top of page

CS5 Jianshi


Jianshi - Pericárdio 5 (Circulação-Sexo 5)

Mensageiro Intermediário


Ponto jing-rio do canal do Pericárdio

Ponto Metal do canal do Pericárdio


Localização

No aspecto flexor do antebraço, 3 cun proximal a Daling CS7, entre os tendões do palmar longo e do flexor radial do carpo.

I. Na ausência do tendão do palmar longo, localize este ponto no lado ulnar do tendão do flexor radial do carpo;

II. Divida a distância entre a prega cubital e Daling CS7 em quartos e localize este ponto na junção dos três quartos proximais e do quarto distal.


Agulhamento

Inserção perpendicular, 0,5 a 1 cun ou inserção proximal oblíqua, 1 a 1,5 cun.


Ações

Transforma a mucosidade

Acalma o espírito

Descende o Qi rebelde e regula o Estômago

Regula a menstruação


Indicações

Dor súbita no coração, palpitações, opressão no peito, apreensão, propensão ao medo, epilepsia, mania, agitação e inquietação, memória fraca, perda da voz, fala hesitante, mania repentina, delírio maníaco como se estivesse vendo fantasmas, distúrbio súbito de medo em crianças , mal fantasma.

Globus hystericus, bócio, escrófula do pescoço, salivação após insolação, obstrução do Qi após insolação levando a respiração prejudicada.

Dor epigástrica, vômito, ânsia de vômito, náusea, vômito e cuspir sangue, vômito de espuma, distúrbio súbito de agitação, dor abdominal, espasmo clônico.

Aversão ao vento e ao frio, doença febril, malária, rosto vermelho e olhos amarelos.

Menstruação irregular, dismenorréia, doenças da menstruação, fluxo menstrual coagulado, leucorréia, retenção de lóquios, disfunção urinária dolorosa, dor uretral.

Inchaço da axila, dor na face interna do cotovelo e braço, calor nas palmas das mãos, fraqueza no pulso.


Comentários

A ação chave do Jianshi CS5 é transformar a fleuma no jiao superior e predominantemente no Coração. Juntamente com Fenglong E40, é um dos dois principais pontos de acupuntura para tratar distúrbios de fleuma. A fleuma obstruindo o Coração pode surgir de uma das seguintes maneiras:

I. o excesso de qualquer uma das sete emoções resulta na estagnação do Qi que impede a circulação suave dos fluidos corporais e, ao se transformar em fogo, condensa ainda mais os fluidos corporais estagnados para formar fleuma;

II. a estagnação do Qi do Fígado prejudica a função do Baço de transformar e transportar fluidos que formam fleuma e sobem com o Qi estagnado para perturbar o Coração;

III. a febre alta condensa os fluidos corporais em mucosidade, caso em que a convenção da medicina chinesa atribui o distúrbio ao Pericárdio;

IV. o medo gera mucosidade, conceito exposto por Gong Juzhong em Um Ponto de Neve em um Fogão Vermelho Quente "A mucosidade é produzida pelo medo. O espírito sai de sua residência e, quando a residência estiver vazia, os fluidos formarão mucosidade".

Quando a fleuma ou fleuma-fogo obstruir e agitar os portais do Coração, o espírito será perturbado em vários graus. Pode haver sintomas mais leves, como agitação, apreensão, propensão ao medo, memória fraca, inquietação e sobressalto fácil, ou sintomas mais graves, como mania, delírio maníaco, epilepsia e o que era conhecido como "mal fantasma", um distúrbio provavelmente atribuído à possessão demoníaca. Jianshi CS5 também trata manifestações de fleuma, como baba após insolação, vômito de espuma, inchaço da axila, bócio, escrófula e globus hystericus, uma forma de estagnação e obstrução de Qi e fleuma caracterizada por uma sensação de bloqueio da garganta que piora ou melhora de acordo com as flutuações no estado emocional. A importância de Jianshi CS5 no tratamento de transtorno maníaco e epilepsia é refletida pelo fato de que o Suplemento às Fórmulas dos Mil Ducados de Sun Si-miao sugeriu que este ponto era Guilu (um dos treze pontos fantasmas), em vez de Shenmai B62, que corresponde a Guilu nas Fórmulas dos Mil Ducados.

O canal do Pericárdio e seu canal Sanjiao relacionado interior-exteriormente se conectam com o Jiao superior, médio e inferior. A ação do Jianshi CS5, portanto, não se limita ao Jiao superior. No Jiao médio, como Neiguan CS6, regula a função do Estômago e promove sua função descendente, sendo indicado quando o Qi do Estômago estagna dando origem a dor, e quando o Qi do Estômago se rebela para cima dando origem a vômitos e náuseas.

Sua capacidade de regular o Estômago é considerada menos poderosa que a do Neiguan CS6, mas pode ser usada quando as náuseas e vômitos são devidos à retenção de mucosidade no Jiao médio. Jianshi CS5 também é indicado para distúrbios súbitos caracterizados por vômitos agudos e diarreia.

De acordo com as Questões Essenciais "O bao mai (canal uterino) pertence ao Coração e está conectado com o útero". Jianshi CS5 é um dos poucos pontos dos canais do Coração ou do Pericárdio que tem ação sobre distúrbios ginecológicos, sendo indicado para menstruação irregular, dismenorréia, fluxo menstrual coagulado, retenção de lóquios e leucorréia. Sua ação no Jiao inferior também se estende ao tratamento da disfunção urinária dolorosa e dor uretral.

Finalmente, de acordo com o Pivot Espiritual, os pontos jing-rio são indicados para 'alterações na voz do paciente' e Jiansh CS5 é indicado para fala interrompida e perda da voz.


Combinações

Mania repentina: Jianshi CS5, Hegu IG4 e Houxi ID3 (Grande Compêndio).

Mania: Jianshi CS5, Baihui VG20, Fuliu R7, Yingu R10 e Zusanli E36 (Suplemento Ilustrado).

Epilepsia: Jianshi CS5 e Renzhong VG26 (Ode do Brilho Espiritual).

Medo excessivo: Jianshi CS5, Yinxi C6, Erjian IG2 e Lidui E45 (Suplementando a Vida).

Obstrução da garganta: Jianshi CS5 e Sanjian IG3 (Grande Compêndio).

Inchaço da face e abdômen: Jianshi CS5, Zhongfu P1 e Hegu IG4 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Leucorréia vermelha e branca: Jianshi CS5, Baihuanshu B30, Daimai VB26, Guanyuan VC4, Qihai VC6 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Os cinco tipos de malária com calafrios severos e febre ainda mais severa: Jianshi CS5 e Dazhu B11 (Músicas Mais Preciosas que o Jade).

Contração do cotovelo: Jianshi CS5, Xiaohai ID8, Chize P5, Jianyu IG15, Daling CS7, Houxi ID3 e Yuji P10 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

253 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page