top of page

C7 Shenmen


Shenmen - Coração 7

Portal dos Espíritos


Pontos shu-corrente do canal do Coração

Ponto yuan-fonte do canal do Coração

Ponto Terra do canal do Coração


Localização

Na articulação do punho, no lado radial do flexor ulnar do carpo, na depressão na borda proximal do osso pisiforme.

I. A localização deste ponto é normalmente dada em relação à prega do punho. Como as pregas do punho são uma característica anatômica superficial e variável, é melhor localizar esse ponto em relação ao osso pisiforme subjacente;

II. Quando for necessário agulhar um paciente em decúbito ventral com os braços voltados para a cabeça, este ponto pode estar localizado e agulhado no lado ulnar do flexor ulnar do carpo, bem próximo à inserção do tendão; a agulha é então direcionada abaixo do tendão em direção ao seu lado radial.


Agulhamento

Inserção perpendicular de 0,3 a 0,5 cun, ou inserção oblíqua proximal, medial ou distal de 0,5 a 0,8 cun.

Atenção: a artéria ulnar e o nervo ulnar ficam adjacentes a este ponto.


Ações

Acalma o espírito

Regula e tonifica o Coração


Indicações

Insônia, fala frequente durante o sono, memória fraca, mania-depressão, epilepsia, demência, vontade de rir, riso louco, insultar as pessoas, tristeza, medo e susto, desorientação, distúrbio de zang inquieto, agitação do coração, malária acompanhada de agitação do coração, perda da voz.

Dor no coração, palpitações, palpitações de medo, palpitação do coração.

Obstrução dolorosa na garganta, garganta seca sem vontade de beber, vômito de sangue, cuspe de sangue, olhos amarelos, dor na região costal lateral, face vermelha, calor das palmas das mãos, dispneia com calor no corpo, falta de ar, calafrios, enurese.


Comentários

Shenmen C7 é o ponto shu-corrente e yuan-fonte do canal do Coração. O Pivô Espiritual no Capítulo 6 recomenda o uso dos pontos shu-corrente no tratamento de distúrbios do Zang, enquanto no Capítulo 1 diz "Quando os cinco Zang estiverem doentes, selecione [entre] os doze yuan-fonte [pontos] ". Shenmen C7 é um ponto essencial para tratar:

I. todas as desordens do espírito, e

II. todos os distúrbios de deficiência do Zang do Coração.

Shenmen C7 (Portal dos Espíritos) é o principal ponto de acupuntura para acalmar e regular o espírito. Segundo o Pivô Espiritual "o Coração é a residência do espírito".

A perturbação do espírito pode ser dividida em duas categorias principais: padrões de deficiência (principalmente de sangue do Coração ou Yin) e padrões de excesso (fogo do Coração, fleuma ou fleuma-fogo). Quando o sangue do Coração ou o Yin são deficientes, eles não são mais capazes de nutrir o Coração e fornecer a base material para o Coração armazenar e ancorar o espírito.

Como consequência, o espírito perde sua harmonia e torna-se inquieto e inquieto, resultando em sintomas como ansiedade e medo, memória fraca, distúrbio zang inquieto, insônia e sono perturbado. Se o Qi do Coração for deficiente (especialmente quando acompanhado de deficiência de Qi da Vesícula Biliar), a pessoa ficará facilmente assustada e apreensiva. De acordo com o Pivô Espiritual "Quando o Qi do Coração é deficiente, há tristeza; quando o excesso, há riso incessante". Se o Coração perder o contato com sua emoção associada, a alegria, a pessoa estará propensa a risadas incessantes e inadequadas. Quando o fogo do Coração fica fora de controle, ele agita e excita o espírito, levando a sintomas como insônia severa e hiperatividade mental.

Quando a fleuma, ou fleuma-fogo, obstruir os portais do Coração, o espírito será perturbado em graus variados, desde manifestações mais brandas, como insônia, falar durante o sono, desorientação, agitação e inquietação, até os sintomas mais graves de demência, mania, riso louco, comportamento insultuoso e epilepsia.

