, disfunção urinária dolorosa turva.

Vômitos, ânsia de vômito, ingestão difícil, falta de apetite, distúrbio súbito de turbulência.

Dor abdominal, distensão abdominal com respiração difícil, abscesso intestinal, inchaço generalizado com dor periumbilical cortante severa, distúrbio do shan umbilical com dor localizada que periodicamente atinge o coração, distúrbio do shan, qi de leitão correndo.

Massas abdominais (zheng jia) nas mulheres, dor no útero, dismenorreia, menstruação irregular, infertilidade, leucorréia vermelha e branca.

Tremendo de frio da malária, calor severo com delírios maníacos.


Comentários

A estreita relação entre o Estômago e os Intestinos é enfatizada no Pivô Espiritual que afirma que "os Intestinos Delgado e Grosso pertencem ao Estômago".

Além disso, o Estômago é acoplado interior-exteriormente ao Baço, que domina o transporte e a transformação e desempenha um papel importante na regulação dos intestinos. Tianshu E25 é o ponto mu frontal do Intestino Grosso, localizado no canal do Estômago e, portanto, é o ponto onde o Qi do Intestino Grosso se reúne e se concentra na superfície anterior do corpo.

Tianshu E25, localizado em ambos os lados do umbigo, foi dito pela Ode para Elucidar Mistérios para dominar a região média, e seu nome 'Eixo Celestial' ou 'Pivô Celestial' refere-se à sua posição central entre o abdômen superior e inferior , o Estômago e os Intestinos. As Questões Essenciais afirma "[A área] acima do pivô celestial é governada pelo Qi celestial; [a área] abaixo do pivô celestial é governada pelo qi terrestre. O lugar onde esses Qi se cruzam é ​​a origem do Qi do homem e os dez mil coisas".

As duas ações principais do Tianshu E25 são

I. tratar de distúrbios intestinais, e

II. regular o Qi e eliminar a estase no abdome inferior.

Tianshu E25 é o ponto mais importante para o tratamento da mais ampla variedade de distúrbios intestinais. Pela sua capacidade de regular o Baço e transformar a umidade, o seu forte está no tratamento da diarreia; de fato, a Ode do Dragão de Jade afirma "O padrão de diarréia do Baço, não procure mais, agulha bilateral Tianshu E25". A diarreia e o distúrbio disentérico podem ser agudos e devido ao acúmulo de frio-úmido, calor úmido ou veneno de fogo, ou podem ser crônicos e devido à deficiência do Baço e dos Rins ou desarmonia do Fígado e do Baço. Qualquer que seja a etiologia, Tianshu E25 deve desempenhar um papel central na prescrição, em combinação com outros pontos adequados selecionados de acordo com a diferenciação. Na prática moderna Tianshu E25 é muito usado no tratamento de disenteria bacilar e apendicite simples aguda em combinação com pontos como Shangjuxu E37 e Quchi IG11.

Embora seja um ponto local importante no tratamento da constipação, muitas autoridades consideram o Daheng BP15 mais lateral como mais eficaz.

A ação de drenagem úmida do Tianshu E25 é ainda evidenciada por suas indicações para edema, inchaço da face, distensão do tambor e disfunção urinária dolorosa turva.

Por causa de sua posição central entre o abdômen superior e inferior, o efeito de Tianshu E25 se estende para cima até o estômago. É indicado para vômitos, ânsia de vômito e distúrbios súbitos em que o vômito é acompanhado de diarreia. Vários clássicos também enfatizam a capacidade do Tianshu E25 para tonificar a deficiência, a Investigação em Pontos ao Longo dos Canais recomendando-o para 'menor yuan (origem) deficiente e frio' e a Ode da Elucidação dos Mistérios para 'dano por deficiência'.

Tianshu E25 também tem uma ação importante na regulação do Qi e na eliminação da estagnação no baixo-ventre.

É indicado para uma ampla gama de problemas, incluindo distensão e dor no abdômen, abscesso intestinal, distúrbio de Shan, dor periumbilical severa, etc., bem como no tratamento de distúrbios menstruais e massas abdominais ou uterinas devido à estase de Qi ou sangue.


Combinações

Diarréia incessante: Tianshu E25, Zhongwan VC12 e Zhongji VC3 (Grande Compêndio).

Comida não digerida (nas fezes), sem prazer em comer, dor periumbilical: Tianshu E25, Neiting E44 e Lidui E45 (Suplementação de Vida).

Distúrbio disentérico vermelho (sanguinolento): Tianshu E25, Neiting E44, Yinbai BP1, Qihai VC6, Zhaohai R6 e Neiguan CS6 (Grande Compêndio).

Vômitos e distúrbios súbitos de agitação: Tianshu E25 e Zhigou TA6 (Suplementação de Vida).

Menstruação irregular: Tianshu E25 e Shuiquan R5 (Cem Sintomas).

Distúrbio do shan umbilical: Tianshu E25, Shenque VC8 e Shimen VC5 (Suplementação de Vida).

Distúrbio de Shan hipogástrico: Tianshu E25, Shimen VC5, Qihai VC6 e Shenque VC8 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Inchaço facial: Tianshu E25, Fenglong E40, Chongyang E42, Xiangu E43 e Lidui E45 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page