top of page

CS6 Neiguan


Neiguan - Pericárdio 6 (Circulação-Sexo 6)

Passagem Interna


Ponto de conexão luo do canal do Pericárdio

Ponto de confluência com o vaso Yin de Conexão


Localização

No aspecto flexor do antebraço, 2 cun proximal a Daling CS7, entre os tendões do palmar longo e do flexor radial do carpo.

Na ausência do tendão do palmar longo, localize este ponto no lado ulnar do tendão do flexor radial do carpo.


Agulhamento

I. Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun, ou unida a Waiguan TA5;

II. Inserção proximal oblíqua 1 a 1,5 cun para doenças do tórax;

III. Inserção distal oblíqua 1 a 1,5 cun para dormência dos dedos.

Cuidado: o nervo mediano fica diretamente abaixo deste ponto e agulhamento geralmente induz uma sensação elétrica significativa. Esta é uma manifestação aceitável de deqi (chegada de Qi), mas uma vez provocada, a manipulação adicional é inadequada e pode danificar o nervo.


Ações

Desvincula o peito e regula o Qi

Regula o Coração e acalma o espírito

Harmoniza o Estômago e alivia náuseas e vômitos

Limpa o calor

Abre o vaso Yin de Conexão


Indicações

Dor no coração, dor súbita no coração, aperto no peito com agitação do coração, palpitações, palpitações de susto, sensação de palpitações no coração, distúrbios da frequência cardíaca e do ritmo, dor na região costal lateral e no coração em mulheres, dor na região lateral região costal, tosse, asma.

Insônia, os cinco tipos de epilepsia, mania, memória fraca, apreensão, medo e susto, tristeza, perda de memória após insolação, incapacidade de falar após insolação, insolação, hipertensão.

Náusea, vômito, soluço, deficiência e frio do Baço e do Estômago com vômitos incessantes, Deficiência de Qi do Baço e do Estômago com distensão e plenitude, desarmonia do Baço e do Estômago, dor epigástrica, dor epigástrica aguda, dor abdominal de baixo grau, alimentos (ji) massas, massas sanguíneas (jia), distensão focal, borborigmo, diarreia, sangue nas fezes, prolapso do reto.

Doença febril, febre com ausência de sudorese, dor de cabeça, rigidez e dor de cabeça e pescoço, icterícia, olhos amarelos, olhos vermelhos, rosto vermelho com pele quente, malária, língua rachada e sangrando, tontura, tontura pós-parto, menstruação irregular , disfunção urinária dolorosa.

Dor e contração do cotovelo e braço, inchaço da axila, rigidez e dor na cabeça e pescoço.


Comentários

O canal primário do Pericárdio origina-se no tórax, seu canal divergente entra no tórax, seu canal tendinoso se dispersa no tórax e sobre as costelas anteriores e posteriores e seu canal Luo conecta-se com o Coração. Neiguan CS6, um ponto do canal do Pericárdio, é também o ponto confluente do vaso de ligação Yin que sobe pelo peito. De acordo com o Clássico das Dificuldades "Quando o vaso de ligação Yin está doente, resultará em dor no coração". No Ode do Rio Obstruído o uso de Neiguan CS6 é referido como um dos 'oito métodos terapêuticos'. Nesta descrição da aplicação dos oito pontos confluentes dos vasos extraordinários para afetar sintomas e áreas específicas do corpo, Neiguan CS6 é indicado para distúrbios do tórax. A investigação sobre pontos ao longo dos canais pelo autor da dinastia Ming, Yan Zhen-shi, diz que "Neiguan CS6 trata todos os tipos de dor do zangfu, tórax e região costal lateral". Além disso, Neiguan CS6 foi incluído entre os 'seis pontos de comando' (um agrupamento derivado por comentaristas posteriores dos 'quatro pontos de comando' de Gao Wu) por seu efeito preeminente em doenças do tórax e da região costal lateral.

Neiguan CS6, portanto, há muito tempo é considerado o ponto distal mais importante para distúrbios do tórax e é um dos pontos primários na analgesia por acupuntura para cirurgia torácica. Sua gama de ações se estende não apenas ao Coração, mas também ao Pulmão.

Dor e congestão do coração e tórax podem resultar de várias etiologias, incluindo

I. Deficiência de Qi e Yang do Coração,

II. acúmulo de frio,

III. acúmulo de mucosidade,

IV. estagnação do sangue,

V. Qi do Fígado restrito,

VI. lesão traumática.

Seja qual for o padrão, Neiguan CS6 forma uma parte essencial de qualquer combinação de pontos. No tratamento da angina pectoris, no entanto, alguns médicos enfatizam o uso de Ximen CS4 (o ponto xi-fenda do canal do pericárdio) durante os ataques agudos e Neiguan CS6 durante a remissão. Neiguan CS6 também é eficaz para tratar outras doenças do tórax, como asma e tosse, bem como dor na região costal lateral e hipocôndrio.