Qualquer que seja o padrão, Shenmen C7 pode ser usado para ajudar a restaurar a paz e a harmonia do espírito.

O Coração é único por ser suscetível aos quatro principais tipos de deficiência (Qi, sangue, Yin e Yang), Shenmen C7, o ponto shu-corrente e o ponto yuan-fonte do canal do Coração, pode ser usado em qualquer um desses situações, especialmente em casos de deficiência de sangue e Yin. Na prática, a ação tonificante do Shenrnen C7 é potencializada e focalizada através de sua combinação com outros pontos adequados.

Palpitações são um sintoma comum de doença cardíaca.

Embora fundamentalmente um distúrbio do Qi do Coração (o aspecto ativo e em movimento do zang do Coração), as palpitações podem acompanhar praticamente qualquer padrão do Coração, seja deficiente ou excessivo. Por sua ação de regular e tonificar o qi do Coração, Shenmen C7 é indicado para todos os tipos de palpitações, incluindo palpitações de pavor e palpitações do Coração (ver Tongli C5).

O canal do Coração sobe para a garganta e Shenmen C7 é capaz de limpar o calor do canal, causando inchaço, congestão, secura e dor na garganta.

Finalmente, o canal do Coração está acoplado interior-exteriormente ao canal do Intestino Delgado, que está emparelhado com o canal da Bexiga (taiyang) de acordo com a teoria dos seis canais.

Essa ligação tem sido tradicionalmente usada para explicar a relação entre desarmonia do coração e distúrbios urinários e, no caso de Shenmen C7, sua capacidade (enfatizada em sua inclusão em muitas combinações clássicas) de tratar a enurese devido ao acúmulo de calor na Bexiga.


Combinações

Medo e susto com dor no coração: Shenmen C7, Shaochong C9, Yanglingquan VB34 e Neiguan CS6 (Compilação).

Palpitações de susto com Qi diminuído: Shenmen C7, Ligou F5 e Juque VC14 (Suplementação de Vida).

Obstrução dolorosa do coração, tristeza e medo: Shenmen C7, Dadun F1 e Yuji P10 (Grande Compêndio).

Chorando de dor: Shenmen C7, Xinshu B15, Jiexi E41 e Daling CS7 (Suplementação de Vida).

Demência: Shenmen C7, Shaoshang P11, Yongquan R1 e Xinshu B15 (Grande Compêndio).

Riso maníaco: Shenmen C7 e Yanggu ID5 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Mania, deseja ascender a lugares altos e cantar, descarta roupas e corre por aí: Shenmen C7, Chongyang E42 e Houxi ID3 (Grande Compêndio).

Maníaco correndo no redor: Shenmen C7 e Shangwan VC13 (Cem Sintomas).

Epilepsia: Shenmen C7, Neiguan CS6, Houxi ID3, Xinshu B15 e Yinbai BP1 (Coleção Completa).

Os cinco tipos de epilepsia: Shenmen C7, Jiuwei VC15 e Houxi ID3 (Músicas Mais Preciosas queo Jade).

Dor no coração: Shenmen C7, Jueyinshu B14 e Zulinqi VB41 (Suplementação de Vida).

Vômito de sangue: Shenmen C7, Quze CS3 e Yuji P10 (Grande Compêndio).

Enurese: Shenmen C7, Guanmen E22 e Zhongfu P1 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Enurese: Shenmen C7, Yuji P10, Taichong F3, Dadun F1 e Guanyuan VC4 (Grande Compêndio).

Enurese: Shenmen C7, Guanmen E22 e Weizhong B40 (Clássico Sistemático).

Enurese: Shenmen C7, Pangguangshu B28, Tongli C5, Dadun F1, Jimen BP11, Taichong F3 e Weizhong B40 (Suplementação de Vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page