top of page

CS9 Zhongchong


Zhongchong - Pericárdio 9 (Circulação-Sexo 9)

Corrida Média


Ponto jing-poço do canal do Pericárdio

Ponto Madeira do canal do Pericárdio


Localização

No centro da ponta do dedo médio. Alternativamente, esse ponto às vezes está localizado no lado radial do dedo médio, na junção das linhas traçadas ao longo da borda radial da unha e da base da unha, a aproximadamente 0,1 cun do canto da unha.


Agulhamento

Inserção perpendicular ou oblíqua dirigida proximalmente 0,1 a 0,2 cun, ou picada para sangrar.


Ações

Limpa o calor do Pericárdio e revive a consciência

Limpa o Coração e beneficia a língua

Limpa o calor do verão


Indicações

Insolação, lesão pelo calor do verão, perda de consciência, febre, febre com agitação e opressão, calor no corpo como fogo, dor de cabeça, hipertensão.

Dor na raiz da língua, rigidez da língua, incapacidade de falar, choro noturno em crianças.

0 Dor no coração, agitação do coração, opressão do coração com ausência de suor, calor nas palmas das mãos, zumbido.

Vômito e diarreia, dor epigástrica, distúrbios súbitos, distúrbios nutricionais na infância.


Comentários

Zhongchong CS9 é o ponto jing-poço do canal Pericárdio e, em comum com muitos dos pontos jing-poço (o ponto terminal e mais dinâmico do canal), tem um efeito poderoso para restaurar a consciência. Existem algumas diferenças particulares, no entanto, que distinguem Zhongchong CS9 dos outros pontos jing-poço. Em primeiro lugar, localizado no dedo médio, este é o mais distal de todos os pontos jing-poço e o único localizado no centro e não no canto da unha. Em segundo lugar, como um ponto do canal Pericárdio, Zhongchong CS9 é especialmente adequado para restaurar a consciência, que ocorre quando o espírito é desalojado do Coração.

Perda de consciência com rigidez da língua pode ocorrer durante o curso de doenças febris quando o calor patogênico, complicado com catarro, colapsa no pericárdio. A afinidade de Zhongchong CS9 pela língua, refletida em indicações clássicas como dor na raiz da língua, rigidez da língua e incapacidade de falar, sublinha a relação íntima que se acreditava existir entre o Pericárdio e o Coração, uma vez que é o coração que floresce na língua e o canal do coração (conexão luo) em vez do canal do pericárdio que viaja para a raiz da língua.

Como vários pontos do canal do Pericárdio, Zhongchong CS9 também trata lesões por calor de verão caracterizadas por febre, agitação, vômito, diarréia e colapso.

Os canais primário e divergente do Pericárdio atravessam todos os três Jiao e o Pericárdio é interiormente acoplado ao canal Sanjiao. Como muitos pontos do canal do Pericárdio, portanto, Zhongchong CS9 também tem uma forte ação no Jiao médio e é indicado para vômitos e diarreia, dor epigástrica e distúrbios súbitos. No tratamento de distúrbios pediátricos, pode ser usado para choro noturno em crianças e deficiência nutricional infantil. Entre outros padrões, o primeiro pode ser devido ao calor acumulado no Coração e o último ao calor e bloqueio no jiao médio.


Comentários

Perda de consciência por insolação: Zhongchong CS9, Renzhong VG26 e Hegu IG4. Se isso for ineficaz, agulhar Yamen VG15 e Dadun F1 (Grande Compêndio).

Inchaço e dor abaixo da língua: Zhongchong CS9 e Lianquan VC23 (Cem Sintomas).

Rigidez da língua: Zhongchong CS9, Shaoshang P11, Yuji P10, Yamen VG15, Erjian IG2, Yingu R10 e Rangu R2 (Grande Compêndio).

Dor no coração com plenitude e agitação e língua rígida: Zhongchong CS9 e Yinxi C6 (Suplementando a Vida).

Dor no coração com falta de ar: Zhongchong CS9, Qimen F14, Changqiang VG1, Tiantu VC22 e Xiabai P4 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Calor no corpo como fogo e dor de cabeça: Zhongchong CS9 e Mingmen VG4 (Suplementando a Vida).


Referências bibliográficas:

Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

225 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page