top of page

E23 Taiyi


Taiyi - Estômago 23

Unidade Suprema


Localização

No abdome, 2 cun lateral à linha média e 2 cun superior ao umbigo, no nível do Xiawan VC10.

A linha de 2 cun está localizada a meio caminho entre a linha média e a borda lateral palpável do músculo reto abdominal.


Agulhamento

Inserção perpendicular 1 a 1,5 cun.

Atenção: em indivíduos magros, agulhas profundas podem penetrar na cavidade peritoneal.


Ações

Transforma a fleuma e acalma o espírito

Harmoniza o Jiao médio


Indicações

Mania-depressão, agitação, empurrar a língua, andar louco.

Dor epigástrica, dor abdominal, falta de apetite, diarreia, distúrbio de Shan.


Comentários

A ação deste ponto em acalmar o espírito e tratar distúrbios psicoemocionais (registrados em vários clássicos) se deve a três fatores:

I. sua capacidade, como vários pontos do canal do Estômago (mais notavelmente Fenglong E40) para auxiliar o Baço na transformação da fleuma,

II. a conexão interna entre o canal divergente do Estômago e o Zang do Coração, e

III. o encontro do canal do Estômago com o Vaso Governante (e, portanto, o cérebro) nos pontos Shenting VG24 e Renzhong VG26, ambos os quais influenciam fortemente o cérebro e o espírito.

Embora existam muitas causas para a formação de catarro, a desarmonia do Estômago e do Baço é a mais comum. Uma vez formada, a fleuma ou fleuma-calor pode subir para velar os portais do Coração e perturbar o espírito, levando a sintomas como mania-depressão, agitação e loucura. O canal do Coração ascende até a raiz da língua. Quando a fleuma bloqueia o Coração, pode haver uma protrusão da língua, onde a língua é repetidamente empurrada para fora da boca como a língua de uma cobra.

Este sintoma é mais comumente visto no padrão de fleuma-calor acumulado no Baço e no Coração, embora também seja diferenciado em calor por deficiência do Baço e do Rim e possa ser visto na epilepsia. É frequentemente acompanhada por uma língua vermelha distendida, ulceração da língua e sede com desejo de líquidos frios.

O nome 'Taiyi' (Unidade Suprema) refere-se ao estado de unidade indiferenciada que, de acordo com a teoria taoísta, existia antes do surgimento da dualidade Yin e Yang e da separação do céu e da terra. Uma explicação para a nomeação deste ponto é que Taiyi E23 fica perto daquela região do abdome que provoca a separação dos conteúdos puros e impuros da digestão, mas onde esse processo ainda não ocorreu.

A dupla ação do Taiyi E23 em distúrbios psicoemocionais e abdominais (como dor e diarréia) o torna especialmente adequado para condições em que ambos estão presentes juntos. Essa combinação de sintomas é comumente encontrada em pacientes que apresentam ansiedade focada tanto no tórax quanto no abdome, acompanhada de palpitações, aperto no peito, dor abdominal e diarreia.


Combinações

Mania-depressão com propulsão da língua: Taiyi E23 e Huaroumen E24 (Clássico Sistemático).

Loucura e transtorno de mania com propulsão da língua: Taiyi E23, Feiyang B58 e Huaroumen E24 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Impulsão da língua: Taiyi E23 e Zhubin R9 (Suplementação de Vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page