Estes dois últimos sintomas refletem não apenas a via do canal do tendão do Pericárdio, mas também a relação de Neiguan CS6 com a estagnação do qi do Fígado, explicada pela relação emparelhada dos canais Jueyin do Pericárdio e do Fígado. Neiguan CS6, portanto, é especialmente eficaz no tratamento da estagnação do qi do Fígado em qualquer parte do jiao superior e médio.

O Pericárdio é o 'envoltório' do Coração que armazena o espírito, e o canal luo de conexão do Pericárdio liga Neiguan CS6 diretamente com o Coração. A ação do Neiguan CS6 na regulação do Zang do Coração e na calma do espírito enfatiza seu duplo efeito nos aspectos físicos e emocionais do Coração. É um ponto importante no tratamento de palpitações, batimentos cardíacos e distúrbios do ritmo cardíaco, e é também um dos principais pontos de acupuntura para regular e acalmar o espírito e tratar uma ampla gama de distúrbios emocionais, seja qual for o padrão subjacente. É, portanto, indicado para insônia, epilepsia, mania, memória fraca, perda de memória após insolação, susto, tristeza, medo e apreensão.

A Investigação dos Pontos ao Longo dos Canais, ecoando muitos outros textos clássicos, afirma que Neiguan CS6 é indicado "para desarmonia do Estômago e do Baço".

Os canais primário e divergente do Pericárdio descem através do diafragma para se conectar com o jiao médio e inferior, e isso explica o poderoso efeito de Neiguan CS6 na função do jiao médio. Neiguan CS6 é o ponto preeminente para tratar náuseas e vômitos devido a qualquer etiologia, incluindo vômitos da gravidez e efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia.

Seu efeito considerável no tratamento de tais efeitos colaterais tornou-o objeto de mais pesquisas nos últimos anos do que qualquer outro ponto de acupuntura. Neiguan CS6 também é indicado para distensão, plenitude e dor do epigástrio e abdômen, e é frequentemente combinado com Gongsun BP4, o ponto confluente do vaso penetrante, para essa finalidade.

O canal do Pericárdio pertence ao fogo e, como muitos outros pontos do canal Neiguan CS6, é indicado para uma variedade de manifestações de calor, incluindo febre, icterícia, rosto vermelho com pele quente, disfunção urinária dolorosa, língua rachada e sangrando etc.

Finalmente, o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão dá indicações específicas para excesso e deficiência dos pontos de conexão Luo. No caso de Neiguan CS6, trata-se de dor súbita no coração (excesso); rigidez [e dor] da cabeça [e pescoço] (deficiência).


Combinações

Opressão do peito: Neiguan CS6 e Jianli VC11 (Cem Sintomas).

Dor do coração e do peito: Neiguan CS6, Quze CS3 e Daling CS7 (Grande Compêndio).

Medo e susto com dor no coração: Neiguan CS6, Shenmen C7, Shaochong C9 e Yanglingquan VB34 (Compilação).

Epilepsia: Neiguan CS6, Houxi ID3, Shenmen C7, Xinshu B15 e Yinbai BP1 (Coleção Completa).

Distúrbio súbito de agitação, dor de cabeça, dor torácica e estertores dispneicos: Neiguan CS6, Renying E9, Guanchong TA1, Sanyinjiao BP6 e Zusanli E36 (Compilação).

Ingestão difícil: Neiguan CS6, Yuji P10 e Zusanli E36 (Grande Compêndio).

Para tratar rapidamente doenças abdominais: Neiguan CS6 e Zhaohai R6 (Ode do Dragão de Jade).

Dor abdominal: Neiguan CS6 e Gongsun BP4 (Ode de Xi-hong).

Dor abdominal: Neiguan CS6, Zusanli E36 e Zhongwan VC12 (Grande Compêndio).

Língua rachada e sangrando: Neiguan CS6, Taichong F3 e Yinjiao VC7 (Doenças Diversas).

Distúrbio disentérico vermelho (sangrento): Neiguan CS6, Tianshu E25, Neiting E44, Yinbai BP1, Qihai VC6 e Zhaohai R6 (Grande Compêndio).

Lactação insuficiente devido à estagnação do Qi do Fígado: Neiguan CS6, Rugen E18, Shanzhong VC17, Shaoze ID1 e Taichong F3.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

631 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page