top of page

C8 Shaofu


Shaofu - Coração 8

Palácio Menor


Ponto ying-fonte e Fogo do canal do Coração


Localização

Na palma da mão, na depressão entre o 4º e o 5º metacarpo, onde a ponta do dedo mínimo repousa quando o punho é fechado.

Este ponto geralmente situa-se entre as duas pregas palmares transversais.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 cun.


Ações

Limpa o calor do Coração e do intestino delgado

Acalma o espírito

Regula o Qi do Coração

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Palpitações, palpitações de medo, tristeza e preocupação com Qi diminuído, medo, medo de pessoas, suspiro excessivo, qi de plumstone (globus hystericus), dor no peito, agitação e plenitude, epilepsia.

Comichão nos órgãos genitais, dor nos órgãos genitais, dificuldade em urinar, enurese, prolapso do útero.

Malária crônica, calafrios, dor de garganta, rigidez da língua.

Contração do dedo mínimo ou da mão, calor das palmas das mãos, dor no braço, contração do cotovelo e axila.


Comentários

Shaofu C8 é a ying-fonte e ponto do Fogo do canal shaoyin do Coração (Yin menor), daí o nome 'Palácio Menor'. De acordo com o Clássico de Dificuldade, os pontos ying-fonte são indicados para "calor no corpo", enquanto um ditado da medicina chinesa afirma "Quando o Coração está limpo [do calor] a urina fluirá". Shaofu C8 é um ponto importante para limpar o fogo do Coração que transmite para o canal do Intestino Delgado taiyang da mão (seu canal acoplado interior-exterior), e daí para o canal da Bexiga taiyang do pé (emparelhado com o Intestino Delgado de acordo com a teoria dos seis canais) , dando origem a uma variedade de sintomas urogenitais, incluindo dificuldade para urinar, enurese e coceira ou dor nos genitais. Os sinais característicos que acompanham esse tipo de distúrbio urogenital são insônia, distúrbios emocionais, sede e feridas na boca e na língua.

Apesar de ter alguma ação de limpar o fogo do Coração afetando o jiao superior desta forma, Shaofu C8 é tradicionalmente menos indicado para este propósito do que pontos como Daling CS7 e Laogong CS8, e sua principal aplicação é limpar o inferior jiao calor.

A segunda ação principal do Shaofu C8 é regular o Qi do Coração em casos de estagnação e deficiência.

A estagnação do Qi na região do Coração e tórax, transmitida principalmente pelo Fígado e devido a fatores emocionais, pode apresentar-se como dor e opressão do tórax acompanhada de suspiros excessivos, medo e até globus hystericus, todas as indicações classicamente registradas para este ponto. Da mesma forma, Shaofu C8 é indicado para uma variedade de distúrbios emocionais devido à deficiência de Qi do Coração. Este tipo de deficiência, que muitas vezes segue um choque emocional grave ou medo, pode dar origem a palpitações, tristeza e preocupação (deficiência de Qi do Coração e Pulmão) ou medo excessivo (deficiência de Qi do Coração e Vesícula Biliar), bem como suspiros excessivos que, embora mais comumente devido à estagnação de Qi também pode resultar de deficiência de Qi.

Shaofu C8 é indicado para uma variedade de distúrbios do canal do Coração, incluindo dor de garganta, língua rígida, contratura do cotovelo e axila, e especialmente calor nas palmas das mãos e contratura e dor do dedo mínimo.

Finalmente, de acordo com as Questões Essenciais' "O bao mai [canal uterino] pertence ao Coração e está conectado com o útero". Shaofu C8 é indicado para (e aparece em combinações clássicas para) prolapso uterino.


Combinações

Difícil micção ou retenção de urina: Shaofu C8 e Zusanli E36 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Prolapso uterino: Shaofu C8, Taichong F3, Zhaohai R6 e Ququan F8 (Grande Compêndio).

Qi [estagnação] na garganta como se [obstruído por] um pólipo: Shaofu C8 Ligou F5 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Qi diminuído: Shaofu C8, Pangguangshu B28, Shaochong C9, Bulang R22, Xingjian F2 e Dazhong R5 (Suplementação de Vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page