top of page

E18 Rugen


Rugen - Estômago 18

Raiz do Tórax


Localização

Diretamente abaixo do mamilo, no quinto espaço intercostal

I. Primeiro localize o segundo espaço intercostal (veja Wuyi E15 acima), então encontre o quinto espaço intercostal, três espaços abaixo dele;

II. Nos homens, o mamilo situa-se no quarto espaço intercostal;

III. Na mulher, esse ponto fica na raiz da mama, inferior ao próprio tecido mamário; nas mulheres, é improvável que o mamilo fique 4 cun lateralmente à linha média e não deve ser usado como ponto de referência.


Agulhamento

Inserção transverso-oblíqua lateral ou medialmente ao longo do espaço intercostal 0,5 a 1 cun, ou inserção transversal superior ou inferior ao longo do canal.

Atenção: a inserção profunda ou perpendicular acarreta um risco substancial de perfuração do pulmão.


Ações

Beneficia os seios e reduz o inchaço

Desvincula o peito e alivia a tosse e chiado


Indicações

Abscesso mamário, dor mamária, lactação escassa, trabalho de parto difícil.

Tosse, dispneia, opressão e dor abaixo do tórax, opressão do diafragma, constrição esofágica com ingestão difícil, distúrbio súbito de turbulência com cãibras, contra-fluxo de inversão dos quatro membros, inchaço e dor no braço.


Comentários

Rugen E18 é o principal ponto local para o tratamento de distúrbios da mama. De acordo com Zhu Dan-xi da dinastia Jin-Yuan "As mamas são onde o Yangming passa, e os mamilos são atribuídos ao Jueyin. A harmonia dos canais Yangming do Estômago ou Jueyin do fígado está, portanto, envolvida em todos os distúrbios mamários. Desde Rugen E18 regula o Qi e o sangue da área da mama como um todo, pode ser usado para qualquer distúrbio mamário do tipo excesso caracterizado por dor, distensão, inchaço ou abscesso, seja devido ao fogo do Estômago ou opressão e estagnação do Qi do Fígado (os dois principais excessos de fatores patológicos internos na doença da mama).

As mães que amamentam são particularmente propensas a distúrbios mamários. Zhu Dan-xi continuou dizendo: "Se a mãe que amamenta tem [alimento] com sabor espesso ou guarda indignação ou rancor, o Qi, portanto, para de circular e os portais ficam bloqueados. [Porque] o leite não é mais capaz de sair. , o sangue do Yangming torna-se quente e se transforma em pus". Além do abscesso mamário devido a esses fatores internos, Rugen E18 também é indicado quando a exposição da mama a fatores patogênicos externos, sucção inadequada, ou ainda, segundo Zhu Dan-xi, o hálito ardente do recém-nascido bebê soprando no peito, levar ao calor, estagnação e inchaço. No que diz respeito à lactação escassa, isso é mais comumente devido à estagnação do Qi do Fígado, resultando em falha no fluxo livre, ou à insuficiência de Qi e sangue, principalmente devido à deficiência do Estômago e do Baço. Rugen E18 é indicado qualquer que seja o padrão.

De acordo com o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão Rugen E18 é recomendado para "dor no peito, Qi do diafragma". Isso se refere à opressão do peito com falta de ar devido à estagnação do Qi do Fígado. Rugen E18 também pode ser usado mais amplamente para tosse ou asma.

Finalmente, de acordo com a Ode de Xi-hong, Rugen E18 pode ser usado para promover e acelerar o trabalho de parto, embora não seja tradicionalmente contraindicado na gravidez.


Combinações

Tosse e chiado com catarro: Rugen E18 e Shufu R27 (Ode do Dragão de Jade).

Abscesso mamário: Rugen E18, Yingchuang E16, Xiajuxu E39, Taichong F3 e Fuliu R7 (Compilação).


  1. Referências bibliográficas:

  2. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  3. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  4. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page