top of page

C9 Shaochong


Shaochong - Coração 9

Precipitação do Yin Mínimo


Ponto jing-poço do canal do Coração

Ponto Madeira do canal do Coração


Localização

Na face dorsal do dedo mínimo, na junção das linhas traçadas ao longo da borda radial da unha e a base da unha, aproximadamente 0,1 cun do canto da unha.


Agulhamento

Inserção perpendicular ou oblíqua direcionada proximalmente de 0,1 a 0,2 cun, ou picada para sangrar.


Ações

Revive a consciência

Limpa o calor e beneficia a língua, os olhos e a garganta

Regula o Qi do Coração e acalma o espírito


Indicações

Dor no coração, dor no peito e na região costal lateral, palpitações, batimento do coração, perda de consciência por insolação, perda de consciência, mania-depressão, epilepsia, epilepsia de susto, suspiro excessivo, susto e tristeza com qi diminuído, febril doença com agitação e inquietação.

Dor na raiz da língua, língua inchada, empurrando a língua, obstrução dolorosa na garganta, garganta seca, calor na boca, dor nos olhos, olhos vermelhos, olhos amarelos, icterícia, malária, calor no corpo como fogo.

Contração da mão, dor no braço, incapacidade de estender o cotovelo, dor da palma que irradia para o cotovelo, axila e tórax.


Comentários

Shaochong C9 é o ponto jing-poço e, portanto, o ponto terminal e mais dinâmico, do canal shaoyin do Coração (yin menor), daí o nome Precipitação do Yin Menor. Ele compartilha com os pontos jing-poço dos doze canais três características principais.

Em primeiro lugar, é capaz de restaurar a consciência em casos de colapso, por exemplo, de uma insolação. Em segundo lugar, tem uma forte ação na eliminação do calor da extremidade oposta do canal. O canal primário do coração ascende ao longo do esôfago e se conecta com os tecidos ao redor do olho, o canal divergente do coração sobe ao longo da garganta e o canal de conexão luo do Coração sobe até a raiz da língua e do olho. Shaochong C9 é eficaz para limpar o calor das partes superiores de todos esses ramos do canal do Coração na língua (inchaço e dor), garganta (obstrução dolorosa e secura), boca (calor) e olhos (vermelhidão e dor) , além de poder limpar o calor febril perturbando o espírito e causando agitação e inquietação. Em terceiro lugar, o Clássico das Dificuldades afirma que os pontos jing-poço tratam da "plenitude abaixo do Coração". A região 'abaixo do Coração' refere-se especificamente ao ápice do epigástrio, mas muitos dos pontos jing-well de fato tratam a estagnação e plenitude em toda a região do tórax, e Shaochong C9 é indicado para dores do coração, tórax e região costal lateral.

Embora seu uso clínico moderno enfatize o tratamento de tais distúrbios excessivos, os textos clássicos atribuem peso igual à sua capacidade de tratar a deficiência de qi do coração. Assim, a Canção do Dragão de Jade afirma: "E as doenças da Vesícula Biliar fria e deficiência do Coração? O Shaochong C9 bilateral é o mais eficaz", e a Canção dos Pontos Primários dos Quatorze Canais também a prescreve para o Coração e a Vesícula Biliar. deficiência de Qi. Como Shaochong C9 é o ponto de madeira do canal de fogo do Coração, isso reflete o princípio de tratar a mãe para nutrir a criança.


Combinações

Calor na boca: Shaochong C9 e Dazhong R4 (Suplementação de Vida).

Febre: Shaochong C9 e Quchi IG11 (Cem Sintomas).

Medo e susto com dor no coração: Shaochong C9, Shenmen C7, Yanglingquan VB34 e Neiguan CS6 (Compilação).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page