top of page

CS3 Quze


Quze - Pericárdio 3 (Circulação-Sexo 3) P-3

Pântano Encurvado


Ponto he-mar do canal do Pericárdio

Ponto Água do canal do Pericárdio


Localização

Na prega cubital transversa, na depressão imediatamente ao lado ulnar da aponeurose do músculo bíceps braquial.

Este ponto deve ser localizado e agulhado com o cotovelo ligeiramente dobrado.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun, ou picada para sangrar.

Atenção: a artéria e as veias braquiais encontram-se profundamente, apenas medial a este ponto.


Ações

Limpa o calor dos níveis de Qi, nutritivo e sanguíneo

Harmoniza o Estômago e os Intestinos e impede o vômito

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Doença febril, agitação e inquietação, agitação com sede, boca seca, língua seca com dor na região costal lateral, tosse com sangue, vômito com sangue, insolação de verão.

Vômito, diarreia, disenteria, distúrbio súbito.

Dor no coração, palpitações, sensação de pulsação abaixo do coração, propensão ao medo, contrafluxo de Qi, dispneia e tosse, erupção cutânea.

Tremor da cabeça, tremor da mão e do braço, dor e contração do cotovelo e do braço, paralisia do membro superior.


Comentários

No século III d.C., o Tratado sobre lesões causadas pelo resfriado, de Zhang Zhong-jing, classificou as febres de acordo com sua progressão pelos seis canais (taiyang, yangming, shaoyang, taiyin, shaoyin e jueyin). Essa teoria, segundo a qual o frio patogênico atacava e penetrava no corpo através da pele, dominou a medicina chinesa até o início do século XVII, quando a teoria do 'wen bing' ou 'doença quente' foi desenvolvida (predominantemente por Wu You-he, Ye Tian- shi e Wu Ju-tong). A escola de doenças quentes enfatizou as doenças febris devido a lesões causadas pelo calor que penetra no corpo pelo nariz e pela boca e classificou as febres de acordo com quatro níveis de profundidade: o nível defensivo (wei), o nível Qi (Qi), o nível nível nutritivo (ying) e o nível sanguíneo (xue). Os níveis defensivo e de Qi correspondem amplamente aos estágios taiyang e yangming, respectivamente, do Tratado sobre Lesões por Frio. Quando o calor patogênico penetra ainda mais nos níveis mais profundos do corpo, ele primeiro entra no nível nutritivo, queimando os fluidos corporais e o Yin e perturbando o pericárdio e o espírito, e então entra no nível sanguíneo, dando origem ao sangramento imprudente. Quze CS3, o ponto de água do canal de fogo do Pericárdio, limpa o calor e pode ser agulhado ou sangrado para calor no nível de qi causando febre alta, agitação, sede etc., ou para calor que atingiu o nutritivo e sangue níveis que dão origem a agitação e inquietação, boca seca e hemorragia do Pulmão e do Estômago.

De acordo com o Clássico das Dificuldades, os pontos he-sea tratam 'Qi de contrafluxo e diarreia', enquanto o Pivot Espiritual diz "em distúrbios do estômago e em distúrbios resultantes de comer e beber irregularmente, selecione o ponto he-sea". Essas teorias são claramente ilustradas pelo Quze CS3, que tem a função de harmonizar o Estômago e os intestinos e interromper o vômito e a diarréia, especialmente quando estes são agudos e devidos ao calor patogênico. Também é importante notar que a via interior do pericárdio chamel desce pelo diafragma até o abdome inferior, conectando o jiao superior, médio e inferior, o que ajuda a explicar a poderosa ação desse ponto sobre esses distúrbios. A dupla ação do Quze CS3 na harmonização do Estômago e dos intestinos e na eliminação do calor patogênico o torna particularmente adequado para o tratamento de doenças causadas pelo calor do verão (insolação ou insolação) caracterizadas por febre, sudorese, vômito e diarreia.

De acordo com o Pivot Espiritual "o canal jueyin é abundante em sangue e limitado em Qi ... [é portanto adequado] picar para sangrar jueyin e drenar sangue ...". Esta teoria explica o efeito do sangramento Quze CS3 na redução do calor no sangue em casos de hemorragia febril. Curiosamente, um dos dois outros canais "abundantes em sangue e limitados em Qi" de acordo com esta passagem no Pivô Espiritual é o canal taiyang, e isso pode ajudar a explicar certas semelhanças entre Quze CS3 (o ponto alto he-mar do canal do Pericárdio localizado na região flexora do cotovelo) e Weizhong B40 (o ponto he-mar do canal da Bexiga (taiyang) localizado na face flexora do joelho). Ambos os pontos podem ser puncionados para sangrar para eliminar o calor do nível do sangue e são usados no tratamento de insolação de verão e distúrbios súbitos de turbulência com calor dos quatro membros, sede incessante, vômitos e diarréia.

Finalmente, o Quze CS3 também é amplamente utilizado para distúrbios do canal do Pericárdio, como dor no cotovelo, braço e mão. É indicado para tremores na cabeça e, como seu vizinho Shaohai C3, para tremores nas mãos e braços.


Combinações

Vômito de sangue: Quze CS3, Shenmen C7 e Yuji P10 (Grande Compêndio).

Escarro com sangue: Quze CS3, Kongzui P6 e Feishu B13 (Suplementando a Vida).

Sensação de pulsação abaixo do Coração e propensão ao susto: Quze CS3 e Daling CS7 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor do coração e do peito: Quze CS3, Neiguan CS6 e Daling CS7 (Grande Compêndio).

Dor no coração: Quze CS3, Ximen CS4 e Daling CS7 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Boca seca: Quze CS3 e Zhangmen F13 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Sede por deficiência de sangue: Quze CS3 e Shaoshang P11 (Cem Sintomas).

Ausência de suor: Quze CS3, Fuliu R7, Yuji P10, Shaoze ID1, Shangxing VG23, Ququan F8, Kunlun B60, Xiaxi VB43 e Zuqiaoyin VB44 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page